Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

REVIVAL

Hilda Furacão transforma Ana Paula Arósio e Santoro em ídolos de gringos no TikTok

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Rodrigo Santoro, à esquerda, abraçado com Ana Paula Arósio, à direita

Hilda Furacão, série de 1998, voltou à atenção do público após cenas viralizarem no TikTok

JOSÉ VIEIRA

jose@noticiasdatv.com

Publicado em 9/1/2024 - 14h00

A minissérie Hilda Furacão, transmitida em 1998 pela Globo, voltou à atenção do público 25 anos depois da estreia. Ana Paula Arósio e Rodrigo Santoro, protagonistas da atração, se tornaram queridinhos da geração Z por meio de fancams --vídeos curtos produzidos por internautas com cenas de seus ídolos favoritos-- no TikTok. A repercussão da trama conquistou até internautas gringos, que passaram a traduzir cenas da produção e compartilhar homenagens aos atores nas redes.

A minissérie de 32 capítulos, baseada no romance de Roberto Drummond (1933-2002), foi escrita por Gloria Perez e dirigida por Wolf Maya. A produção acompanha Hilda Gualtieri Müller (Ana Paula Arósio), moça da alta sociedade que desiste do seu casamento bem no dia da cerimônia, rompe com a família e vai morar na zona boêmia de Belo Horizonte.

Em dezembro, a série ganhou destaque nas plataformas sociais após a criação de edits, vídeos editados por telespectadores brasileiros. No TikTok, um dos principais registros sobre a produção tem 956 mil curtidas.

As publicações alcançaram usuários internacionais, que fizeram comparações com a série britânica Fleabag (2016-2019). Isso porque a produção da Globo também aborda os choques da culpa católica em uma relação amorosa.

Hilda vive um romance conflituoso com o frei Malthus (Rodrigo Santoro). O jovem tenta, a todo custo, negar sua atração por ela. Em uma das cenas que viralizaram nas redes, ele aponta uma cruz para a personagem e grita: "Te conjuro, Satanás". A protagonista debocha: "Quem é o Satanás? Eu?".

No X [antigo Twitter], é possível encontrar usuários estrangeiros que pedem para que Hilda Furacão seja disponibilizada na internet com legendas em inglês, espanhol e japonês. Perfis brasileiros brincam sobre uma virada de jogo, uma vez que a tradução de produtos audiovisuais para o português costuma ser mais demandada na internet.

A popularidade de Hilda Furacão também teve efeito em sites de pesquisa. O Google aponta um "aumento repentino" nas buscas por Ana Paula Arósio e Rodrigo Santoro nos últimos 30 dias. A intérprete de Hilda se aposentou em 2010, aos 35 anos. O ator, por sua vez, investiu na carreira internacional e conseguiu trabalhos em Westworld (2016-2022) e Wolf Pack (2023).

O reascender de produtos culturais por meio do TikTok não é inédito. No cenário fonográfico, é comum acompanhar canções antigas emergirem em paradas musicais. Dreams, lançada em 1977 pelo grupo Fleetwood Mac, alcançou a 12º posição da Billboard Hot 100 em 2020, após ser utilizada em um trend na rede social.

Internautas se animam com a "revolução do cinema nacional" por meio de edits publicados na internet. Uma homenagem ao trabalho de Fernanda Torres em Eu Sei que Vou te Amar (1986), filme que lhe rendeu o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes, soma 4,5 milhões de visualizações no X.

Outras séries televisivas também foram beneficiadas pelo fenômeno. Os Normais (2001-2003) e Tapas & Beijos (2011-2015) se tornaram queridinhos do público após a produção de memes.

"Os edits vão salvar o cinema brasileiro", escreveu um internauta identificado como Paulo Fralves. "Só quero dizer que sou apaixonado por quem faz edits de obras que a maioria das pessoas não conhece. Por favor, continuem", pediu um usuário chamado Luiz Lenni.

Os capítulos de Hilda Furacão estão disponíveis no Globoplay, plataforma de streaming da Globo. A minissérie ainda conta com Danton Mello, Thiago Lacerda e Eliane Giardini no elenco.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.