Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NA VIDA REAL

Padres casados se unem para acabar com 'martírio' de Tenório em Além da Ilusão

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Jayme Matarazzo caracterizado como padre Tenório: ele veste uma camisa branca e um crucifixo. O ator olha para o alto, no meio de uma reza, em cena de Além da Ilusão

Tenório (Jayme Matarazzo) largou a batina por amor, mas poderia dar um jeito de unir as paixões

SABRINA CASTRO

sabrina@noticiasdatv.com

Publicado em 10/6/2022 - 6h22

Ao se apaixonar por Olívia (Debora Ozório), Tenório (Jayme Matarazzo) ficou preso em uma encruzilhada em Além da Ilusão. Ele desejava servir como padre para o resto da vida, mas o amor atravessou radicalmente seus planos na novela das seis na Globo. Entre seguir no sacerdócio ou formar uma família, ele escolheu a segunda opção.

O MFPC (Movimento das Famílias dos Padres Casados), porém, defende que isso nem deveria ser uma questão. Por que, afinal, os padres são obrigados a aderirem ao celibato? O grupo defende que a Bíblia não faz referência a essa regra. Até Pedro, apóstolo de Jesus e o primeiro papa conforme as escrituras, era casado. No século 3, alguns monges optaram por não ter família. Mas só no século 11 que o celibato foi instaurado como norma pela Igreja.

"Os motivos? Restaurar a moral sexual dos padres, deixá-los mais livres para o trabalho pastoral e se defender de brigas de eventuais filhos pelos bens eclesiásticos", explica João Correia Tavares, vice-presidente da Federação Latino-americana de Padres Casados, em entrevista ao Notícias da TV.

Os sacerdotes até se mantiveram longe do casamento, mas não se livraram das concubinas. A prática era tão comum que a Igreja teve de reforçar o celibato quatro séculos após a primeira ordem. Afinal, uma relação casual poderia, com muita facilidade, resultar em um herdeiro --ainda mais em uma época em que não existiam métodos contraceptivos. 

"Os bens são da paróquia ou diocese, e não do padre. Na Igreja Católica, diferentemente de alguns pastores neopentecostais escandalosamente milionários donos de igrejas e de tudo o que os fiéis oferecem de dízimo, padres e bispos não são donos dos bens da igreja --que são administrados por um Conselho Econômico", argumenta.

Bem mais embaixo

Se a briga pela herança não explica o celibato em sua totalidade, um dos argumentos faz mais sentido para justificar a norma: o padre solteiro tem mais disponibilidade para seu ministério.

Tenório (Jayme Matarazzo) lê a Bíblia em cena de Além da Ilusão

Tenório lê a Bíblia em Além da Ilusão

"Por trás dessa obrigatoriedade, há a necessidade de ter um 'exército' de homens livres do 'empecilho' da família, para irem para onde o bispos os mandam, em obediência irrestrita e rápida. Padre a tempo integral, em obediência cega ou quase cega, sem preocupação com esposa e filhos. Só esqueceram que ele também é um homem, um animal racional sexuado, com necessidades biopsíquicas inelutáveis", completa.

Muitos pastores não católicos conciliam família e o pastorado, como ressalta João. O importante é ser feliz com as suas escolhas. "Padre celibatário infeliz, ranzinza, neurótico, alcoólatra ou infiel ao seu voto de celibato com certeza não é exemplo positivo para ninguém", opina.

O celibato é também herança da mentalidade que coloca o sexo na posição de inimigo. Tal deturpação remonta ao filósofo Agostinho de Hipona (354-430), um devasso que se converteu e virou bispo. Ele defendia os ideais de Platão (428 a.C.- 348 a.C.), filósofo grego que, de certa forma, defendia que corpo e alma não se completavam: o primeiro era apenas o sepulcro do segundo, e decisões não deviam ser guiadas pelo que é material.

Aproveitar os prazeres propiciados pelo corpo, então, não passaria de um desvio em uma vida dedicada ao lado espiritual. Não seria possível conciliar as duas coisas, de acordo com essa teoria.

Por trás de toda sua filosofia, porém, Agostinho escondia um filho. Ele nunca assumiu Adeodato (372-391), que foi criado apenas pela mãe: "Como fazem muitos padres e bispos, no passado recente e ainda hoje. Com o beneplácito da hierarquia, pelo menos até o [papa] Bento XVI", conta Tavares.

Tal qual Tenório

Antonio Evangelista, presidente do Movimento da Família dos Padres Casados, conhece bem os argumentos contra o celibato. O advogado, afinal, viveu isso na pele: ele deixou o sacerdócio após 11 anos, quando decidiu se casar com uma paroquiana.

Tenório (Jayme Matarazzo) e Olívia (Debora Ozório) se beijam em Além da Ilusão

Tenório e Olívia se beijam na novela das seis

O sacerdote deixou o trabalho na roça em Pombal, na Paraíba, para frequentar um seminário em Brasília. Foram seis anos de estudo antes do ordenamento, em 1989. De lá, seguiu para sua missão: espalhar a palavra de Deus em comunidades remotas. 

Em janeiro de 1990, Evangelista já estava instalado em Samambaia, uma comunidade pobre no interior de Goiás. "Não havia nenhuma igreja construída, o que me fez celebrar as missas ao ar livre com muita poeira nos primeiros anos", relembra, em entrevista ao Notícias da TV.

Jé em novo cargo e em uma paróquia no centro de Brasília, o clérigo conheceu sua futura mulher. Quatro anos depois, encaminhou uma carta aos seus superiores para largar a batina e formar família com aquela por quem se apaixonou.

Da relação, nasceram dois filhos: Dimarco, de 21 anos, e Theodoro, 18. Para sustentar sua recém-formada família, o padre recorreu à carreira de professor. Ele lecionou filosofia e, atualmente, está aposentado pela secretaria de Educação do Distrito Federal. Para completar a renda, abriu seu próprio escritório de advocacia.

Tenório (Jayme Matarazzo) pede conselhos para o padre Agnaldo (Jaume Leibovitch) em Além da Ilusão

Tenório pede conselhos para Agnaldo

Passos semelhantes ao de Tenório na ficção, que se rendeu à Tecelagem Tropical para viver seu romance com Olívia. Afinal, como ressaltou o padre Agnaldo (Jaime Leibovitch) no folhetim das seis, existem várias formas de servir a Deus. 

"Se você ama profundamente uma moça, a ponto de formar uma família com ela, você também está amando Deus. Você sempre O amará acima de todas as coisas. Mesmo casado, Tenório, você também pode estar a serviço de Deus", disse o sacerdote, diante do martírio que o amigo atravessava.

Nova mentalidade

Ao que tudo indica, Tenório continuará espalhando seus conselhos valorosos pela Vila Operária. Assim como Evangelista levantou reflexões em suas aulas, e Tavares leva aos associados do Movimento das Famílias dos Padres Casados.

"Minha impressão é de que este assunto está sendo pouco discutido no Brasil. Pessoalmente tenho questionado alguns bispos quanto à formação atual nos seminários. Para quem estamos formando novos padres? Para o Vaticano? Para a Igreja celebradora de missas, novenas, festejos e procissões? Para a Igreja carismática? Ou para manter o status quo, sem questionar a realidade de fome, da pobreza, da injustiça, da desigualdade crescentes?", questiona o vice-presidente da Federação Latino-americana de Padres Casados.

A novela protagonizada por Larissa Manoela será substituída em 22 de agosto por Mar do Sertão, escrita por Mario Teixeira. Confira os resumos da novela das seis da Globo que o Notícias da TV publica diariamente.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros:

Ouça "#104 - Jove e Juma se separam em Pantanal!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Além da Ilusão.


Resumos Semanais

Além da Ilusão: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 19 a 20/8

Sexta, 19/8 (Capítulo 167)
Matias conseguirá se safar do manicômio judiciário --mas enfrentará um destino terrível de miséria e fome. Ele vai até revirar lixo para comer. Já Úrsula comerá a pipoca que o diabo amassou. Ela morrerá engasgada após ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.