SOPRO DO CAPETA
FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO
José Inocêncio (Marcos Palmeira) em cena de Renascer; fazendeiro correrá risco de tocaia
José Inocêncio (Marcos Palmeira) pressentiu que corre perigo desde a chegada de Damião (Xamã) em Renascer. O fazendeiro deixará subentendido que o capetinha de estimação soprou em seu ouvido as verdadeiras intenções do forasteiro e o confrontará na novela das nove da Globo. O pistoleiro acabará confessando que foi contratado para matar o produtor de cacau.
No capítulo desta segunda (26), o protagonista deixará Mariana (Theresa Fonseca) de cabelo em pé ao contar como conseguiu o diabinho na garrafa. "Mais num é só de cacau e de mim que ele cuidô, esse cramulhãozinho aqui me avisa de qualquer traição que eu possa sofrê", soltará ele.
A neta de Belarmino (Antonio Calloni) sentirá a alfinetada, mas não comentará nada. "Vai guardá isso pra quê?", questionará ela. "Vai que de repente alguém abra essa garrafa e dêxa ele escapá?! Ia sê o diabo!", ironizará o fazendeiro.
Apesar de se distrair com os encantos de Ritinha (Mell Muzzillo), Damião logo se lembrará do motivo de estar na região. "Teu tempo tá corrêno, home... E ocê num vei aqui pra ficá de papo pro arto. Cê tem um sirviço a fazê e vão vî lhe cobrá por isso", pensará o matador a sós.
O forasteiro tentará se aproximar do alvo e aproveitará um convite de Mariana para conhecer a casa do protagonista. Inácia (Edvana Carvalho) pressentirá as más intenções do funcionário e preparará um chá de ervas especial enquanto José Inocêncio estiver falando com ele.
"Tenho pra mim que ocê seja um gatilho de covarde, como tantos que conheci nessa vida! É um matadôzinho, desses que corre o mundo atráis de atendê o primêro frôxo que lhe dê um trocado... E que veio pr'essa fazenda a mando de um desses aí, pra tentá me mandá pra cova!", acusará o pai de João Pedro (Juan Paiva).
"Desse jeitcho o sinhô té me ofende", rebaterá o cínico. "Esse teu jeito num me engana... Que eu conheço gente do seu tipo e num é de hoje", insistirá o produtor de cacau.
Só que, assim que tomar a bebida dada por Inácia, Damião abrirá o bico. "Tá certo, sêo Zé Inocênço, se o sinhô qué tanto que eu lhe seja sincero, eu vô sê. Até porque eu nunca tive nessa vida ninguém pela minha frente que tivesse a coráge de dizê metade de tudo que o sinhô me disse!"
"Então me diga a troco de que cê veio pra esta fazenda? Antes que eu perca minha paciência", exigirá o protagonista, que não se surpreenderá com a revelação do matador.
Oxente... O sinhô sabe pra que é que eu vim até aqui. Eu vim pra dá cabo de sua vida! Se o sinhô tá vivo é porque lhe acho um cabôco merecedô de tudo que plantô nessa vida. E peço inté desculpa por tê lhe mintido esse tempo.
"O que é que eu faço com você agora?", indagará o personagem de Marcos Palmeira. "Se num teve crime, tem nem o que sê feito", afirmará o rapaz. Damião ainda pedirá a ajuda de Ritinha para mudar seu destino e prometerá ser fiel a José Inocêncio.
Na primeira versão da novela, exibida em 1993, José Inocêncio (Antonio Fagundes) só morreu no último capítulo. Já com a saúde debilitada, o fazendeiro sofreu um acidente quando voltava da cidade.
Ele se recusou a receber tratamento e agonizou no leito de morte. "Me chame a sua mãe", pediu a João Pedro (Marcos Palmeira). "Mainha? Eu lhe chamar mainha? Mas eu que lhe tirei ela, painho", estranhou o rapaz.
Ao perceber o sofrimento do pai em não conseguir partir, o mocinho decidiu desenterrar o facão do protagonista dos pés do jequitibá. Ele entregou o objeto para José Inocêncio e explicou sua atitude.
"Eu tive lá no pé do jequitibá-rei. Eu ranquei o facão que tava enfiado nele. Como era de sua vontade, não era? Eu não quero ver o senhor sofrendo desse jeito, não. Esse seu filho enjeitado, ele lhe quer muito", desabafou João.
Muito emocionado, o fazendeiro pegou o facão e se reconciliou com o caçula. "Obrigado, João Pedro. Só ocê memo para me fazer essa caridade. Eu não tava conseguindo ir embora, causo que meu facão tava fincado lá", afirmará o enfermo. "Eu não queria que o senhor se fosse. Eu lhe amo, painho", chorou o rapaz. "A gente brigou tanto, meu filho", lembrou o coronel.
João ainda pediu perdão ao pai. "Só se ocê me der um abraço. Eu amo você, meu filho. Me perdoe por nunca ter lhe dito isso", arrependeu-se Inocêncio, que morreu logo após abraçar o caçula.
Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake deve ser substituído por uma nova trama de João Emanuel Carneiro em setembro.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9
Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio.
João Pedro anuncia ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.