Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

RESUMÃO DA SEMANA

Renascer: Maria Santa é abandonada na porta do bordel após revelar desonra

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 21/1/2024 - 8h15

Maria Santa (Duda Santos) vai conhecer José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira) na festa de Bumba Meu Boi e o reencontrará quase por acaso em um banho de cachoeira na primeira semana do remake de Renascer. Inocente, criada como se estivesse em um convento, a jovem falará para os pais que foi desonrada e será largada como se fosse um trapo velho na porta do bordel de Jacutinga (Juliana Paes).

Ela somente terá beijado o forasteiro na boca e achará que engravidou por causa do contato físico com o rapaz. A nova novela das nove da Globo dará um panorama da pureza da jovem rapidamente nos primeiros capítulos. Venâncio (Fabio Lago) é um homem rude, que expulsou a filha mais velha de casa porque "ela se perdeu".

Por isso, Maria Santa, a caçula do capataz e de Quitéria (Belize Pomba), é criada sem sair de casa. Quando fica moça, ela não sabe nada da vida. Por viver enclausurada, a garota tem fama de santa na região rural de Ilhéus (BA). Os agricultores a apelidaram de Santinha e acham até que ela faz milagre.

Só que a paixão nascerá no coração da jovem no dia em que o pai dela permitir que ela participe da festa do Bumba. Só de José Leôncio olhar para ela, a jovem se corará e fugirá de cruzar o seu olhar com o dele. O primeiro e único beijo deles acontecerá porque ela perderá o controle e não conseguirá se desvencilhar da abordagem, hipnotizada pelo mocinho.

"Eu vim até aqui por tua causa... Desde aquele dia no Bumba... Eu não consigo pensar em outra coisa, Maria Santa, que não seja em você... Por que tanto medo, se eu te quero tão bem?", perguntará José Inocêncio. "Mainha diz que home num presta", responderá Santinha, que o mandará ir embora para que Venâncio não o mate. "Num tenho medo de seu pai nem de home ninhum", rebaterá o corajoso. "Num quero que cê morra!", sussurrará a jovem.

Além do início dessa história de amor, o público verá José Inocêncio chegando ao Sul da Bahia, onde ganhará de mão beijada as terras de um coronel que morreu endividado com Firmino (Enrique Diaz). A viúva se negará a vender a fazenda para o agiota porque terá certeza de que foi ele quem mandou matar seu marido. O homem foi encontrado enforcado, mas ela nunca acreditou em suicídio. Essas cenas vão ao ar logo no primeiro capítulo do remake.

Em seguida, uma passagem de tempo de três anos vai mostrar o mocinho já prosperando com o suor de seu trabalho. Ainda na estreia, nesta segunda (22), ele verá Maria Santa pela primeira vez. 

fábio rocha/tv globo

Inocêncio e Santinha

José Inocêncio beijará Santinha em cachoeira

Resumo dos capítulos

Segunda, 22/1 (Capítulo 1)
José Inocêncio caminha pelas terras na região de Ilhéus até que e se depara com o Jequitibá. Ele decide cravar o seu facão aos pés da árvore, selando seu destino com aquele lugar. Firmino cobra de Cândida as dívidas deixadas por seu marido. José Inocêncio é surpreendido por jagunços de Firmino e tem o corpo despelado. Rachid, o mascate que passava pelo local, também é atacado. Ele se salva ao fingir que está morto.

Rachid se depara com José Inocêncio pendurado na árvore e fica em choque. Rachid salva José Inocêncio e o deixa na porta de Cândida, que acaba abrigando o homem em sua fazenda. Inácia sente um calafrio ao ver José Inocêncio. Firmino vai até a casa de Jacutinga. José Inocêncio recebe de Inácia um colar como guia de proteção.

Cândida decide ir embora e deixa sua fazenda para José Inocêncio. Passam-se três anos, e José Inocêncio está reabilitado do ferimento, com as terras de sua fazenda fortalecidas. Maria Santa observa os preparativos da festa do Boi Bumbá pela fresta da janela do quarto já que Venâncio proíbe a filha de sair de casa.

Terça, 23/1 (Capítulo 2)
José Inocêncio não gosta de saber que o Boi Bumbá vem das terras de Belarmino. Quitéria conversa com Nena sobre Marianinha, a irmã mais velha de Maria Santa, que foi expulsa de casa por Venâncio há algum tempo. José Inocêncio e Firmino discutem. Belarmino, fazendeiro da região, instrui os matadores sobre o serviço para matar José Inocêncio.

Quitéria intercede por Santinha e Venâncio permite que Maria Santa saia pela primeira vez no cortejo do Boi. Deocleciano fica preocupado com a premonição de Inácia e pede a José Inocêncio que não viaje a Ilhéus sozinho. Vestido de Boi, Venâncio ataca Jose Inocêncio ao notar o interesse do rapaz por Maria Santa. Quitéria enfrenta Venâncio. Instruído por Belarmino, o matador acerta José Inocêncio, que cai de sua montaria.

Quarta, 24/1 (Capítulo 3)
José Inocêncio consegue enganar os dois matadores e se salva da tocaia. Nena comenta com Belarmino que acha o jeito de Venâncio estranho. Venâncio ameaça matar José Inocêncio ao saber por Deocleciano que o patrão está interessado em Maria Santa. José Inocêncio manda Deocleciano entregar uma 'encomenda' na fazenda de Belarmino.

José Inocêncio diz a Deocleciano que não consegue tirar Maria Santa da cabeça. Belarmino tenta convencer Venâncio a matar José Inocêncio em troca de terras. Inácia aconselha José Inocêncio a esquecer Maria Santa. Nena orienta Quitéria a cuidar de Santinha e mantê-la longe de Venâncio. José Inocêncio se depara com Maria Santa na cachoeira.

Quinta, 25/1 (Capítulo 4)
Maria Santa pede a José Inocêncio que vá embora, com medo de o fazendeiro ser morto por Venâncio. Belarmino se sente ofendido ao ouvir de Deocleciano que José Inocêncio quer comprar as suas terras. José Inocêncio se nega a vender seu cacau para Firmino.

Juliete, uma das moças da casa de Jacutinga, conta para ela que viu a tropa de José Inocêncio passar por sua casa. Padre Santo informa a Inácia que Cândida faleceu. Venâncio desconfia de que Quitéria possa estar escondendo algo dele, quando ela afirma que gostaria que Maria Santa se casasse com José Inocêncio. Maria Santa avisa a Venâncio que vai embora de casa.

Sexta, 26/1 (Capítulo 5)
Maria Santa comunica a Venâncio que está grávida. Venâncio decide ir embora com Quitéria e abandona Maria Santa na porta da casa de Jacutinga. Jacutinga acolhe Maria Santa e orienta suas meninas a não comentarem sobre a presença da filha de Venâncio no bordel.

José Inocêncio diz a Padre Santo que vai atrás da Maria Santa. Belarmino procura José Inocêncio e conta que Venâncio foi embora levando Santinha. Ele se desespera. Jacutinga percebe a pureza de Maria Santa. Norberto comenta com Firmino sobre a presença de uma menina nova no bordel. Belarmino se depara com Maria Santa ao chegar à casa de Jacutinga.

Sábado, 27/1 (Capítulo 6)
Belarmino e Firmino disputam a atenção de Maria Santa na casa de Jacutinga. Maria Santa conta a Jacutinga que foi José Inocêncio quem a beijou. José Inocêncio reforma a fazenda com o dinheiro da venda do cacau e a ajuda de Deocleciano e Jupará. Jacutinga repreende Juliete por reclamar de Maria Santa. Inácia sente que algo de ruim pode acontecer.

José Inocêncio aceita comprar a safra de cacau de Belarmino, em troca de informação sobre o paradeiro de Maria Santa. Nena fica aflita ao ver Belarmino saindo de casa armado. José Inocêncio reencontra Maria Santa na casa de Jacutinga e os dois se emocionam. Belarmino fica de tocaia a espera de José Inocêncio e atira contra ele.


Os capítulos de Renascer são fornecidos pela Globo e estão sujeitos a alteração sem aviso prévio


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas.


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 23/5 a 1º/6

Quinta, 23/5 (Capítulo 106)
Morena se assusta quando Teca afirma que o tiro que feriu José Inocêncio e matou Belarmino foi dado pela arma fixada em sua parede. Inácia revela a Pastor Lívio sua desconfiança sobre Teca. Mariana fica apavorada ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.