Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DESAFIO

Autor de Pantanal recebe bênção do avô: 'Espero estar à altura'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Jove (Jesuita Barbosa) e Juma (Alanis Guillen) são os protagonistas do remake de Pantanal

Jove (Jesuita Barbosa) e Juma (Alanis Guillen) são os protagonistas do remake de Pantanal

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 14/3/2022 - 11h21

Bruno Luperi vive atualmente o momento mais importante de sua carreira: escrever o remake de Pantanal, novela que foi um divisor de águas para o avô, Benedito Ruy Barbosa. Autor da versão original, que foi exibida em 1990 na extinta Manchete (1983-1999), o novelista só autorizou a produção se o neto reescrevesse a obra. "Meu avô me deu a bênção dele, e eu espero estar à altura", diz Luperi sobre a nova novela das nove da Globo.

Luperi foi contatado pela emissora para ouvir sobre o assunto pela primeira vez em 2019. Desde então, parou sua vida para mergulhar na obra de Ruy Barbosa, uma das novelas mais importantes da dramaturgia brasileira.

"Nunca imaginei reescrever Pantanal, não busquei isso. Meu avô falou que só autorizava o remake se eu fosse o autor. E a Globo também queria que eu escrevesse justamente por entender o universo do meu avô. Cresci no pé da cama dele ouvindo suas histórias. E mergulhar no texto da novela foi quase uma terapia para mim porque entendi muito dos valores da nossa família, vivências de infância", conta o autor.

tv globo/divulgação

Bruno Luperi é o autor do remake de Pantanal

Apesar de não ter a colaboração de Benedito na adaptação de Pantanal, Bruno Luperi conta com as inúmeras trocas de ideia com o autor. O novelista, aliás, conhecido por escrever suas tramas sozinho, tem um cuidado extra do neto em não fazer grandes alterações em seu texto:

Ele vai fazer 91 anos, está lúcido e tem muito zelo por essa novela. Tenho intimidade com a obra dele e acho que isso o deixa mais tranquilo. Não é fácil para ele mexerem no que ele fez. Mas ele me passou muita confiança. Disse: 'Vai com que Deus te deu que vai dar certo'.

Luperi afirma que esta é uma obra fechada e que se trata, na verdade, de uma grande homenagem à novela e a Benedito. Os personagens e as tramas são as mesmas. As alterações que vão acontecer são apenas para modernizar alguns assuntos 30 anos depois e aproveitar melhor o avanço da tecnologia atual.

"Essa novela era para ter sido produzida na Globo e ela é a prova de que meu avô estava certo. Depois de Pantanal, meu avô voltou para a Globo com status de autor de novela das nove. Fez Renascer, Rei do Gado, Terra Nostra, Esperança. Essa nova versão fecha um ciclo para ele, é muito importante", fala Luperi.

Benedito não vê a hora de seu grande xodó estrear. "Ontem [domingo, 13 de março], meu avô me ligou para saber se eu tinha visto o primeiro capítulo. Aí ele perguntou: 'As pessoas vão gostar?'. Falei que sim e começamos a chorar. Essa novela é especial, tem um algo a mais que muda a vida de todas as pessoas que estão envolvidas dela."


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.