PRIMEIRO ENCONTRO
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
José Inocêncio (Marcos Palmeira) em cena de Renascer; ele enxotará Mariana (Theresa Fonseca)
José Inocêncio (Marcos Palmeira) tremerá na base ao ver Mariana (Theresa Fonseca) pela primeira vez, mas nem por isso dará o braço a torcer. O fazendeiro a encarará durante um bom tempo, fará suspense e até tentará ser simpático, mas, no fim, chamará João Pedro (Juan Paiva) de canto e mandará ele sumir com a moça dali em Renascer.
O rapaz não aceitará a ideia de bom grado. Ele atazanará Inácia (Edvana Carvalho) para que ela diga ao protagonista que precisa de ajuda nos afazeres domésticos, de modo que ele aceite contratar Mariana como funcionária. No fim, o plano dará certo, e a jovem ficará permanentemente na fazenda da novela das nove da Globo.
Mas o rapaz não fará ideia do que terá acabado de cometer. A simpatia inicial do patriarca pela mocinha acabará evoluindo para uma paixão, e os dois até se casarão no decorrer da trama.
Só que José Inocêncio não cederá à jovem de primeira. Naquele encontro inicial, ele apenas a medirá de cima a baixo e será grosso, como foi com tantas outros visitantes desde a morte de Maria Santa (Duda Santos) --que o tornou um homem frio e taciturno.
"Como é teu nome, mesmo?", perguntará o protagonista, em cenas que devem ir ao ar no capítulo desta terça (6). "É Mariana, coronel", responderá a jovem, acuada. Ele será ríspido: "Num gosto que me chamem assim", resmungará. "Num chamo mais", devolverá a neta de Belarmino (Antonio Calloni), demonstrando respeito.
Ele a observará por mais um tempo. Deocleciano (Jackson Antunes) perceberá o climão e puxará a moça, supostamente para apresentar a cozinha para ela. O capanga, contudo, terá percebido que o fazendeiro desejará um momento à sós com o filho.
"Ela pode durmi aqui, hoje. Amanhã quero que você me despache ela de volta", cuspirá o produtor de cacau, sem papas na língua. João Pedro, acostumado a ser vítima da fúria do pai, pensará ser o motivo de tal decisão. "Sinhô tá fazêno isso mais ela por minha causa?", perguntará, magoado.
FABIO ROCHA/TV GLOBO
Mariana conhece José Inocêncio por João Pedro
Mais uma vez, José Inocêncio será grosseiro. "Tô fazendo isso porque um sujeito num pode trazê a primeira mulher que me aparece pra dentro de casa", reclamará ele. "Que nem o sinhô feiz... Com mainha", desafiará o filho. O ricaço se irritará: "Primêro de tudo: a casa era minha. Depois, tua mãe num era qualquer uma".
O personagem de Juan Paiva, então, apelará a outra estratégia. Dirá que só terá levado a moça ali por causa de Jacutinga (Juliana Paes), que teria lhe pedido ajuda. Mas o fazendeiro se manterá firme neste primeiro momento. "Por isso dêxei ela passar essa noite aqui. Caso contrário, rua", cravará.
Escrita por Bruno Luperi, Renascer é uma adaptação da obra de Benedito Ruy Barbosa exibida em 1993. Assim como em Pantanal (2022), o autor pretende seguir a trama original do avô e fazer poucas alterações na história.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9
Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio.
João Pedro anuncia ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.