Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

TRAJETÓRIA DIFÍCIL

O que acontece com Joana em Renascer? Moça sofre com assédio de Egídio e morte

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Alice Carvalho com expressão séria em cena da novela Renascer

Joana (Alice Carvalho) em cena de Renascer; batalhadora terá trajetória sofrida na novela

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 23/2/2024 - 21h20

Joana (Alice Carvalho) terá uma trajetória de bastante sofrimento em Renascer. A mulher passará a ser constantemente assediada por Egídio (Vladimir Brichta) e ainda verá sua vida virar de cabeça para baixo com a morte trágica de Tião Galinha (Irandhir Santos). Se o remake seguir à risca a versão original, ela encontrará um novo amor e terminará a história com o pastor Lívio (Breno da Matta).

No capítulo desta sexta (23) da novela das nove da Globo, o coronel decidirá se livrar da família levada pelo padre Santo (Chico Diaz). Só que ele acabará surpreendido pela beleza de Joaninha e mudará de ideia.

"Sinhô deve de o coroné Coutinho", afirmará a jovem ao recebê-lo na porta da casa. "Pode... Pode me chamá de Egídio, seu criado", soltará o crápula, embasbacado. 

"Oxente, coroné... Criado, aqui, sêmo nóis!", rebaterá ela. "Pense numa coisa dessa! Em minhas terra num existe essa história de patrão e empregado. Vocês são todos colaboradores...", mentirá o cínico.

Sem perceber as segundas intenções do patrão, ela ainda o convidará para tomar café. "Tô vendo que esse Tião é um sujeito de muita sorte. Dona Joaninha, além de ser uma mulher muito bonita, é prendada. Digo isso com todo o respeito", disparará o fazendeiro.

A partir de então, Egídio começará a surrupiar as roupas da empregada no varal. Dona Patroa (Camila Morgado) flagrará o marido cheirando um vestido da mulher e surtará quando ele confessar o que fez.

"Eu rogo com força, dia e noite pela tua salvação... Mais parece que quanto mais eu rezo, mais Deus se afasta dessa casa", lamentará ela. "Eu fui fraco. Eu reconheço", afirmará o nojento. "Fraco não, você foi um sem-vergonha, um crápula! Deus pode até lhe perdoá. Mas eu de olho vivo... N'ocê e nessa tal de Joaninha", retrucará a ruiva.

A personagem de Alice Carvalho até comentará com Tião que seu vestido sumiu do varal e reapareceu depois. O trabalhador ficará com a pulga atrás da orelha quando a mulher lhe alertar sobre as atitudes do coronel.

Outra preocupação de Joana será a obsessão do companheiro em conseguir um diabinho da garrafa como o de José Inocêncio (Marcos Palmeira). O ex-catador de caranguejo terá certeza de que o produtor de cacau enriqueceu com a ajuda do capetinha.

A batalhadora até desabafará com o pastor e temerá que o marido queira vender a alma para o cramulhão. Será então que Joana e Lívio começarão a se aproximar aos poucos --o que culminará numa paixão avassaladora.

Jorge Baumann/TV GLOBO

Tereza Seiblitz e Osmar Prado lado a lado

Tereza Seiblitz e Osmar Prado em Renascer

Final de Joana na 1ª versão de Renascer

Na novela de 1993, Joana foi interpretada pela atriz Tereza Seiblitz e também sofreu com as investidas desrespeitosas do patrão --que se chamava Teodoro (Herson Capri).

Cansada dos assédios, ela decidiu deixar a fazenda do coronel e foi trabalhar como cozinheira para Rachid (Luiz Carlos Arutin). Ela ainda passou por maus bocados quando Tião (Osmar Prado) acabou preso injustamente, acusado de atentar contra a vida de Teodoro --sendo que a tocaia tinha sido armada por Damião (Jackson Antunes) e Deocleciano (Roberto Bomfim).

Depois de levar um tapa na cara na prisão, o ex-catador de caranguejo tirou a própria vida e se enforcou. Ele deixou um bilhete na cela denunciando o sofrimento do pobre: "Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém. Quem ganha mais do que come sempre ganha o pão de alguém".

Após a morte do marido, Joana confessou seus sentimentos pelo padre Lívio (Jackyson Costa). Só que o religioso dizia estar em pecado, pediu transferência para outra paróquia, fez greve de fome e foi até para um retiro.

No penúltimo capítulo do folhetim, o padre decidiu largar a batina e se entregou ao amor de Joaninha.

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake deve ser substituído por uma nova trama de João Emanuel Carneiro em setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas.


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 23/4 a 4/5

Terça, 23/4 (Capítulo 80)
Mariana cobre José Inocêncio com a manta de Maria Santa. Maria Santa aparece para José Inocêncio dizendo que José Venâncio está bem. José Inocêncio deixa claro a João Pedro que o assunto com Egídio é seu. ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.