DESTINO TRÁGICO
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Maria Santa (Duda Santos) em cena de Renascer; jovem repetirá destino da irmã, Marianinha
Maria Santa (Duda Santos) vai repetir a triste sina da irmã em Renascer. Venâncio (Fabio Lago) abandonará a filha no bordel após acreditar que ela está grávida, da mesma forma que fez com Marianinha. Porém, a diferença é que a primogênita teria engravidado ao ser estuprada pelo próprio pai. A verdade virá à tona de maneira inesperada na novela das nove da Globo.
O folhetim já tem dado indícios de que o capataz de Belarmino (Antonio Calloni) sente um ciúme descomunal da filha por desejá-la. No capítulo desta quarta (24), o crápula observará as coxas da jovem enquanto ela estará recolhendo roupas no varal.
"Como é bunita! É inté pecado falá... Mais essa diaba chega a sê mais bonita que a ôtra!", soltará. "E é minha fia, disgraça! Num posso dexá contecê aquilo ôtra veiz!", vai se recriminar ele.
Depois, o público terá mais pistas durante uma conversa de Nena (Quitéria Kelly) e Quitéria (Belize Pombal). A empregada comentará que o marido sente mais ciúme de Santinha do que de Marianinha.
Desconfiada, a dona de casa pedirá para a funcionária manter a filha longe de Venâncio. "Tem que ensiná essas coisa. Tem que falá que ninguém pode bulî no corpo dela. Que ninguém pode tocá nas intimidade... Nem o próprio pai!, orientará.
Quitéria até tentará abordar o assunto com a caçula, mas travará. Para piorar a situação, Santinha já terá beijado José Inocêncio (Humberto Carrão). Inocente, ela acreditará ter engravidado do coronelzinho e perderá o apetite. A falta de fome da garota acenderá o alerta na mãe.
"Num tá sintîno tontura? Nem a pressão? Nem vontade de botá os bofe pra fora?", questionará a trabalhadora. "Comé que cê acha que tua irmã tava antes? Por Deus... Essa desgraça num pode me acontecê ôtra veiz! Num pode!", temerá Quitéria.
A interiorana questionará se Santinha esteve com algum homem. "Que home, mainha? De que a sinhora tá falâno?", vai se apavorar a mocinha, com medo de a mãe ter descoberto sobre o encontro dela com José Inocêncio.
Mas Quitéria será direta: "Teu pai... Tô falâno dele! Ele lhe buliu? Ele nunca lhe buliu? Nem nunca lhe tocô um só dedo, aquele disgraçado? Nem lhe espiô no banho!". O desespero da mãe será mais um indício de que Venâncio foi o responsável pela desgraça com Marianinha.
O caos se instaurará na casa da família no capítulo de sexta (26), quando Maria Santa erroneamente comunicar o pai de que está grávida. Venâncio se enfurecerá com a desonra da caçula e decidirá ir embora com Quitéria e largar a jovem na porta da casa de Jacutinga (Juliana Paes).
Na estrada, Quitéria sofrerá por ter de deixar outra filha e explodirá de raiva. "Eu sei que foi ocê! Foi ocê, Venâncio... Ocê quem desgraço nossa fia. Quem desgraço minha vida. Nossa família", acusará. "Eu nunca relei em Maria Santa!", retrucará o matuto.
"Num é de Santinha... É de antes! Ocê desgraço Marianinha. E botô a minha fia pra corrê de casa... Que nem uma lazarenta", chorará a mulher.
Marianinha saía de casa, todo santo dia, mais ocê... E voltava mais ocê pra casa... Ela num encontrava ninguém pelo caminho! Ninguém! Era de casa pra casa dos patrão, e dali pra dentro de casa. E em casa num tinha ninguém... Causa que eu tava mais ela lá! O tempo todo!
"Ocê num sabe o que tá dizêno...", reclamará o capataz. "Eu sei! No fundo eu sempre sube... Mais nunca tive coragê de admiti e num vô sabê me perdoá nunca por isso! Eu achei que tarra protegendo a nossa famía, mas eu tarra era fechando os ôio pra verdade que tarra bem debâxo do meu nariz!", disparará.
Na novela de 1993, o destino de Marianinha foi revelado por Rachid (Luiz Carlos Arutin) --vivido por Gabriel Sater e Almir Sater no remake. Após 30 anos, o mascate retornou para Ilhéus e reencontrou José Inocêncio (Antonio Fagundes) para entregar uma carta a Santinha (Patrícia França) --sem imaginar que a protagonista também morreu.
Na versão original, as cenas de Marianinha não foram exibidas. O público só descobriu o que aconteceu através do relato de Rachid.
Depois de costurar a pele de José Inocêncio (Leonardo Vieira na primeira fase), o libanês encontrou a moça grávida e sem rumo na estrada. O rapaz a acolheu, convidou-a para ir embora da região com ele e ainda criou a criança. Eles se casaram e tiveram mais cinco filhos.
À beira da morte, Marianinha escreveu uma carta para a irmã revelando que não engravidou do pai. Ela explicou que Venâncio (Cacá Carvalho) até a jogou na moita, mas acabou brochando.
Antes dessa revelação, Teca (Palomma Duarte) já terá afirmado durante uma premonição que Belarmino (José Wilker) era o verdadeiro pai do bebê de Marianinha. O capataz decidiu abandonar a primogênita justamente para esconder esse segredo.
Escrita por Bruno Luperi, Renascer é uma adaptação da obra de Benedito Ruy Barbosa exibida em 1993. Assim como em Pantanal (2022), o autor pretende seguir a trama original do avô e fazer poucas alterações na história.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9
Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio.
João Pedro anuncia ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.