Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PROTEÇÃO

Renascer: O que acontece com Maria Santa? Jacutinga vira guardiã da moça até a morte

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Duda Santos com expressão séria em cena como Maria Santa na novela Renascer

Maria Santa (Duda Santos) em cena de Renascer; mocinha será abandonada pela família em bordel

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 25/1/2024 - 21h20

Maria Santa (Duda Santos) acabará largada pela família no bordel da cidade depois de acreditar ter engravidado em Renascer. Jacutinga (Juliana Paes) acolherá a mocinha, jurará ser uma segunda mãe para ela e ainda esclarecerá que a jovem jamais poderia "pegar barriga" apenas com um beijo. A prostituta também será a responsável por reunir Santinha e José Inocêncio (Humberto Carrão) na novela das nove da Globo.

No capítulo desta quinta (25), a filha de Quitéria (Belize Pombal) entrará em parafuso depois de beijar o coronelzinho. Ela perderá até o apetite de preocupação e terá certeza de que está grávida.

Com medo de ser enxotada como a irmã, Marianinha, a protagonista decidirá sair de casa por conta própria e avisará Venâncio (Fabio Lago). O capataz surtará com a desonra da caçula e mandará a mulher recolher seus pertences.

Antes de sair da cidade, o crápula jogará Maria Santa na porta da casa de Jacutinga. "Dessa veiz eu tô fazêno certo! Pegue tuas coisa e esqueça que um dia teve famía!", disparará.

A dona do prostíbulo estranhará o barulho na rua: "Que zuada é essa na minha porta, eu posso sabê?". "Toma mais uma quenga pra tua casa. Cuide dela", mandará Venâncio. A garota sofrerá horrores ao se despedir da mãe e vê-la ir embora na carroça. "Vem, menina... Vâmo entrá, anda. Vem, antes que essa gente comece a falá", dirá Jacutinga, recolhendo as coisas dela.

A cafetina ainda exigirá que suas meninas não espalhem na cidade a presença de Santinha no bordel. "Este será o seu novo lar! Histórias como a tua eu já vi se repetir aos montes... Mas nunca vi um pai largar a filha assim, como quem larga uma trôxa de rôpa suja", comentará.

Ela, então, perceberá o sofrimento da mocinha. "Num quis lhe magoá, mas é a pura verdade, num é? A tua família te largô aqui, num foi? vai que te força pra largá deles também. Daquela carroça, num precisa de nada, nem da lembrança. Tudo que ocê vai precisá nessa sua vida tá aqui! D'agora em diante eu serei como a tua mainha, visse? E cada menina daqui será como se fosse uma irmã pr'ocê", discursará Jacutinga.

A prostituta ainda tranquilizará a recém-chegada e assegurará que ela não precisará atender clientes no local contra sua vontade. Depois, a dona do estabelecimento sondará a garota sobre a tal gestação.

"Comé que pego barriga? Foi com um bêjo, não foi?", questionará. "De que ôtro jeito havera de ?", estranhará Maria Santa. "E cê tarra co'medo que a tua [barriga] aparecesse por causa dum bêjo? Misericórdia! Tua mãe num conversava co'cê?", vai se revoltar a mulher. "Conversava, mais não dessas coisa", admitirá a jovem.

Jacutinga tratará de entregar um teste de gravidez para ela. "Ainda num tendi por que a sinhora me mandô mijá nesse pauzinho", soltará Santinha, inocente que só. O resultado não surpreenderá a cafetina: "Ó pra isso. Se tem uma certeza que eu tenho nessa vida, é que num tá prenha coisa nenhuma!".

"Num tô?", vai se chocar a moça. "Pelo que me contou, só se fosse por obra d'um milagre mesmo!", zombará a mulher. Maria Santa, então, pedirá para a prostituta explicar as "coisas da vida" para ela. Depois, a mocinha abrirá o coração e contará que foi José Inocêncio quem a beijou.

Reencontro com José Inocêncio

O coronelzinho só descobrirá o paradeiro da amada e a reencontrará no capítulo de sábado (27). Protetora, Jacutinga avisará que só permitirá que Santinha deixe sua casa na condição de casada.

O rapaz convencerá padre Santo (Chico Diaz) a celebrar a união dos dois. Mas, antes da cerimônia, a cafetina fará questão de orientar a garota sobre a vida de casal. Os apaixonados consumarão a união aos pés do jequitibá-rei, onde o fazendeiro mostrará seu facão enterrado.

Após alguns dias, Maria Santa descobrirá que está grávida de verdade e contará a notícia a José Inocêncio. Ela ainda pedirá para a personagem de Juliana Paes a auxiliar no parto.

O primeiro filho do casal será José Augusto (Davi Saltino/Pedro Froes/Renan Monteiro). Após uma passagem de tempo de seis anos, a protagonista também terá tido José Bento (Nicolas da Paz/Marcello Melo Jr) e José Venâncio (Guilherme Leal de Mendonça/Rodrigo Simas).

Maria Santa morre em Renascer

Em cenas previstas para irem ao ar no próximo dia 2, Santinha aparecerá grávida do quarto filho. Ela sentirá uma dor descomunal durante o parto, e José Inocêncio temerá o pior.

O coronelzinho pedirá para Jacutinga salvar sua esposa, mas Maria Santa implorará para a protetora priorizar a vida do bebê. A mocinha, então, sentirá a presença de Nossa Senhora ao seu lado e conseguirá dar à luz --mas não resistirá.

O produtor de cacau se apavorará com a morte da mulher e passará a culpar o caçula pela tragédia. João Pedro (Juan Paiva) crescerá com o peso da rejeição do pai --que será o fio condutor da segunda fase da trama.

Escrita por Bruno Luperi, Renascer é uma adaptação da obra de Benedito Ruy Barbosa exibida em 1993. Assim como em Pantanal (2022), o autor pretende seguir a trama original do avô e fazer poucas alterações na história.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas.


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 28/5 a 8/6

Terça, 28/5 (Capítulo 110)
José Inocêncio pede a Augusto e Buba que permaneçam na fazenda. Egídio manda Marçal ficar de olho no Pastor Lívio. José Inocêncio tenta convencer João Pedro a não se casar, e os dois discutem. João Pedro ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.