Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CHORA COMO CRIANÇA

Renascer: Após morte de Santinha, José Inocêncio quebra tudo e vira um trapo

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Humberto Carrão caracterizado como José Inocêncio; ele parece abatido em cena de Renascer

José Inocêncio (Humberto Carrão) em cena de Renascer; ele ficará sem chão com a morte da mulher

SABRINA CASTRO

sabrina@noticiasdatv.com

Publicado em 1/2/2024 - 20h00

José Inocêncio (Humberto Carrão) sucumbirá ao desespero depois que perder a mulher, Maria Santa (Duda Santos), no parto de seu quarto filho em Renascer. O protagonista ficará um trapo e mal conseguirá sair de seu quarto nas semanas posteriores a tragédia. Revoltado, ele ainda quebrará objetos, mandará sumirem com tudo o que pertencia à mulher e chorará como criança na novela das nove da Globo.

O desespero dele dará o tom da morte da mocinha, que deve ir ao ar nesta sexta (2) no folhetim de Bruno Luperi. Será nítido que o rapaz perderá o chão assim que Inácia (Edvana Pereira) anunciar que a jovem está morta.

A filha de Venâncio (Fabio Lago) terá acabado de dar à luz João Pedro, seu caçula, num parto desgastante. Inocêncio terá um mau pressentimento desde o início, e a própria Santinha terá pedido para que Jacutinga (Juliana Paes) privilegiasse a vida do filho em detrimento da dela. 

Mas, no fim, a cafetina não terá muito o que escolher. A matriarca dos Inocêncio sentirá a presença de Nossa Senhora e usará toda a sua força para que seu menino nasça bem e saudável.

Tudo parecerá bem, e Santinha cairá em um sono de exaustão. Todos seguirão suas tarefas normais e, só mais tarde, quando a funcionária for entregar sopa à acamada, é que perceberão que ela está morta.

Em um primeiro momento, o fazendeiro até conseguirá se controlar. Ele até demonstrará sofrimento, mas, na maior parte do tempo, será comedido. Duas semanas depois, já será mais difícil disfarçar seus sentimentos. Ele será grosseiro com Jacutinga, que considerará responsável pela tragédia, e ignorará a existência do filho.

Destruído por semanas a fio

Seu único sentimento aparente será o de frieza. Mas, quando ele entrar em seu quarto, se permitirá expressar todo o seu descontrole. "Por quê? Me diz por que você tinha que fazer isso comigo? Por que você foi embora, Santinha? Por que me deixou aqui sozinho? Por quê?", gritará ele, sozinho e revoltado.

O produtor de cacau ainda descontará sua ira em tudo o que encontrar pela frente, atirando objetos e os quebrando no chão. Inácia será atraída pelo barulho e ficará prostrada a porta, sofrendo pela fragilidade daquele homem.

Ele perceberá a presença da funcionária logo: "Me leve tudo o que for dela daqui! Tudo!", berrará. Ele abrirá as gavetas e os armários, tirando todas as roupas que eram da amada.

"Eu quero esquecer Maria Santa! Eu quero que ela vá embora da minha vida! Eu quero esquecer... Quero que levem tudo que for dela daqui! Leve tudo, Inácia! Tudo!", esbravejará ele, enquanto continuará descarregando o armário.

Mas, no fundo de uma gaveta, ele encontrará a manta de Santinha. O ódio dará lugar a saudade, e ele começará a chorar. "Por que você foi embora, Santinha? Por que não me levou junto de ti? Por quê?", perguntará. "Eu não vou saber viver sem você, Maria Santa... Eu não vou... Eu não vou.. Não vou... Não vou...", insistirá ele, caindo no chão e abraçando a manta.

"Eu não vou conseguir amar mais nada nessa vida... Eu não vou amar mais ninguém... mais ninguém, minha Santinha... Eu não vou", repetirá, aos prantos.

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre no último dia 22. 


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 27/4 a 11/5

Sábado, 27/4 (Capítulo 84)
João Pedro deixa Eliana no meio da estrada depois que a moça o insulta. Morena nota que Lu esteja interessada em Bento. Eliana pede abrigo na casa de Sandra, e afirma à filha de Egídio que ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.