Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DUDA SANTOS

Atriz de Travessia muda visual e maratona Renascer para virar Maria Santa

FABIO ROCHA/TV GLOBO

Duda Santos posa com um vestidinho estampado na beira de uma cachoeira

Maria Santa (Duda Santos) em Renascer: personagem morre no parto do quarto filho e sai da novela

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 17/11/2023 - 10h32

Em Travessia, Duda Santos encarou problemas da tecnologia, uma vez que sua personagem, Isa, tinha um irmão viciado em computador. Em janeiro, a atriz de 22 anos surgirá com visual bem diferente na pele de Maria Santa, a protagonista da primeira fase de Renascer. Apesar de estar em um universo distinto, foi justamente a personagem na trama de Gloria Perez que credenciou a artista aos testes para o remake.

"Foi uma linda travessia, fui muito feliz fazendo essa novela. Muitos aprendizados e relações pra vida toda. Depois, Maria Santa foi um presente, chegou como uma luz pra mim. Lembro do processo de testes e ali eu já estava apaixonada por essa novela e por Santinha", disse Duda em conversa com o Notícias da TV.

No remake escrito por Bruno Luperi, Maria Santa vive sob as rédeas do pai, Venâncio (Fabio Lago), e da moral conservadora do seu entorno. Quase sem sair de casa, ajuda a mãe, Quitéria (Belize Pombal), nos trabalhos domésticos.

É justamente no dia que tem autorização para acompanhar o bumba meu boi, festejo popular da região, que ela se apaixona perdidamente por José Inocêncio (Humberto Carrão). Ele se torna seu primeiro e único amor.

Abandonada pelos próprios pais por acreditar que estava grávida do coronel e vivendo em pecado, ela é acolhida por Jacutinga (Juliana Paes), a cafetina da cidade, que se torna sua segunda mãe e, mais tarde, parteira de seus quatro filhos: José Augusto (Renan Monteiro), José Bento (Marcello Melo Jr.), José Venâncio (Rodrigo Simas) e João Pedro (Juan Paiva). Santinha morre logo depois de dar à luz o filho caçula.

"Tem sido um processo bem legal. Acho que é normal bater uma ansiedade vez em quando. Mas meus parceiros são muito legais e disponíveis. Todo mundo se ajuda", completou Duda à reportagem.

Na versão original, o papel foi vivido por Patricia França, que foi alçada ao estrelato instantaneamente. Sem voltar na segunda fase da novela, a atriz acabou escalada para protagonizar Sonho Meu (1993) assim que foi liberada de Renascer. Ela fez par com Leonardo Vieira na novela das seis enquanto a trama das nove ainda estava no ar.

"Eu não era nascida na primeira versão, mas é uma novela muito viva na memória dos meus familiares e amigos. Procurei assistir à primeira versão, sim, e confesso que não conseguia mais parar", contou a atriz.

Renascer é uma novela escrita por Bruno Luperi baseada na obra de Benedito Ruy Barbosa e tem estreia prevista para 22 de janeiro. A direção artística é de Gustavo Fernandez, direção geral de Pedro Peregrino e direção de Alexandre Macedo, Walter Carvalho, Ricardo França e Mariana Betti. A produção é de Betina Paulon e Bruna Ferreira e a direção de gênero de José Luiz Villamarim. 


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 21/5 a 1º/6

Terça, 21/5 (Capítulo 104)
Dona Patroa demonstra arrependimento de ter voltado para casa. Joana pensa na proposta de indenização de Egídio a Tião. Buba e Augusto ficam juntos. Morena diz a Deocleciano que estranhou o fato de Teca querer morar ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.