Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SOPRO DO CAPETA

José Inocêncio morre em Renascer? Na mira de Damião, fazendeiro recebe alerta

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Marcos Palmeira está com expressão séria em cena como José Inocêncio na novela Renascer

José Inocêncio (Marcos Palmeira) em cena de Renascer; fazendeiro correrá risco de tocaia

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 26/2/2024 - 21h20

José Inocêncio (Marcos Palmeira) pressentiu que corre perigo desde a chegada de Damião (Xamã) em Renascer. O fazendeiro deixará subentendido que o capetinha de estimação soprou em seu ouvido as verdadeiras intenções do forasteiro e o confrontará na novela das nove da Globo. O pistoleiro acabará confessando que foi contratado para matar o produtor de cacau.

No capítulo desta segunda (26), o protagonista deixará Mariana (Theresa Fonseca) de cabelo em pé ao contar como conseguiu o diabinho na garrafa. "Mais num é só de cacau e de mim que ele cuidô, esse cramulhãozinho aqui me avisa de qualquer traição que eu possa sofrê", soltará ele.

A neta de Belarmino (Antonio Calloni) sentirá a alfinetada, mas não comentará nada. "Vai guardá isso pra quê?", questionará ela. "Vai que de repente alguém abra essa garrafa e dêxa ele escapá?! Ia o diabo!", ironizará o fazendeiro.

Apesar de se distrair com os encantos de Ritinha (Mell Muzzillo), Damião logo se lembrará do motivo de estar na região. "Teu tempo tá corrêno, home... E ocê num vei aqui pra ficá de papo pro arto. tem um sirviço a fazê e vão lhe cobrá por isso", pensará o matador a sós.

O forasteiro tentará se aproximar do alvo e aproveitará um convite de Mariana para conhecer a casa do protagonista. Inácia (Edvana Carvalho) pressentirá as más intenções do funcionário e preparará um chá de ervas especial enquanto José Inocêncio estiver falando com ele.

"Tenho pra mim que ocê seja um gatilho de covarde, como tantos que conheci nessa vida! É um matadôzinho, desses que corre o mundo atráis de atendê o primêro frôxo que lhe dê um trocado... E que veio pr'essa fazenda a mando de um desses aí, pra tentá me mandá pra cova!", acusará o pai de João Pedro (Juan Paiva).

"Desse jeitcho o sinhô té me ofende", rebaterá o cínico. "Esse teu jeito num me engana... Que eu conheço gente do seu tipo e num é de hoje", insistirá o produtor de cacau.

Só que, assim que tomar a bebida dada por Inácia, Damião abrirá o bico. "Tá certo, sêoInocênço, se o sinhô qué tanto que eu lhe seja sincero, eu vô sê. Até porque eu nunca tive nessa vida ninguém pela minha frente que tivesse a coráge de dizê metade de tudo que o sinhô me disse!"

"Então me diga a troco de que veio pra esta fazenda? Antes que eu perca minha paciência", exigirá o protagonista, que não se surpreenderá com a revelação do matador.

Oxente... O sinhô sabe pra que é que eu vim até aqui. Eu vim pra cabo de sua vida! Se o sinhô tá vivo é porque lhe acho um cabôco merecedô de tudo que plantô nessa vida. E peço inté desculpa por lhe mintido esse tempo.

"O que é que eu faço com você agora?", indagará o personagem de Marcos Palmeira. "Se num teve crime, tem nem o que feito", afirmará o rapaz. Damião ainda pedirá a ajuda de Ritinha para mudar seu destino e prometerá ser fiel a José Inocêncio.

Final de José Inocêncio em Renascer

Na primeira versão da novela, exibida em 1993, José Inocêncio (Antonio Fagundes) só morreu no último capítulo. Já com a saúde debilitada, o fazendeiro sofreu um acidente quando voltava da cidade.

Ele se recusou a receber tratamento e agonizou no leito de morte. "Me chame a sua mãe", pediu a João Pedro (Marcos Palmeira). "Mainha? Eu lhe chamar mainha? Mas eu que lhe tirei ela, painho", estranhou o rapaz.

Ao perceber o sofrimento do pai em não conseguir partir, o mocinho decidiu desenterrar o facão do protagonista dos pés do jequitibá. Ele entregou o objeto para José Inocêncio e explicou sua atitude.

Antonio Fagundes em Renascer (1993)

Morte de Inocêncio na 1ª versão de Renascer

"Eu tive lá no pé do jequitibá-rei. Eu ranquei o facão que tava enfiado nele. Como era de sua vontade, não era? Eu não quero ver o senhor sofrendo desse jeito, não. Esse seu filho enjeitado, ele lhe quer muito", desabafou João.

Muito emocionado, o fazendeiro pegou o facão e se reconciliou com o caçula. "Obrigado, João Pedro. Só ocê memo para me fazer essa caridade. Eu não tava conseguindo ir embora, causo que meu facão tava fincado lá", afirmará o enfermo. "Eu não queria que o senhor se fosse. Eu lhe amo, painho", chorou o rapaz. "A gente brigou tanto, meu filho", lembrou o coronel.

João ainda pediu perdão ao pai. "Só se ocê me der um abraço. Eu amo você, meu filho. Me perdoe por nunca ter lhe dito isso", arrependeu-se Inocêncio, que morreu logo após abraçar o caçula.

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake deve ser substituído por uma nova trama de João Emanuel Carneiro em setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 18/7 e 3/8

Quinta, 18/7 (Capítulo 154)
José Inocêncio pede perdão a João Pedro, mas diz a Deocleciano que sente que perdeu o filho para sempre. José Inocêncio manda Bento chamar Kika para que ela venha até a fazenda. Delegado Nórcia interroga Marçal ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.