Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ZINHA JUPARÁ

Remake de Renascer muda gênero de personagem para corrigir mancada de autor

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Samantha Jones caracterizada como Zinha Jupará em Re

Zinha Jupará (Samantha Jones) em Renascer; ela é filha de Jupará (Evaldo Macarrão) no remake

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 9/2/2024 - 21h00

Após as críticas pelo excesso de reverência à versão original de Pantanal (1990), Bruno Luperi não hesitou em fazer mudanças estruturais no remake de Renascer. O autor até mesmo trocou o gênero de um dos personagens do núcleo central, transformando Zinho (Cosme dos Santos) em Zinha (Samantha Jones). Ele, inclusive, acrescentou um drama a mais para a jovem --a descoberta da sexualidade na novela das nove da Globo.

Luperi não só responde aos anseios da audiência, que cobra a emissora por mais diversidade em seus folhetins, como também faz um mea-culpa. Ele vai de encontro às declarações do avô, Benedito Ruy Barbosa, sobre o desenvolvimento de tramas focadas em LGBTQIA+.

"Não sou contra, não acho errado. O que acho é que, quando tenho na mão 80 milhões [de pessoas] assistindo à minha novela, tenho que ter responsabilidade. Tenho que saber que tem muito pai que não quer que o filho veja, porque eles não sabem explicar, não sabem como colocar", disse o veterano, durante o lançamento de Velho Chico (2016).

Ruy Barbosa foi duramente criticado na época, sobretudo por também ter dito que "odeia história de bicha". Ele até já tinha escrito personagens LGBTQIA+ em suas novelas, como Buba (Maria Luísa Mendonça) na primeira versão de Renascer (1993) e Zaqueu (João Alberto Pinheiro) na Pantanal (1990) exibida pela Manchete. As abordagens, porém, hoje são alvos de críticas.

Luperi até manteve o peão declaradamente homossexual no remake de Pantanal, mas descartou as cenas em que a homofobia servia como alívio cômico. Interpretado por Silvero Pereira, Zaquieu chegou até a dar um beijo em outro homem no último capítulo.

Desta vez, o roteirista também mudou o perfil de Buba, agora interpretada por Gabriela Medeiros. Ela, que originalmente era uma pessoa intersexo, se tornou uma mulher transexual.

De acordo com a sinopse de Renascer a que o Notícias da TV teve acesso, Zinha vai viver uma série de conflitos com a própria sexualidade. Ela vai se interessar por outras mulheres, com ainda mais holofotes sobre sua história –especialmente após as reclamações sobre o apagamento do casal de lésbicas de Terra e Paixão (2023).

Luperi, contudo, vai aproveitar parte do original no desenvolvimento da melhor amiga de João Pedro (Juan Paiva). Ela também vai tentar provar que a negligência de José Augusto (Renan Monteiro) foi responsável pela morte do pai, Jupará (Evaldo Macarrão).


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 29/4 a 11/5

Segunda, 29/4 (Capítulo 85)
Morena demonstra a Deocleciano seu encantamento por Teca. Bento se prontifica a convencer o pai a abrir uma sala de aula para adultos, como deseja Lu. Sandra confessa a Eliana que alugou a casa de Jacutinga ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.