Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NOVELAS DA GLOBO

Fórmula comovente de A Vida da Gente é a chave da inédita Um Lugar ao Sol

FOTOS: AGNEWS

O ator Cauã Reymond está todo molhado, em uma praia, como Chrtistan e carrega Alinne Moraes, a Bárbara, no colo como se tivesse se afogado em gravação de Um Lugar ao Sol

Cauã Reymond e Alinne Moraes gravam Um Lugar ao Sol na praia de Grumari, no Rio de Janeiro

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 6/8/2021 - 6h30

A reprise de A Vida da Gente chega ao fim nesta sexta (6) e, mesmo com números modestos na audiência, faz a Globo respirar aliviada. Em crise no horário nobre, com a "edição especial" de Império de mal a pior, a emissora tem motivos de sobra para comemorar a boa repercussão do folhetim de Lícia Manzo na internet. Afinal, a autora promete repetir a dose com a inédita Um Lugar ao Sol.

A roteirista investirá mais uma vez em uma marca registrada de suas histórias: a relação entre irmãos. Sete Vidas (2015), por exemplo, girava em torno de sete jovens completamente diferentes que se uniam ao descobrir que dividiam o mesmo pai --o navegador Miguel (Domingos Montagner).

Em meio à pressão nos bastidores para concluir as gravações, Um Lugar ao Sol deve causar um déjà-vu no público com os gêmeos interpretados por Cauã Reymond, separados ainda na infância. 

Criado em um orfanato, Christian passa dez anos atrás do familiar até que o destino o faz encontrar Renato, adotado por uma família rica, justamente no momento em que ele é morto durante um assalto. Incentivado por Bárbara (Alinne Moraes), a sua cunhada, ele assume o lugar do irmão em uma crise de identidade que se arrastará até os últimos capítulos.

A fórmula é muito parecida com a de A Vida da Gente, em que Manuela (Marjorie Estiano) assumiu a criação da sobrinha Júlia (Jesuela Moro) e se apaixonou pelo cunhado Rodrigo (Rafael Cardoso) durante o coma de Ana (Fernanda Vasconcellos). Ao acordar, a jogadora de tênis se revoltou ao ver que a cozinheira também havia se apoderado do seu espaço pessoal.

Ana (Fernanda Vasconcellos) de A Vida da Gente

Obsessões narrativas

Lícia vai discutir pela terceira vez a questão da adoção, um dos temas que se destacou na reapresentação de sua estreia como titular. A busca de Alice (Sthefany Brito) pelos pais biológicos gerou novamente curiosidade nos telespectadores, ainda que a personagem tenha gradativamente perdido função dentro da história.

A obra também contará com um núcleo de veteranos em Um Lugar ao Sol, a exemplo de Iná (Nicette Bruno) e seu baile da terceira idade em A Vida da Gente. Marieta Severo e Reginaldo Faria vão mostrar o amor na maturidade, além de outros dilemas a cargo de Luiz Senra, Antônio Pitanga e Rui Rezende.

A autora ainda voltará a falar de bissexualidade, pois Ilana (Mariana Lima) vai largar o marido Breno (Marco Ricca) ao se envolver com Gabriela (Natália Lage). Ela tem a chance de se redimir depois das críticas à abordagem superficial feita em Sete Vidas por meio de Esther (Regina Duarte).

Esther (Regina Duarte) em Sete Vidas

Números tímidos

A Vida da Gente não fez milagre na audiência, mas foi na contramão da terceira rodada de "edições especiais" que derrubou os índices. A novela ainda cumpriu a sua missão de fazer barulho nas redes sociais, sempre figurando entre os assuntos mais comentados no Twitter --e a Globo estuda lucrar cada vez mais com essa presença digital.

A reprise alcança até o momento 19,4 pontos de média na Grande São Paulo, apenas seis décimos atrás da reapresentação de Flor do Caribe. A marca é menor do que os 21,8 de 2011, mas a produção teve, na prática, mais telespectadores. 

Há dez anos, o drama foi assistido em média por 3,8 milhões de telespectadores na Grande São Paulo. Reexibida entre março e agosto de 2021, ela foi sintonizada por 3,94 milhões. Essa diferença se deve ao ajuste que o Ibope faz no início de cada ano para que cada ponto seja equivalente a 1% do universo representado nas praças analisadas.

A Globo estreia a inédita Nos Tempos do Imperador na próxima segunda (9), no lugar de A Vida da Gente. Além dos spoilers, o Notícias da TV publica diariamente o resumo da novela das seis que a emissora reprisa devido à pandemia da Covid-19.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#68 - Tudo sobre o final de A Vida da Gente (e um spoiler de Nos Tempos do Imperador!)" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em A Vida da Gente e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo da novela A Vida da Gente: Capítulos de 6 a 7 de agosto

Sexta, 6/8 (Capítulo 137)
A cirurgia é um sucesso e todos comemoram. Rodrigo vai até o quarto de Manuela e chora, Gabriel observa a cena de longe. Rodrigo visita o rio onde ficou com Ana pela primeira vez. Passagem de ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.