Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok
Vladimir Brichta caracterizado como Neném na novela Quanto Mais Vida, Melhor! (2021) - TV GLOBO/JOÃO MIGUEL JÚNIOR

Vladimir Brichta

Paulo Vladimir Brichta é um ator brasileiro conhecido por papéis em novelas como Porto dos Milagres (2001), Kubanacan (2003), Rock Story (2016), Segundo Sol (2018), Amor de Mãe (2019) e Quanto Mais Vida, Melhor (2021). Além das séries Tapas e Beijos (2011-2015) e Justiça (2016).

Também fez várias peças de teatro e esteve em filmes como A Mulher Invisível (2009), Quincas Berro D'Água (2010), Real Beleza (2014), Vai que Dá Certo 2 (2016) e Bingo: O Rei das Manhãs (2017).

Onde nasceu e morou Vladimir Brichta?

O ator nasceu em 22 de março de 1976 em Diamantina, município de Minas Gerais. Na infância, passou uma temporada na Alemanha, onde o pai, Arno Brichta, fez doutorado em Geologia. Aos quatro anos, voltou para o Brasil e foi morar com a família na Bahia. Mudou-se para o Rio de Janeiro no final dos anos 1990.

Quem é Vladimir Brichta?

O pai do artista escolheu o nome dele em homenagem a Vladimir Herzog [1937-1975], morto durante a Ditadura Militar [1964-1985]. Para evitar problemas com os militares, a família optou por colocar Paulo como primeiro nome.

Aos seis anos, Brichta entrou em um grupo de teatro amador da Escola Experimental, em Salvador. Na adolescência, fez cursos de teatro e ingressou em um curso profissionalizante. Formou-se em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia.

A estreia no teatro profissional aconteceu com O Inspetor Geral (1993). Após participar de vários espetáculos, o ator ganhou mais destaque ao atuar na peça A Máquina (2000), ao lado de Lázaro Ramos e Wagner Moura.

Decidiu, então, ir morar no Rio de Janeiro para ter mais oportunidades de trabalho. Estreou na televisão como o sedutor Ezequiel na novela Porto dos Milagres (2001).

Depois, o artista emendou vários papéis e cresceu na Globo. Esteve nos folhetins Coração de Estudante (2002), Kubanacan (2003), Começar de Novo (2004) e Belíssima (2005).

Viveu em 2016 o astro Guilherme Santiago em Rock Story, trama escrita por Maria Helena Nascimento. Interpretou ainda Remy em Segundo Sol (2018), o ativista Davi em Amor de Mãe (2019) e o jogador de futebol Neném em Quanto Mais Vida, Melhor (2021).

Também atuou nas séries Sob Nova Direção (2007), Separação?! (2010), Tapas & Beijos (2011) e Justiça (2016). No cinema, chamou a atenção do público e crítica ao protagonizar Bingo: O Rei das Manhãs (2017) sobre a vida de Arlindo Barreto, conhecido como o palhaço Bozo.

Vladimir Brichta em novelas

  • Porto dos Milagres (2001) - Ezequiel
  • Coração de Estudante (2002) - Nélio
  • Kubanacan (2003) - Enrico Puentes
  • Começar de Novo (2004) - Pedro
  • Belíssima (2005) - Narciso
  • Rock Story (2016) - Guilherme
  • Segundo Sol (2018) - Remy
  • Amor de Mãe (2019) - Davi
  • Quanto Mais Vida, Melhor (2021) - Neném
  • Renascer (2024) - Teodoro

Séries e minisséries

  • Sexo Frágil (2003-2004) - Valentina/Paulão
  • A Diarista (2004-2007) - Ele mesmo
  • Sob Nova Direção (2004-2007) - Gustavo
  • Faça Sua História (2008) - Oswaldir
  • Separação?! (2010) - Agnaldo
  • Amor em 4 Atos (2011) - Aryclenes
  • Tapas e Beijos (2011-2015) - Armane
  • Mister Brau (2016) - Joaquim
  • Justiça (2016) - Celso
  • Cidade Proibida (2017) - Zózimo Barbosa

Vladimir Brichta em filmes

  • Paisagem de Meninos (2003) - Homem Relâmpago
  • A Máquina (2005) - José Onório
  • Fica Comigo Esta Noite (2006) - Edu
  • Romance (2008) - Orlando
  • A Mulher Invisível (2009) - Carlos
  • Quincas Berro D'Água (2010) - Leonardo
  • A Coleção Invisível (2012) - Beto
  • Muitos Homens Num Só (2013) - Dr. Antônio
  • Minutos Atrás (2014) - Alonso
  • Real Beleza (2014) - João
  • Minions (2015) - Voz de Herb Overkil
  • Um Homem Só (2016) - Arnaldo
  • Vai que Dá Certo 2 (2016) - Elói
  • Bingo: O Rei das Manhãs (2017) - Augusto Mendes (Bingo)
  • Capitu e o Capítulo (2021) - Bentinho

Redes sociais do Vladimir Brichta

O ator não tem redes sociais e já comentou sobre essa escolha em entrevistas. "Eu não tenho vontade de ter, mas meus filhos têm. Eu não cerceio. Mas eu não tenho vontade, acho que vai me aprisionar, acho que vai me tomar um tempo precioso. Lamento não poder divulgar determinados trabalhos, opinar politicamente sobre determinadas ações. Mas eu não tenho vontade", explicou ele no Conversa com Bial em 2017.

Brichta até admitiu que perde dinheiro por estar fora das redes sociais: "Perco algumas coisas com isso, algumas delas até na questão financeira. Se você tem visibilidade, pode monetizar. Além disso, é um canal de comunicação e divulgação de trabalhos, principalmente no teatro. Às vezes me pego pensando se não estou perdendo esse caminho, se teria ou não uma rede social, mas aí penso que teria que alimentar com coisas que são valorosas para mim, como minha privacidade. Não quero pagar esse preço. Sou uma figura pop, mas prefiro me preservar".

"Não encontro muito o lugar da crítica por não estar nas redes sociais. Alguém da família, um amigo, pode falar alguma coisa comigo e eu analisar depois. Mas não me sinto muito julgado. Além disso, estou envelhecendo de um jeito que está bacana. Não me aflige demais, o que me aflige é como estou gastando esse tempo", completou em entrevista à Trip FM.

Quem foi a primeira mulher do ator Vladimir Brichta?

O artista se casou em 1995 com a cantora Gena Karla Ribeiro, com quem teve a primeira filha, a atriz Agnes Brichta. Entre 2000 e 2003, ele também namorou a atriz Ana Paula Bouzas.

O que aconteceu com Gena Karla Ribeiro?

Gena morreu aos 28 anos, em setembro de 1999, vítima de porfiria, uma doença rara que causa um defeito na produção de hemoglobina, responsável pelo transporte de oxigênio no sangue.

Após a morte da companheira, Vladimir Brichta precisou enfrentar uma disputa judicial pela guarda da filha mais velha. O ator, que estava no início da carreira, tinha 21 anos e brigou com Maria Eugênia, mãe de Gena, que era desembargadora do Estado do Sergipe.

O intérprete comentou sobre a curiosidade dos fãs em relação ao caso judicial. "Não gostaria de falar para sempre, mas entendo absolutamente a curiosidade das pessoas. Todo mundo que acompanhava TV e o meu trabalho e que tem mais de 30 anos vai se lembrar do que passou, da mãe, da avó... Escutei muita gente na época, foi uma comoção", relembra Brichta, em entrevista à coluna de Patrícia Kogut, do jornal O Globo.

Como Adriana Esteves conheceu Vladimir Brichta?

O namoro dos artistas começou nos bastidores da novela Kubanacan (2003), mas eles já haviam contracenado antes em Coração de Estudante (2002).

Em entrevista, Adriana revelou que a química entre eles mudou os rumos dos personagens da trama de Emanuel Jacobina: "Quando fizemos a nossa primeira novela juntos, também não era para ser um par romântico. Nós tínhamos uma facilidade e uma harmonia para fazer funcionar as coisas".

O romance só foi assumido publicamente em janeiro de 2004, depois de sete meses que a novela escrita por Carlos Lombardi estava no ar. Os atores se casaram no começo de 2006. O casal só tem um filho junto, Vicente Brichta, mas os dois saíram de relacionamentos anteriores já com herdeiros.

Filhos do Vladimir Brichta

Além de Agnes, o mineiro também é pai de Vicente Brichta, fruto da união com Adriana Esteves. Ele ainda é padrasto de Felipe Ricca, filho de Adriana com Marco Ricca.

Em 2021, Vladimir contracenou com Agnes em Quanto Mais Vida, Melhor. Eles interpretaram Neném e Tina, pai e filha na novela da Globo. Mas, ao longo da trama, foi revelado que a garota não era herdeira biológica do jogador de futebol.

"É o maior barato você trabalhar com filho. É uma coisa muito especial e prazerosa, mas também muito difícil. Eu preciso enxergar uma colega de trabalho e não uma filha. Se eu enxergar uma filha, isso vai me atrapalhar, posso vir a atrapalhá-la também. A primeira coisa que penso é: isso não pode me atrapalhar", destacou o ator.

Qual é a idade do Vladimir Brichta?

46 anos.

Qual é a altura do Vladimir Brichta?

1, 82 metros.

Qual é o signo do Vladimir Brichta?

Áries.

Que time torce Vladimir Brichta?

O ator é torcedor do Bahia. Durante participação no Encontro com Fátima Bernardes em 2021, ele deu uma declaração polêmica: "Sou um torcedor do Bahia diferente porque eu também torço pelo Vitória".

"Sempre que tiver um Ba-Vi eu sou Bahia, mas, assim como lamento o Bahia na zona de rebaixamento, fico triste com o Vitória na Série B. É muito ruim para o futebol baiano não ter esses dois times na série A", explicou o artista na época.

Onde mora Vladimir Brichta ?

No Rio de Janeiro.


Personagens


Galeria de fotos de Vladimir Brichta

Egídio (Vladimir Brichta) revelará a Joaninha (Alice Carvalho) que lhe deseja na novela
Egídio (Vladimir Brichta) e José Inocêncio (Marcos Palmeira) em Renascer: guerra declarada
Egídio (Vladimir Brichta) em Renascer: mau-caráter vai querer internar Tião (Irandhir Santos)
Egídio (Vladimir Brichta) em cena de Renascer; personagem tinha outro nome na primeira versão da novela
Egídio (Vladimir Brichta) em cena de Renascer; fazendeiro levará Joana (Alice Carvalho) para casa
Egídio (Vladimir Brichta) em Renascer; ele acusará o rival de assassinato apenas para irritá-lo
Egídio (Vladimir Brichta) em Renascer; fazendeiro vai enrolar Tião (Irandhir Santos) após golpe
Egídio (Vladimir Brichta) se assustará quando Tião (Irandhir Santos) contar que matou dois homens
Egídio (Vladimir Brichta) em cena de Renascer; ele narrará a história do mocinho para o agregado
O coronel Egídio (Vladimir Brichta) no remake de Renascer; ele vai ser grande vilão da trama
Egídio (Vladimir Brichta) em cena de Renascer; fazendeiro descobrirá passado assassino do empregado
Vladimir Brichta como Egídio em Renascer; ele atormentará José Inocêncio (Marcos Palmeira)
Egídio (Vladimir Brichta) em Renascer; personagem terá péssima índole na novela das nove
Vladimir Brichta caracterizado como coronel Egídio, seu personagem na novela Renascer, da Globo
Vladimir Brichta em chamada de Renascer como Egídio: ator interpreta vilão vingativo e invejoso
Grazi Massafera, Vladimir Brichta e Juliana Paes: ex-atores da Globo estarão na HBO e Netflix
Vladimir Brichta e Herson Capri: ator vai viver personagem Teodoro no remake de Renascer
Vladimir Brichta e Juliana Paes vão protagonizar Pedaço de Mim, primeiro melodrama da Netflix
Neném (Vladimir Brichta) se livrará da Morte (A Maia); Roni (Felipe Abib) partirá no lugar dele
Novela Quanto Mais Vida, Melhor! carregou no drama e no choro em seu penúltimo capítulo
Neném (Vladimir Brichta) vai declarar amor por Paula Terrare (Giovanna Antonelli) no final
Neném (Vladimir Brichta) convidará Tigrão (Matheus Abreu) para um almoço de família em sua casa
Neném (Vladimir Brichta) voltará a jogar no Flamengo e marcará golaço antes de juízo final
Em Quanto Mais Vida, Melhor!, Neném (Vladimir Brichta) terá que fazer uma difícil escolha
Em Quanto Mais Vida, Melhor!, os protagonistas terão um último encontro com a Morte (A Maia)
Neném (Vladimir Brichta) elogiará Paula (Giovanna Antonelli) e chateará Rose (Bárbara Colen)
Vladimir Brichta reacendeu sua paixão por futebol ao interpretar Neném na novela das sete
Neném (Vladimir Brichta) finalmente realizará seu sonho de jogar no Flamengo na novela das sete
Neném (Vladimir Brichta) exibirá seu domínio sobre a bola e virará febre nas redes sociais
Quatro protagonistas de Quanto Mais Vida, Melhor! terão último encontro com a Morte (A Maia)

Últimas notícias de Vladimir Brichta


Últimas notícias