Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SOFRIMENTO

Renascer: Desiludido e humilhado, Tião Galinha se enforca na cadeia e deixa recado

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Irandhir Santos caracterizado como Tião Galinha; ele parece sério em cena de Renascer

Tião Galinha (Irandhir Santos) em cena de Renascer; ele se mata no final da novela por decepção

SABRINA CASTRO

sabrina@noticiasdatv.com

Publicado em 26/2/2024 - 7h21

[Alerta de gatilho: este texto contém informações que podem ser sensíveis a pessoas com depressão ou tendências suicidas]

Se o autor Bruno Luperi cumprir a promessa de seguir à risca a versão original de Renascer, o destino de Tião Galinha (Irandhir Santos) já está selado. E ele não será nada positivo. O homem decidirá tirar a própria vida na cadeia, após perceber que não há diabinho que possa o colocar na esteira do sucesso na novela das nove da Globo.

Isso o afetará bastante, uma vez que boa parte de sua trajetória na novela será em busca do tal ser encantado que fez José Inocêncio (Marcos Palmeira) praticamente "ganhar" uma fazenda do nada.

O ser sobrenatural ainda o fez multiplicar sua produção e suas terras. Mas cobrou seu preço: relegado ao segundo plano, em detrimento da santa de Maria Santa (Duda Santos), o capeta tem seu dedo na morte da mulher.

Mas Tião não terá a oportunidade nem de fazer uma escolha. Ele nunca encontrará um diabinho para chamar de seu, e, então, tentará um outro plano para mudar de vida: um "ovo de ouro". Ele encucará com a ideia de que uma de suas galinhas soltará um ovo premiado e, então, passará a carregá-la para todos os cantos. Daí, o nome do personagem.

A estratégia, contudo, não fará o catador de caranguejos mudar a vida dele e de Joana (Alice Carvalho), como ele tanto desejou nesse início da novela. Muito pelo contrário: ele só será humilhado e explorado por Egídio (Vladimir Brichta).

Na novela original, ele ainda acabou preso injustamente e foi humilhado na cadeia. Sem esperanças, o personagem --então interpretado por Osmar Prado-- decidiu se enforcar. Antes, ele deixou um bilhete: "Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém. Quem ganha mais do que come sempre come o pão de alguém."

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.


Caso você esteja pensando em cometer suicídio, procure ajuda especializada como o CVV (Centro de Valorização da Vida) e os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) da sua cidade. O CVV funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e presencialmente.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 12 a 27/4

Sexta, 12/4 (Capítulo 71)
Eliana ensina estratégias para Mariana. As duas conversam e Inácia estranha a proximidade das duas. Egídio comenta com Marçal que vai demitir funcionários da sua fazenda. Eliana bajula José Inocêncio. Lu chama a atenção de Zinha ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.