Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MATERNIDADE DO CAPETA

Renascer desafia maldição da Quaresma e dá receita para diabinho na garrafa

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Theresa Fonseca como Mariana segurando uma garrafa de vidro com uma estátua dentro em cena de Renascer

Mariana (Theresa Fonseca) em cena de Renascer; ela quase soltou diabinho do marido na trama

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 2/3/2024 - 21h00

Uma coincidência vai ajudar Tião Galinha (Irandhir Santos) a tocar o terror nos telespectadores de Renascer. Obcecado pelo diabo na garrafa de José Inocêncio (Marcos Palmeira), ele vai desafiar até mesmo Deus em um período que é considerado sagrado para alguns e amaldiçoado para outros --os 40 dias da Quaresma.

O folhetim de Bruno Luperi vai dar a receita para o público capturar o próprio cramulhão a partir deste sábado (2). O modo de preparo obviamente varia de região para região, mas envolve um ovo choco --que, nas versões mais difíceis, deveria ser posto por um galo.

O personagem de Irandhir Santos vai encontrar um exemplar perfeito para virar um "pai de pet" do quinto dos infernos. Ele, então, vai partir em busca de uma encruzilhada entre uma mata virgem e um curso d'água.

O ovo deve ser enterrado no período da Quaresma, que está sincronizado entre a vida real e a ficção, com algumas divergências sobre o dia exato. A maioria aponta que é necessário fazê-lo em uma quarta-feira, mas alguns exigem que seja na própria quarta de Cinzas.

O diabo nasceria justamente no sábado de Aleluia, aproveitando-se do fato de que Jesus estaria simbolicamente morto neste dia. Se ele não for preso imediatamente, voltará para arrastar a alma de quem o invocou para o inferno.

A Quaresma é popularmente conhecido como um período de mau agouro, em que os espíritos estariam mais próximos do plano terrestre. Algumas pessoas chegam a cobrir espelhos e imagens de santos em algumas cidades do interior do Brasil.

Renascer vai mexer com essa "energia pesada" bem no momento em que atingiu um patamar satisfatório de audiência --longe dos recordes de Pantanal (2022), mas em posição bem mais confortável do que os recentes fracassos da faixa, como Um Lugar ao Sol (2021) e Travessia (2022).

O retrospecto, porém, joga a favor da novela das nove da Globo. Afinal, as tramas de Benedito Ruy Barbosa --originais ou remakes-- que mexeram com o diabo foram sucessos absolutos no Ibope.

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 23/4 a 4/5

Terça, 23/4 (Capítulo 80)
Mariana cobre José Inocêncio com a manta de Maria Santa. Maria Santa aparece para José Inocêncio dizendo que José Venâncio está bem. José Inocêncio deixa claro a João Pedro que o assunto com Egídio é seu. ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.