Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

POLÍTICA

Lula ou Bolsonaro? Saiba em quem os famosos votam na eleição para presidente

REPRODUÇÃO/YOUTUBE

Lula de camisa azul em uma foto à esquerda; Jair Bolsonaro em frente a uma estante de livros à direita

Artistas se dividem ao apoiar Lula ou Bolsonaro, candidatos à Presidência nas próximas eleições

IGRAÍNNE MARQUES

Publicado em 18/6/2022 - 6h25

A menos de quatro meses para as eleições, muitos famosos, incluindo artistas, cantores e até influenciadores, já decidiram em quem vão votar para a Presidência. Maria Rita, Latino e Tiago Leifert são apenas alguns dos nomes públicos que abordaram o assunto na internet recentemente, abrindo o jogo e o coração em entrevistas. Houve também quem declarasse a própria escolha nas redes, enquanto outros deram sinais sutis do que pretendem fazer em 2 de outubro.

A data, aliás, é repetida com insistência pelos apoiadores, justamente pela proximidade da decisão. Afinal, depois do "confirma" em uma das mais de 400 mil urnas eletrônicas espalhadas pelo país, não tem como voltar atrás e mudar o próprio voto.

Os dois candidatos com maiores intenções nas pesquisas também são os que parecem ter maior apoio aberto entre famosos: Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), de acordo com dados de 26 de maio do Instituto Datafolha, detêm 48% e 27% das intenções de votos respectivamente.

Mas também tem quem vote em Ciro Gomes (PDT), que aparece em terceiro lugar, com pouco menos de 10% da preferência. Os demais candidatos somam, juntos, 6% das intenções, enquanto votos nulos são de 7%. Apenas 4% das pessoas ouvidas não sabem ainda em quem votar.

Veja agora quais famosos já decidiram apoiar Lula, Bolsonaro, Ciro Gomes ou simplesmente não apoiar ninguém --pelo menos publicamente.

Famosos que apoiam Lula

Entre os artistas que apoiam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estão Bruno Gagliasso, José de Abreu, Marcelo Serrado, Marcelo Adnet, Silvero Pereira, Duda Beat, Lenine e muitos outros. Pabllo Vittar, que já levantou até uma toalha com o rosto de Lula no festival de música Lollapolooza, já reforçou mais de uma vez que pretende votar no petista.

Um grupo de ex-BBBs também já demonstrou apoio ao candidato, como Arthur Picoli, Gleici Damasceno e Gil do Vigor. Juliette, embora nunca tenha dito abertamente que pretende votar no ex-presidente, chegou a fazer campanha para o partido em outras eleições. 

Alguns cantores, como Caetano Veloso, Linn da Quebrada, Gilberto Gil, Chico César e Teresa Cristina reforçaram a opção vermelha, assim como Luísa Sonza e Ludmilla. Cleo, Alinne Moraes, Wagner Moura, Camila Pitanga, Denise Fraga, Valesca Popozuda, Tati Quebra Barraco, Pepita e Zélia Duncan também já firmaram o voto no Partido dos Trabalhadores. 

A atriz Leandra Leal chegou a declarar o próprio voto em Lula no Twitter, na virada do ano de 2021 para 2022. Maria Rita não apenas apoia o ex-presidente como chegou a comparecer ao casamento de Lula com a socióloga Janja Silva, assim como Daniela Mercury e o humorista Paulo Vieira. 

Deolane Bezerra, advogada criminalista que ganhou notoriedade após a morte de MC Kevin, com quem era casada, frisou diversas vezes em entrevistas que seu voto será em Lula. Para completar, a agora influencer também confirmou saber que, quanto mais próximo da decisão, maiores serão as perdas de seguidores em suas redes sociais, porque suas opiniões políticas vão se tornar mais enfáticas. 

Famosos que apoiam Bolsonaro

Já Bolsonaro tem um volume menor de artistas na base de apoio, pelo menos entre os que falam abertamente sobre o assunto na internet. É o caso de Latino e do apresentador Ratinho, do SBT. Além desses dois, o irmão de Bruno Gagliasso, Thiago Gagliasso, foi contra a linha de pensamento da família e declarou voto no atual presidente do país, assim como Regina Duarte. 

Mário Frias, que chegou a assumir o cargo da Secretaria de Cultura durante dois anos, também reforçou apoio, além de grande parte dos músicos sertanejos, grupo em que a linha de pensamento de Bolsonaro parece se criar mais facilmente. Nenhum, no entanto, costuma falar abertamente sobre o assunto nas redes sociais, a fim de evitar críticas ou mesmo perder contratos publicitários. 

Gusttavo Lima é um desses. Embora não cite o nome do atual presidente nas redes, já prestou até homenagem a Bolsonaro de helicóptero, quando, de acordo com a revista Veja, sobrevoou Goiânia com a aeronave envelopada com as cores do Brasil e o rosto do atual presidente. Em abril, aliás, o pai do sertanejo, Alcino Lima, viajou 124 Km com a atual mulher para encontrar com o presidente --que chegou a chamá-lo para subir no palanque ao seu lado

Além de Lima, Zezé Di Camargo tem até foto com o político, assim como Marrone (da dupla com Bruno) e outros sertanejos, que parecem compor a classe de artistas com maior número de apoiadores do atual governo. A dupla Mateus & Cristiano, aliás, chegou até a lançar um jingle para o atual presidente, surpreendendo o público. 

Entre as mulheres, Antônia Fontenelle, assim como Andressa Urach, admitem abertamente que apoiam o atual governo e esperam que o candidato do PL seja reeleito. Andressa, aliás, chegou a considerar batizar o próprio filho, nascido em 2021, de "Bolsonaro" antes de optar por Léon. 

Famosos que buscam 3ª via

Fábio Porchat, embora tenha dito mais de uma vez que, na ocasião de um segundo turno entre Bolsonaro e Lula, irá votar no PT sem pensar duas vezes, acredita que a melhor opção no momento seja Ciro Gomes (PDT). De acordo com o humorista, não é necessário pensar apenas em dois candidatos, já que há outros a serem analisados no momento. 

Já Tiago Leifert chegou a ser atacado na internet ao dizer, em uma entrevista, que pretende anular o voto caso o segundo turno se configure entre o atual presidente e Lula. O ex-apresentador do BBB, que sugeriu o nome de Luciano Huck como boa opção, defendeu a liberdade eleitoral e reforçou que, em uma democracia, ele segue tendo o direito de anular o próprio voto. A posição foi criticada por alguns artistas, como o youtuber Felipe Neto, que já avisou ser eleitor de Lula. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.