Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

AO MESMO TEMPO

Gloria Perez fura fila das nove e empurra 'nova' Avenida Brasil para Globoplay

FOTOS: JOÃO COTTA/TV GLOBO

Montagem com João Emanuel Carneiro à esquerda e Gloria Perez à direita

João Emanuel Carneiro e Gloria Perez; autores vão produzir novelas das nove simultaneamente

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 9/3/2022 - 13h14
Atualizado em 9/3/2022 - 13h52

Com a audiência da TV aberta em queda, a Globo terá pela primeira vez duas novelas das nove no ar. Gloria Perez furou a fila do horário nobre e vai escrever a substituta de Pantanal, que tem o título provisório de Travessia. Com a manobra, João Emanuel Carneiro vai produzir Olho por Olho diretamente para o Globoplay --com o apelo de ser mais uma história de vingança assim como a "mítica" Avenida Brasil (2012).

A rede dos Marinho já obteve bons números com a segunda temporada de Verdades Secretas 2, primeiro folhetim feito sob medida para a plataforma de streaming da Globo. "Nossa aposta é que entre uma e outra, o público vai optar por acompanhar as duas tramas", explica Ricardo Waddington, diretor de entretenimento, em comunicado à imprensa nesta quarta-feira (9).

Com a nova estratégia, a Globo ainda vai atender uma reivindicação dos autores por tramas cada vez mais curtas. Prevista para o último trimestre de 2021, a nova história de João Emanuel vai ter 80 capítulos e será lançada como uma obra aberta. Ou seja, sem que o desfecho seja definido antecipadamente.

"Em termos de valores de produção e qualidade artística, é como se estivéssemos entregando ao público duas novelas das nove ao mesmo tempo. Uma na TV Globo, e outra no Globoplay. Isso só é possível graças à capacidade de produção dos estúdios, que se adaptam rapidamente às necessidades de criar, desenvolver e produzir conteúdos multiplataforma", prossegue Waddington.

A líder de audiência se movimenta diante do investimento de concorrentes em levar o formato folhetinesco para a versão sob demanda. A HBO, por exemplo, anunciou nos últimos dias que vai procurar uma atriz para estrelar a telessérie Segundas Intenções, de Raphael Montes, no programa de Fausto Silva na Band.

O canal pago, inclusive, beneficio-se das recentes demissões para formar uma equipe que já tem o know-how em fazer folhetins. Além de Camila Pitanga como uma das principais antagonistas, Silvio de Abreu --que foi diretor de dramaturgia da Globo e é um autor que coleciona sucessos-- ficará responsável pela supervisão do texto.

Além de cinco novelas para a TV aberta, a emissora carioca atualmente produz 15 projetos originais para o Globoplay e canais pagos. "Esse novo modelo de gestão de portfólio é resultado do processo de transformação da empresa, que tem permitido uma visão estratégica de nossos conteúdos para múltiplas plataformas", acrescenta o diretor-presidente Paulo Marinho.

Da vingança à tecnologia

João Emanuel Carneiro teve uma carreira meteórica como autor titular dentro da Globo, em que foi alçado ao posto de "medalhão" com apenas duas novelas das sete no currículo. Ele fez a estreia às nove com A Favorita (2008), mas alcançou o maior êxito com Avenida Brasil.

Ele não repetiu a boa repercussão com A Regra do Jogo (2015) e Segundo Sol (2018), que também patinaram na audiência. Olho por Olho também era um dos últimos projetos escalados por Abreu no seu antigo cargo na Globo, o autor foi substituído por José Luiz Villamarim no final de 2020.

A trama inédita abordaria mais uma vez a vingança, uma das marcas registradas de Carneiro, em que Nicolas Prattes daria vida a um garçom que aceita levar a culpa por um crime que não cometeu. Ele, porém, é abandonado pelos que o contrataram e faz de tudo em busca de retribuição.

Gloria Perez, que está longe do horário nobre desde o fim de A Força do Querer (2017), mais uma vez abordará as relações entre o homem e a tecnologia em Travessia. A cultura e os costumes de Portugal também servirão de pano de fundo para a história que estreará no segundo semestre deste ano após a exibição de Pantanal, que entra no ar no próximo dia 28.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações sobre novelas, TV e celebridades:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.