Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

O PERGAMINHO VERMELHO

Efeito Rayssa Leal? Skatista de 13 anos vira heroína em nova animação do Disney+

Divulgação/Vitrine Filmes

Nina veste um moletom amarelo, capacete branco e tem um skate nos pés; ela observa dois pequenos furacões

A skatista Nina é a protagonista de O Pergaminho Vermelho, que entra no catálogo do Disney+

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 6/8/2021 - 6h25

Primeiro filme de animação brasileiro a entrar no catálogo do Disney+, O Pergaminho Vermelho chega à plataforma nesta sexta (6) com uma coincidência incrível: sua protagonista, Nina (voz de Marina Sirabello), é uma skatista de 13 anos que encontra a coragem para superar os obstáculos em seu caminho. Impossível não se lembrar de Rayssa Leal, a Fadinha que encheu o Brasil de orgulho ao levar prata no skate em Tóquio.

Obviamente, a ideia para O Pergaminho Vermelho não nasceu do talento de Rayssa: o longa está em desenvolvimento há dez anos, época em que a skatista ainda nem sonhava em se tornar uma estrela do esporte. Mas o timing não passou despercebido pelo diretor, Nelson Botter Jr. --a Tortuga Studios, responsável pelo longa, até fez um post no Instagram brincando com a medalha da Fadinha:

"É engraçado, o skate no filme tem um papel fundamental, porque a habilidade motora que a Nina tem, de ficar em cima de uma prancha, de fazer manobras, ajuda ela na batalha final contra o Lorde Dark [Nelson Machado]", disse o também produtor em entrevista ao Notícias da TV.

No longa, porém, Nina não está atrás de uma medalha. Ela quer apenas ir para uma festa com os amigos quando acaba discutindo com os pais, que desejam que ela assuma mais responsabilidades e não seja tão criança. Após fugir de casa, ela encontra o tal pergaminho que dá nome à obra e é transportada para o mundo mágico de Tellurian, que está sendo tomado pelas trevas.

Lá, ela conta com a ajuda da destemida Idril (Any Gabrielly, do Now United), do flautista Victor (Viny Takahashi), do fofo Wupa (Marcello Palermo) e do misterioso Grande Ancião (Isaac Bardavid) para entender uma profecia que a envolve e assim derrotar as forças do mal.

Do Brasil para o mundo

A ideia original era estrear O Pergaminho Vermelho nos cinemas ainda no ano passado, mas a pandemia de coronavírus alterou os planos. A equipe de aquisição do Disney+ se interessou pelo projeto e comprou os direitos de exibição, o que deve aumentar a exposição do longa em outros países --motivo de orgulho para Any Gabrielly.

"Eu fico muito feliz de fazer parte de tudo isso. São anos e anos com esse projeto. Eu fiz a minha parte há muitos anos, ver ele ser liberado para o público numa plataforma tão incrível é demais. Eu cresci vendo Disney, todo mundo sabe da importância da Disney na minha vida, então o filme sair no Disney+ é muito especial", contou ela.

A atriz e cantora, que já havia dublado a personagem Moana na versão brasileira da animação, agora faz uma voz original pela primeira vez. E a experiência, segundo ela, foi bem diferente.

Eu só tinha alguns rabisquinhos para me basear, então usei muito a imaginação. É como você ler um livro e imaginar esse universo na sua cabeça. Confesso que estava com medo, assustada, mas achei até mais divertido [do que dublar]. Você tem uma liberdade tão grande, pode fazer o que quiser, dar a sua essência.

A representante do Brasil no Now United também valoriza a possibilidade de apresentar um pouco mais da cultura de seu país para o resto do mundo --afinal, O Pergaminho Vermelho traz algumas referências ao folclore, como sacis e o curupira.

"Eu gosto de mostrar pros meus amigos do grupo que isso é brasileiro. É meio que levar um pouco mais da nossa cultura pra eles. O que eles conhecem do Brasil é estereotipado, não é exatamente tudo o que temos a oferecer. O projeto abre portas para muitos outros que estão por vir. E que eles venham, isso é ótimo!", celebra.

Confira o trailer de O Pergaminho Vermelho:

Prêmio NTV Melhores do ano


Leia também

Enquete

Qual foi o melhor telejornal ou programa jornalístico do ano?

Web Stories

+
Juan Paiva rouba a cena em Um Lugar ao Sol; conheça a história do atorGui Araujo deixa A Fazenda 13 após expor lado prepotente e preconceituoso; relembreDe série na Netflix a aposentadoria: Por onde anda o elenco de O Cravo e a Rosa?Vladimir Brichta contracena com a filha em Quanto Mais Vida, Melhor; veja outros casosConfinado em A Fazenda 13, Dynho não sabe que Mirella pediu divórcio; como fica o caso?

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Mais lidas