LAÇO NA MÃO
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Tião Galinha (Irandhir Santos) em Renascer; ele se juntou a trabalhadores sem-terra na história
Bruno Luperi corrigiu um dos principais deslizes de O Rei do Gado (1996) com os novos rumos de Tião Galinha (Irandhir Santos) no remake de Renascer. Depois de se juntar a outros trabalhadores sem-terra, o marido de Joaninha (Alice Carvalho) bateu de frente não só com Egídio (Vladimir Brichta), mas também jogou algumas verdades na cara até de José Inocêncio (Marcos Palmeira).
Em 1996, Bruno Mezenga (Antonio Fagundes) foi muito criticado pelo excesso de benevolência com uma invasão do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra) em suas terras. Na época, Benedito Ruy Barbosa foi duramente questionado por ter construído um "latifundiário bonzinho".
Barbosa, na verdade, não sofreu críticas apenas de quem defendia a reforma agrária durante a exibição da novela. Ele chegou a receber cartas de fazendeiros que o acusavam de incentivar a invasão às suas terras.
Quase três décadas depois de O Rei do Gado, Luperi volta à questão para dar um novo final a Tião Galinha. Como o Notícias da TV havia adiantando, ele e o diretor Gustavo Fernandez consideraram que o final original --em que o trabalhador tira a própria vida na cadeia-- já não cabia mais nos dias de hoje.
O novo contexto também obrigou o novelista a fazer algumas adaptações para evitar a rejeição ao lado mais "militante" do personagem de Irandhir Santos. Até agora, a estratégia deu bastante certo.
Luperi também merece os créditos pela maneira como construiu os embates de Tião Galinha com José Inocêncio, ainda que os dois mantenham uma relação bem menos tensa do que com Egídio.
De um lado, eles se aproximam na fascinação do sem-terra pelo cramulhão. Do outro, o próprio Tião já jogou na cara do pai de João Pedro (Juan Paiva) que ele faz parte do mesmo "ciclo vicioso" que tanto critica. Ele não se fez de rogado ao comentar, por exemplo, que o fazendeiro também concentrou terras ao longo dos anos.
As cenas mostram que Luperi ouviu as críticas ao remake de Pantanal (2022), no qual José Leôncio (Marcos Palmeiro) criticava o avanço do agronegócio sobre o bioma mesmo sendo um dos maiores pecuaristas do país. Uma caricatura que foi bastante atenuada em José Inocêncio.
Leia também -> Resumo dos próximos capítulos da novela Renascer.
Bruno Luperi é responsável pela adaptação da saga rural que ficará no ar até 7 de setembro. Mania de Você, de autoria de João Emanuel Carneiro, entrará no lugar do remake.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9
Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio.
João Pedro anuncia ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.