Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MEXERICOS DO INTERIOR

Fofoca vira a maior protagonista de Pantanal e edifica vida dos personagens

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Filó (Dira Paes) dá um sorrisinho e segura uma xícara em cena da novela Pantanal

Filó (Dira Paes) não dispensa uma boa fofoca em Pantanal; cozinheira recebe e passa informações

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 18/6/2022 - 6h30

A ausência de internet no Pantanal faz com que os moradores recorram a uma forma mais tradicional de espalhar as notícias da região: o bom e velho "disse me disse". A fofoca assume o posto de protagonista da novela das nove da Globo, já que movimenta todos os núcleos e edifica a vida dos personagens --ao contrário da famigerada opinião de Felipe Simas sobre os mexericos.

Os fuxicos marcam presença na trama desde a primeira fase do folhetim adaptado por Bruno Luperi. Tião (Fabio Neppo) e Quim (Chico Teixeira), por exemplo, viviam de cochicho e especulavam se o filho de Filó (Letícia Salles/Dira Paes) era fruto da noite quente com José Leôncio (Renato Góes/Marcos Palmeira) na currutela.

Até a lenda de que Maria Marruá (Juliana Paes) virava onça se espalhou depois que Gil (Enrique Diaz) não segurou a língua e revelou a história entre os pantaneiros durante uma visita à chalana de Eugênio (Almir Sater).

A embarcação, inclusive, é um dos pontos de encontro da "rádio peão" no bioma --e talvez só perca o posto para a cozinha de Filó (Dira Paes). Foi na chalana que Tibério (Guito) dedurou que Jove (Jesuita Barbosa) estava escondido na tapera de Juma (Alanis Guillen) depois de ter sido picado por uma cobra.

O sobrinho de Irma (Camila Morgado) também já atiçou a curiosidade dos personagens ao soprar aos quatro ventos um segredo do Velho do Rio (Osmar Prado). O rapaz deixou bem claro que o ancião é o pai de José Leôncio (Marcos Palmeira) e incomodou o pecuarista com tal teoria.

Rute (Bella Campos) também já provou que de Muda só tem o apelido. Apesar da fama de calada, a jovem vira e mexe se envolve nas fofoquinhas que se alastram pelas planícies pantaneiras. Ela, por exemplo, contou para Filó que Juma (Alanis Guillen) ainda não transou com Jove.

A virgindade da menina-onça caiu na boca do povo, já que a cozinheira dividiu a informação com Irma e com o "rei do gado". Indignada, a ex-prostituta chegou até a dar uma aula de sexo para preparar a selvagem para se deitar com o namorado.

Alanis Guillen conversa com Bella Campos

Juma troca confidências com Muda

Passa e repassa

Mesmo sendo um tanto antissocial, Juma também não fica de fora quando o assunto é bisbilhotar a vida alheia. A marrenta acabou revelando para Levi (Leandro Lima) que Muda estava de paquera com Tibério. O peão abusivo se revoltou com a informação e sequestrou a paranaense para afastá-la do rival.

Nesse caso, a fofoca culminou em mais um embate do boiadeiro com o violeiro e na morte trágica de Levi. E não demorou muito para o telefone sem fio entrar em ação: rapidamente todos os personagens ficaram sabendo que o mau-caráter tinha virado petisco para as piranhas.

Outro mexeriqueiro de carteirinha é nada menos que o cramulhão. O diabo já soprou nos ouvidos de Trindade (Gabriel Sater) vários alertas e fez previsões sobre os moradores do bioma. Por intermédio do coisa ruim, o peão confirmou que José Lucas (Irandhir Santos) era um Leôncio, desvendou o paradeiro de Juma no dia em que ela sumiu e ainda espalhou os poderes sobrenaturais e a identidade do Velho do Rio.

Recém-chegada à história, Zefa (Paula Barbosa) também está sempre atenta à vida dos patrões e acaba dando pequenos pitacos --que têm tudo para virarem ótimas fofocas no futuro. A empregada percebeu que Maria Bruaca (Isabel Teixeira) pulou a cerca com Levi e vai descobrir o envolvimento dela com Alcides (Juliano Cazarré) em breve.

Alcides é mais um na lista daqueles que não conseguem guardar segredos durante muito tempo. Basta pressionar um pouquinho o peão que ele expõe tudo o que não deveria. O capanga, por exemplo, revelou a Tenório (Murilo Benício) as origens de Juma e Muda e o histórico de vingança das famílias. Além disso, ele contou para Guta (Julia Dalavia) todos os podres do bigodudo.

Com tantos adeptos e a maior "rádio peão" dos últimos tempos, Pantanal é a prova de que o mexerico move o mundo --seja para o bem ou para o mal. Afinal, que atire a primeira pedra quem nunca se animou com uma fofoquinha edificante.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros:

Ouça "#105 - Maria Bruaca coloca mais um chifre em Tenório!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.