VERGONHA DO PAI
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Renan Monteiro vai interpretar José Augusto, o filho mais velho do protagonista de Renascer
Depois de seguir à risca a sinopse de Pantanal (1990) na sua adaptação exibida pela Globo no ano passado, Bruno Luperi resolveu se arriscar na criação da nova versão de Renascer, que estreia em janeiro. Mais seguro depois do sucesso da história de Juma Marruá (Alanis Guillen), o autor mudou a trama de José Augusto (Renan Monteiro), filho mais velho de José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira), e o fará esconder um segredo do pai.
Médico bem-sucedido, o personagem descobrirá que é infértil. Ele morará em Salvador e passará a fugir do fazendeiro. Isso porque a sua mulher ficará grávida daquele que viria a ser o primeiro neto ou neta de José Inocêncio. José Augusto dará a notícia ao pai com toda a pompa e circunstância.
Mas ele notará algo estranho mais tarde, quando o casal fizer o cálculo gestacional e descobrir que ele estava em um congresso no exterior na época em que a mulher terá ficado grávida. Para não armar uma grande cena, ele faz todos os exames e descobre que é infértil.
"Prefiro que o painho pense que eu morri do que descobrir que ele tem um filho que, além de ter o CRM cassado e ser corno, ainda foi feito de besta esse tempo todo!", dirá ele a um amigo para justificar o seu sumiço.
De acordo com a nova sinopse da novela, José Inocêncio não imaginará que José Augusto, de quem tanto se orgulha, enfrenta em silêncio um processo de cassação do seu registro médico. Também não calculará a dimensão da fossa em que o primogênito enfrenta depois que a esposa adúltera decidir colocar um fim no casamento para viver com o amante.
"Esse autoexílio que José Augusto havia imposto a si mesmo em Salvador foi a forma que ele havia encontrado para não ter que enfrentar os olhos e o julgamento do pai. Essa distância autoimposta era proporcional à vergonha que o filho sentia de encarar o patriarca nos olhos, e não por falta de amor ou consideração que tinha por ele", explica Luperi no documento de apresentação da novela ao qual o Notícias da TV teve acesso.
Na nova versão de Renascer, o médico será investigado pelo Conselho Regional de Medicina por causa de uma cirurgia que terá feito às pressas para salvar a vida de uma paciente que teve complicações durante o procedimento. Resultado: a paciente, uma ricaça de Salvador, sobreviverá, mas o processará por ter deixado uma cicatriz da cirurgia feita sem o seu consentimento.
"José Augusto era orgulhoso e tão ilibado quanto a imagem que tinha criado na sua cabeça do coronel, e não conseguia conviver com a ideia de que era incapaz de retribuir a ele todo o sacrifício que o velho dispôs para criar ele, os irmãos e sustentar toda a gente que dependia daquela fazenda. De que era incapaz, em última instância, em dar ao velho um herdeiro sequer", detalha Luperi na nova sinopse.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9
Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio.
João Pedro anuncia ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.