Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

VERGONHA DO PAI

Autor muda trama de Renascer, e filho de José Inocêncio vai esconder segredo

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

De camiseta azul e calça jeans, Renan Monteiro está sentado com os braços apoiados na perna

Renan Monteiro vai interpretar José Augusto, o filho mais velho do protagonista de Renascer

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 1/12/2023 - 21h00

Depois de seguir à risca a sinopse de Pantanal (1990) na sua adaptação exibida pela Globo no ano passado, Bruno Luperi resolveu se arriscar na criação da nova versão de Renascer, que estreia em janeiro. Mais seguro depois do sucesso da história de Juma Marruá (Alanis Guillen), o autor mudou a trama de José Augusto (Renan Monteiro), filho mais velho de José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira), e o fará esconder um segredo do pai.

Médico bem-sucedido, o personagem descobrirá que é infértil. Ele morará em Salvador e passará a fugir do fazendeiro. Isso porque a sua mulher ficará grávida daquele que viria a ser o primeiro neto ou neta de José Inocêncio. José Augusto dará a notícia ao pai com toda a pompa e circunstância.

Mas ele notará algo estranho mais tarde, quando o casal fizer o cálculo gestacional e descobrir que ele estava em um congresso no exterior na época em que a mulher terá ficado grávida. Para não armar uma grande cena, ele faz todos os exames e descobre que é infértil.

"Prefiro que o painho pense que eu morri do que descobrir que ele tem um filho que, além de ter o CRM cassado e ser corno, ainda foi feito de besta esse tempo todo!", dirá ele a um amigo para justificar o seu sumiço.

De acordo com a nova sinopse da novela, José Inocêncio não imaginará que José Augusto, de quem tanto se orgulha, enfrenta em silêncio um processo de cassação do seu registro médico. Também não calculará a dimensão da fossa em que o primogênito enfrenta depois que a esposa adúltera decidir colocar um fim no casamento para viver com o amante.

"Esse autoexílio que José Augusto havia imposto a si mesmo em Salvador foi a forma que ele havia encontrado para não ter que enfrentar os olhos e o julgamento do pai. Essa distância autoimposta era proporcional à vergonha que o filho sentia de encarar o patriarca nos olhos, e não por falta de amor ou consideração que tinha por ele", explica Luperi no documento de apresentação da novela ao qual o Notícias da TV teve acesso.

Na nova versão de Renascer, o médico será investigado pelo Conselho Regional de Medicina por causa de uma cirurgia que terá feito às pressas para salvar a vida de uma paciente que teve complicações durante o procedimento. Resultado: a paciente, uma ricaça de Salvador, sobreviverá, mas o processará por ter deixado uma cicatriz da cirurgia feita sem o seu consentimento.

"José Augusto era orgulhoso e tão ilibado quanto a imagem que tinha criado na sua cabeça do coronel, e não conseguia conviver com a ideia de que era incapaz de retribuir a ele todo o sacrifício que o velho dispôs para criar ele, os irmãos e sustentar toda a gente que dependia daquela fazenda. De que era incapaz, em última instância, em dar ao velho um herdeiro sequer", detalha Luperi na nova sinopse.


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 22/2 a 2/3

Quinta, 22/2 (Capítulo 28)
Teca decide continuar à procura de Du. Buba provoca um acidente de carro e atinge Teca. A menina não aceita ir para o hospital, apesar da insistência de Buba. Joana agradece a Padre Santo e ao ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.