PAULA BARBOSA
FOTOS: JOÃO MIGUEL JR./TV GLOBO
Zefa (Paula Barbosa) personificará as exigências de Maria Bruaca (Isabel Teixeira) após chifre
Tenório (Murilo Benício) arrumará um baita problema ao contratar Zefa (Paula Barbosa) em Pantanal. O grileiro sofrerá com a convivência com a empregada bocuda na novela das nove da Globo. "Ela fala coisas que ele precisa ouvir, que ninguém tem coragem de falar. Ela traz isso àquela casa: algumas verdades à tona", adiantou a intérprete da nova personagem.
Ao menos, a funcionará fará um esforço para segurar a língua. Ela não espalhará os absurdos que presenciará na casa de Guta (Julia Dalavia). "Ela não é maldosa, não é fuxiqueira. É, sim, solta. Fala o que vem à cabeça, as coisas que vê, e é muito bacana porque ela fala com as pessoas e o assunto morre ali”, defendeu Paula, em entrevista enviada à imprensa pela Globo nesta quinta-feira (19).
A descrição da personagem, no entanto, deixa claro que a cozinheira gostará de cuidar da vida dos outros. Difícil condená-la, uma vez que ela terá um bom material para fofocar. A empregada será contratada por imposição de Maria Bruaca (Isabel Teixeira), que se recusará a fazer os serviços domésticos depois que descobrir sobre a segunda família do marido.
A dona de casa ouvirá uma conversa do grileiro e da filha em cenas que irão ao ar nesta quinta-feira. Ela manterá a informação para si em um primeiro momento, mas explodirá e esfregará verdades na cara do homem nos próximos capítulos. Revoltada, ela abandonará o avental e exigirá ter uma empregada.
Guta, Maria Bruaca, Tenório e Zefa em Pantanal
É aí que entra a nova cozinheira da família, que fará sua estreia no folhetim na próxima segunda-feira (23). "A Zefa é uma pantaneira, nascida no Pantanal --poucos personagens da novela são de fato do Pantanal, e ela é uma dessas. Ela é muito, muito religiosa. Acho que é até uma forma de ela ter alguma segurança, porque ela não tem pai nem mãe para instruir", afirmou a intérprete.
A vida como órfã também afetará a forma que a empregada lidará com os surtos do patrão. "A presença dela na fazenda é muito interessante porque sinto que, apesar de ela ser uma menina muito simples e humilde, é muito esperta. Acho que essa experiência de vida dela, de ter de se virar muito cedo, trouxe a ela uma esperteza", ressaltou a atriz.
Para dar vida à personagem, a jovem se preocupou em investigar a população pantaneira. Os estudos foram mais valorizados do que a maratona da primeira versão do folhetim, escrita por Benedito Ruy Barbosa, que é avô da atriz.
Fiz um trabalho muito intenso antes de gravar: estudo, pesquisa, leitura. Fui criando o corpo, toda a postura, o jeito de falar. A Zefa é engraçadíssima. Ela tem momentos muito divertidos, é leve. Então, quero passar essa energia leve. Essa coisa gostosa. Quando ela abre a boca para falar é divertido, é gostoso.
A primeira versão de Pantanal foi exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999). O remake da Globo é adaptado por Bruno Luperi, primo de Paula.
Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros
Ouça "#101 - Grande segredo de Quanto Mais Vida, Melhor é revelado!" no Spreaker.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10
Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.