Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

TRAJETÓRIA DIFÍCIL

O que acontece com Joana em Renascer? Moça sofre com assédio de Egídio e morte

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Alice Carvalho com expressão séria em cena da novela Renascer

Joana (Alice Carvalho) em cena de Renascer; batalhadora terá trajetória sofrida na novela

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 23/2/2024 - 21h20

Joana (Alice Carvalho) terá uma trajetória de bastante sofrimento em Renascer. A mulher passará a ser constantemente assediada por Egídio (Vladimir Brichta) e ainda verá sua vida virar de cabeça para baixo com a morte trágica de Tião Galinha (Irandhir Santos). Se o remake seguir à risca a versão original, ela encontrará um novo amor e terminará a história com o pastor Lívio (Breno da Matta).

No capítulo desta sexta (23) da novela das nove da Globo, o coronel decidirá se livrar da família levada pelo padre Santo (Chico Diaz). Só que ele acabará surpreendido pela beleza de Joaninha e mudará de ideia.

"Sinhô deve de o coroné Coutinho", afirmará a jovem ao recebê-lo na porta da casa. "Pode... Pode me chamá de Egídio, seu criado", soltará o crápula, embasbacado. 

"Oxente, coroné... Criado, aqui, sêmo nóis!", rebaterá ela. "Pense numa coisa dessa! Em minhas terra num existe essa história de patrão e empregado. Vocês são todos colaboradores...", mentirá o cínico.

Sem perceber as segundas intenções do patrão, ela ainda o convidará para tomar café. "Tô vendo que esse Tião é um sujeito de muita sorte. Dona Joaninha, além de ser uma mulher muito bonita, é prendada. Digo isso com todo o respeito", disparará o fazendeiro.

A partir de então, Egídio começará a surrupiar as roupas da empregada no varal. Dona Patroa (Camila Morgado) flagrará o marido cheirando um vestido da mulher e surtará quando ele confessar o que fez.

"Eu rogo com força, dia e noite pela tua salvação... Mais parece que quanto mais eu rezo, mais Deus se afasta dessa casa", lamentará ela. "Eu fui fraco. Eu reconheço", afirmará o nojento. "Fraco não, você foi um sem-vergonha, um crápula! Deus pode até lhe perdoá. Mas eu de olho vivo... N'ocê e nessa tal de Joaninha", retrucará a ruiva.

A personagem de Alice Carvalho até comentará com Tião que seu vestido sumiu do varal e reapareceu depois. O trabalhador ficará com a pulga atrás da orelha quando a mulher lhe alertar sobre as atitudes do coronel.

Outra preocupação de Joana será a obsessão do companheiro em conseguir um diabinho da garrafa como o de José Inocêncio (Marcos Palmeira). O ex-catador de caranguejo terá certeza de que o produtor de cacau enriqueceu com a ajuda do capetinha.

A batalhadora até desabafará com o pastor e temerá que o marido queira vender a alma para o cramulhão. Será então que Joana e Lívio começarão a se aproximar aos poucos --o que culminará numa paixão avassaladora.

Jorge Baumann/TV GLOBO

Tereza Seiblitz e Osmar Prado lado a lado

Tereza Seiblitz e Osmar Prado em Renascer

Final de Joana na 1ª versão de Renascer

Na novela de 1993, Joana foi interpretada pela atriz Tereza Seiblitz e também sofreu com as investidas desrespeitosas do patrão --que se chamava Teodoro (Herson Capri).

Cansada dos assédios, ela decidiu deixar a fazenda do coronel e foi trabalhar como cozinheira para Rachid (Luiz Carlos Arutin). Ela ainda passou por maus bocados quando Tião (Osmar Prado) acabou preso injustamente, acusado de atentar contra a vida de Teodoro --sendo que a tocaia tinha sido armada por Damião (Jackson Antunes) e Deocleciano (Roberto Bomfim).

Depois de levar um tapa na cara na prisão, o ex-catador de caranguejo tirou a própria vida e se enforcou. Ele deixou um bilhete na cela denunciando o sofrimento do pobre: "Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém. Quem ganha mais do que come sempre ganha o pão de alguém".

Após a morte do marido, Joana confessou seus sentimentos pelo padre Lívio (Jackyson Costa). Só que o religioso dizia estar em pecado, pediu transferência para outra paróquia, fez greve de fome e foi até para um retiro.

No penúltimo capítulo do folhetim, o padre decidiu largar a batina e se entregou ao amor de Joaninha.

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake deve ser substituído por uma nova trama de João Emanuel Carneiro em setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas.


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 30/4 a 11/5

Terça, 30/4 (Capítulo 86)
Buba flagra Augusto e Ritinha juntos. Teca deixa Morena perplexa ao fazer um comentário sobre sua casa. Morena comenta com Deocleciano que Teca pode ter vindo atrás de vingança como Mariana. Joana fica assustada com o ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.