Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

ENTIDADE À PROVA

Pantanal: Velho do Rio sobrevive a incêndio criminoso e sofre novo atentado

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Osmar Prado caracterizado como Velho do Rio. Ele usa o cabelo e a barba longas, e veste chapéu de palha e casaco de couro. O rosto está parcialmente iluminado pelo sol, mas o chapéu faz sombra na área dos olhos

Velho do Rio (Osmar Prado) passará por mais uma prova de sua suposta mortalidade em Pantanal

SABRINA CASTRO

sabrina@noticiasdatv.com

Publicado em 28/6/2022 - 5h00
Atualizado em 28/6/2022 - 19h16

Mais uma vez, o Velho do Rio (Osmar Prado) colocará sua posição à prova em Pantanal. A entidade supostamente está morta, mas vive sofrendo ataques que fazem o telespectador duvidar de sua condição de espírito. Do tiro que saiu da arma de Muda (Bella Campos) às chamas que queimaram as planícies alagadas, o guardião já sentiu de tudo na novela das nove da Globo. Mas ele ainda confrontará o pior homem daquelas bandas: Tenório (Murilo Benício).

A maldade do pai de Guta (Julia Dalavia), afinal, bem que poderia desafiar os limites entre a vida e a morte. Ninguém se surpreenderia caso o grileiro subornasse o próprio cramulhão no folhetim de Bruno Luperi. O "parça" de Trindade (Gabriel Sater) seria a solução definitiva para os seus problemas, uma vez que poderia puxar o patriarca dos Leôncio direto para o inferno. 

O ricaço, porém, não apelará para uma alternativa tão drástica. Ele tentará dar fim ao encantado apenas por meio de sua velha e conhecida arma de fogo. Em cenas que irão ao ar em julho, o homem-sucuri tentará dar cabo do vilão, assim como prometeu a Juma (Alanis Guillen). Ele, porém, será surpreendido por Marcelo (Lucas Leto), que já estará morando no Mato Grosso do Sul e verá a cobra prestes a dar o bote no pai.

"Pai, cuidado", gritará o rapaz. O paranaense agirá rápido e sacará o revólver: "Morre, maldita! Toma chumbo, desgraça". O bigodudo fará vários disparos. O  animal se encolherá dentro das águas do rio. Cínico, o grileiro ainda fará questão de se vangloriar por ter matado a maior sucuri do Pantanal. Quando o boato chegar aos ouvidos de Juma, a mocinha chegará a entrar em desespero. "Ele pode estar ferido ou morto", dirá a mulher-onça para Muda.

Um tiro, no entanto, não será nada perto do que o Velho do Rio já passou. Atingido por Maria Rute, a entidade ficou com a munição cravada em seu peito por muito tempo. Só após uma porção de horas foi que Trindade deu às caras e fez uma "cirurgia" para salvar o guardião.

Resgate e pedido de ajuda pós-incêndio

Na segunda (27), a tragédia foi ainda pior. Disposto a fazer qualquer coisa para salvar o Pantanal dos criminosos, o avô de Jove (Jesuita Barbosa) se enfiou em meio a uma queimada. Ele tentou enfrentar os incendiários em forma de sucuri, mas levou a pior e sucumbiu entre o fogo.

Mais uma vez, ele conseguirá se safar da desgraça. Sob a forma de sucuri, ele será resgatado pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Centro de Proteção aos Animais, onde terá tratamento especializado. Antes que volte a forma humana, porém, ele fugirá do local e correrá para as mãos curandeiras de Juma.

O tiro de Tenório, nesse sentido, será só mais uma das tragédias que atormentarão o Velho do Rio. Logo após as fofocas, o encantado  surgirá vivíssimo e fará Juma respirar aliviada. "Estou muito feliz que o senhor está vivo", dirá a mocinha.

O pai de José Leôncio (Marcos Palmeira), afinal, está morto. Pelo menos foi a explicação dada para a sua onisciência no folhetim em 1990, exibido na extinta Manchete (1983-1999). 

No último capítulo da novela, José Leôncio, que era interpretado por Claudio Marzo (1940-2015) reencontrou o pai, também vivido por Claudio Marzo. A entidade, então, explicou que realmente morreu quando foi caçar marruá, quase 30 anos antes daquele encontro. Alma penada que era, o homem se encantou em sucuri para proteger a fauna, a flora e os moradores da região.


Saiba tudo que vai acontecer nos próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#107 - Madeleine volta em Pantanal? Novela dá pista" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Últimas de Novela Pantanal


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 8 a 20/8

Segunda, 8/8 (Capítulo 115)
José Leôncio avisa Guta e seus irmãos que deseja falar com Tenório antes de responder sobre a possível sociedade com eles. Filó pede que Zefa não faça Tadeu sofrer. Trindade confessa a Irma que sente que ... Continue lendo

Leia também

Enquete

Qual o personagem mais chato de Pantanal?

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.