REPRISE EM BAIXA
ALEX CARVALHO/TV GLOBO
Maria Marta (Lilia Cabral) em cena de Império; novela tem o pior desempenho da história na faixa das nove
No ar desde abril, Império já ocupa o posto de novela das nove de menor ibope da história da Globo. O folhetim que estava nessa amarga condição de principal fracasso da emissora até então era Babilônia, transmitida entre março e agosto de 2015. A previsão da emissora é colocar um fim na reprise atual apenas em outubro, quando a inédita Um Lugar Ao Sol deve estrear.
Segundo dados obtidos pelo Notícias da TV, os 65 primeiros capítulos da repetição de Império, exibidos entre 12 de abril e 22 de junho, registraram 26,1 pontos de média no PNT (Painel Nacional de Televisão), que indica os índices das 15 principais regiões metropolitanas do país.
Nesse período, o folhetim de Aguinaldo Silva foi sintonizado por 40,2% dos brasileiros, o que também representa o pior share de todos os tempos do horário mais nobre da televisão brasileira.
Em 2015, os 144 capítulos de Babilônia marcaram 26,2 pontos de média, com 42,1% de share. Escrita por Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga, a trama foi a primeira a ter fechado abaixo dos 30 pontos de média na faixa das nove no PNT. Desde então, foram ao ar outras 11 novelas --seis delas também não atingiram essa meta.
Nas reprises do período de pandemia, Fina Estampa anotou 31,0 de ibope e A Força do Querer fechou com 27,3 --o folhetim de Gloria Perez chegou a ser considerado um fracasso, mas se recuperou nas semanas finais, embalado pelo sucesso do BBB21.
Dividida em duas temporadas, uma antes da Covid-19 e outra durante a crise sanitária, Amor de Mãe registrou 28,7 de média na primeira parte e marcou 30,9 na segunda, que chegou ao fim em abril.
Exibida originalmente entre julho de 2014 e março de 2015, Império chegou ao fim com média de 33,8 pontos no mercado nacional e sintonizada por 55,5% dos brasileiros. Para o padrão atual, esses são índices de sucesso. Na época, porém, a trama já tinha sido a segunda de menor ibope no PNT.
O problema para a Globo é que, ao contrário de outros fracassos de audiência, dessa vez não é possível fazer mudanças no roteiro, por se tratar de uma reprise. Na tentativa de evitar outra reapresentação, a emissora ainda tende a reduzir os cortes para deixar a trama sobre o comendador José Alfredo (Alexandre Nero) no ar até outubro e só então colocar no ar a inédita Um Lugar ao Sol.
O novo folhetim ficou com as gravações paralisadas durante mais de um mês, quando a empresa optou por interromper os trabalhos nos estúdios por causa dos números elevados de mortes e infecções pela Covid-19, em março deste ano. A expectativa é que os trabalhos sejam finalizados em setembro.
Ou seja, a Globo terá uma dor de cabeça durante pouco mais de três meses, já que o desempenho de Império prejudica os programas do horário nobre como um todo. O Jornal Nacional, por exemplo, já está próximo de bater seu recorde negativo histórico, registrado justamente no ano em que Babilônia foi ao ar. A esperança da líder de audiência é que a reprise atual engrene nos últimos dois meses, como aconteceu na exibição original.
Veja abaixo um ranking com todas as novelas das nove que ficaram abaixo dos 30,0 pontos de ibope no PNT, do menor índice para o maior:
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Audiências
Audiências das Novelas
Babilônia
Globo
Império
Novela Um Lugar ao Sol | Globo
Novela das Nove
Resumo da novela Império: Capítulo de 5 de novembro
Sexta, 5/11 (Capítulo 179)
José Pedro ameaça matar Cristina. Marcão é socorrido por ambulância. José Alfredo liga para Maria Marta e revela pista sobre cativeiro de Cristina. Josué entrega arma a José Alfredo. O comendador encontra Cristina. José Alfredo mata ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.