CRIME E CASTIGO
FOTOS: REPRODUÇÃO/RECORD
Neferíades (Dandara Albuquerque) em Gênesis; megera se tornará uma mulher amaldiçoada
Neferíades (Dandara Albuquerque) será castigada por levantar falso testemunho contra José (Juliano Laham) em Gênesis. Depois de flagrar a mulher na cama com outro, Potifar (Val Perré) vai cortar seu nariz fora e ainda a abandonará à própria sorte. Amaldiçoada, ela sobreviverá de esmolas, catará comida do chão e até se prostituirá para não passar fome na novela bíblica.
A megera passou de todos os limites ao despencar até a prisão para espezinhar o filho de Israel (Petrônio Gontijo), detido injustamente após ser acusado de tentar estuprá-la. Ele ainda passará dois anos atrás das grades até que Deus, que na trama aparece na voz de Flávio Galvão, colocará Sheshi (Fernando Pavão) em seu caminho.
O faraó será atormentado por um mesmo sonho todas as noites, e o hebreu será o único capaz de decifrá-los no folhetim de Camilo Pellegrini, Stephanie Ribeiro e Raphaela Castro. Ele cairá nas graças do monarca e até mesmo será nomeado governador-geral.
Cheio de inveja, Adurrá (Ricardo Lyra) alertará ao nobre que José foi preso por molestar a mulher de Potifar. Disposto a resolver a questão de uma vez por todas, Sheshi ordenará ao general que traga Neferíades imediatamente.
O militar, porém, pegará a companheira na cama com Teruel (Amaurih Oliveira). Ele, então, a arrastará enrolada apenas em lençóis até a sala do trono para aplicar um dos piores castigos de todo o Egito --mulheres adúlteras tinham o rosto mutilado para não serem desejadas por mais nenhum homem.
Potifar (Val Perré) agride José (Juliano Laham)
Depois de ter o nariz decepado, Neferíades aparecerá suja e maltrapilha nas cenas que serão exibidas a partir do próximo dia 18. Ela usará um véu para cobrir o rosto parcialmente e, assim, conseguir convencer alguns estrangeiros a se deitar com ela em troca de alguns tostões.
O povo, porém, considerará a personagem de Dandara Albuquerque uma mulher amaldiçoada e poucos terão coragem de se aproximar. Segundo a mitologia egípcia, uma pessoa que perder qualquer parte do corpo será proibida de entrar no mundo dos mortos --em consequência, vai se transformar em um espírito condenado a vagar entre os vivos por toda eternidade.
Kaires (Diogo Salles), por exemplo, vai se recusar até mesmo a dar restos de comida à vilã, com medo de também ser punido pelos deuses. "Por favor, me dá um pouco de comida. Eu estou morrendo de fome", implorará a traíra.
"Você é uma amaldiçoada. O que quer que eu faça? Ninguém vai querer trabalhar com você. Mas se quiser, pode recolher as espigas que caem no chão e não são incluídas nos feixes", permitirá a o agricultor.
"Mas isso é pior do que trabalho escravo! Já fui rica. Não vou me submeter a uma coisa tão baixa", reclamará Neferíades. "Se era mesmo rica, o que está fazendo aqui? Por que teve o nariz arrancado? É pegar ou largar. Você pode ficar nos cantos", dirá o homem.
Neferíades (Dandara Albuquerque) no folhetim
Neferíades realmente existiu na Bíblia e até virou uma expressão no Direito para indicar uma mulher que faz uma denúncia caluniosa para punir a pessoa que a rejeitou.
O termo Síndrome da mulher de Potifar, porém, é cada vez mais questionado dentro dos tribunais pelo seu teor machista --já que vítimas reais de abuso não os denunciam com medo de serem desacreditadas.
Gênesis é uma adaptação livre do primeiro livro da Bíblia. O folhetim é dividido em sete fases, e, atualmente, a Record exibe a sétima: José do Egito. Além dos spoilers, o Notícias da TV publica o resumo da novela bíblica.
Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros
Ouça "#77 - Luísa faz grande revelação a Pilar em Nos Tempos do Imperador" no Spreaker.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Gênesis e outras novelas.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo da novela Gênesis: Capítulo de 22 de novembro
Segunda, 22/11 (Capítulo 220)
Lúcifer é impedido de invadir festa de Israel. Herit anuncia gravidez a Shereder. Judá se redime por ter vendido José. Asenate chora de felicidade ao lado do governador-geral do Egito. Deus surge em discurso final. Abumani surpreende ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.