TRAGÉDIA NA CADEIA
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Tião Galinha (Irandhir Santos) em Renascer; personagem morreu na primeira versão da novela
Tião Galinha (Irandhir Santos) apareceu pela primeira vez em Renascer no capítulo da última quarta-feira (21) e já conquistou os telespectadores. O final do personagem, no entanto, pode deixar muitos de coração partido. Se o remake seguir o mesmo caminho da versão original da novela, Tião Galinha morrerá. Nos bastidores, este desfecho gerou desentendimentos na Globo.
Na edição original de Renascer, exibida em 1993, o personagem foi interpretado por Osmar Prado. Após chegar à região das fazendas de cacau, ele se encantou ao ouvir a história do diabinho na garrafa de José Inocêncio (Antonio Fagundes) e ficou obcecado tentando encontrar seu próprio demônio de estimação.
Ao longo da trama, no entanto, o matuto sofreu um grande revés e foi preso injustamente. A morte de Tião Galinha já estava prevista na sinopse da novela, mas a forma com que ela se daria causou divergências nos bastidores.
O ator Osmar Prado admitiu que brigou com um diretor da emissora e pediu para sair da novela antes do previsto. "Durante a novela, tive um embate com um executivo da Rede Globo e pedi pra sair, pra antecipar a morte do Tião, com ele no auge. Ele ia morrer, mas não sabia quando", declarou em entrevista à revista Caras.
Assim, o autor Benedito Ruy Barbosa escreveu uma cena na qual Tião cometia suicídio na cadeia. Mesmo assim, Prado não ficou satisfeito e teve outro confronto na emissora.
"Aí, eles botaram o Tião se suicidando. O Tião foi preso, foi pra cadeia e se matou. Aí falei pro [diretor] Luiz Fernando Carvalho que a cena não estava completa. Como que esse personagem, com tanta força, vai se matar por nada? Disse que queria uma bofetada na minha cara, bater em uma pessoa digna", explicou.
Após a requisição do ator, o desfecho do personagem teve a tal bofetada. Na prisão, Tião Galinha foi humilhado, levou um tapa na cara e, tomado pela vergonha e pela tristeza, se enforcou.
Após a perda do marido, Joana (vivida por Tereza Seiblitz na primeira versão) ficou desolada. Ela voltou ao mangue, também para fugir dos assédios de seu patrão, Teodoro (Herson Capri) --que agora virou Egídio (Vladimir Brichta).
A personagem desenvolveu um romance com padre Lívio (Jackson Costa), que na versão original era ajudante do padre Santo, papel de Jofre Soares (1918-1996). Atormentado e dividido entre o amor e a batina, ele decidiu abandonar o cargo na igreja e formar um casal com a mulher no final da novela. Na versão atual de Renascer, Lívio não é mais padre; é um pastor, interpretado por Breno da Matta.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9
Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio.
João Pedro anuncia ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.