Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Duas histórias em uma

Entenda Espelho da Vida em cinco passos e se emocione com a missão de Cris

Fotos: Reprodução/TV Globo

Cris (Vitória Strada) na cena em que é baleada durante um pesadelo que ela tem com frequência - Fotos: Reprodução/TV Globo

Cris (Vitória Strada) na cena em que é baleada durante um pesadelo que ela tem com frequência

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 4/2/2019 - 6h03

Espelho da Vida confunde o público porque se divide em três tempos: o passado, o presente e a trama do filme. A novela traz uma mocinha que viaja no tempo, algo curioso e difícil de acreditar. Embarcar na aventura de Cris (Vitória Strada), no entanto, é intrigante e emocionante porque mexe com o inexplicável, além de se envolver em uma grande história de amor.

A cada dia, o telespectador recebe uma peça do quebra-cabeças que, quando montado, esclarecerá como e por que Julia Castelo foi assassinada nos anos 1930. Especialista na temática espírita, a autora Elizabeth Jhin está contando duas histórias diferentes que se completam.

O que aconteceu com a mocinha na vida passada não pode ser mudado, mas as descobertas dela sobre o que passou na sua última encarnação podem afetar o que Cris está vivendo atualmente.

A novelista começou a trabalhar primeiramente na história do filme. Ao ter uma romance recheado de mistérios, ela resolveu que a protagonista do longa podia descobrir nesse trabalho coisas que nem imaginava, como o fato de ter sido, na vida anterior, a mulher que iria interpretar no cinema.

Foi assim que Cris virou Julia. A partir daí, Elizabeth desenvolveu a teia que entrelaça todas as histórias da trama e criou os núcleos secundários, inseridos para entreter e gerar identificação no público.

Cris (Vitória Strada) em momento surreal; mocinha atravessa espelho, que serve de portal 

Confira em cinco passos como entender a novela das seis:  

História de amor além da vida 
A base da novela é a história de amor de Julia Castelo (Vitória Strada) e Danilo Breton (Rafael Cardoso). Um romance de alma gêmeas, capaz de ultrapassar a barreira da morte. Os dois se apaixonaram em 1930, mas não puderam ficar juntos por vários motivos.

Julia foi assassinada com um tiro no peito e reencarnou como Cris. A atriz já tinha pesadelos com o momento de sua morte na vida passada, mas não conseguia entender o que esses sonhos significavam.

Com suas idas e vindas no tempo, ela descobriu que seu amor por Danilo é muito mais forte do que aquilo que ela sente por Alain (João Vicente de Castro). A atriz, então, passou a fazer cada vez mais viagens no tempo para desvendar por que o mocinho do século passado foi acusado de matá-la. 

Personagens carregam dívidas de uma vida para outra
Na novela, a autora mostra que todos os envolvidos na trama dos anos 1930 estão tendo a oportunidade em suas vidas atuais de evoluírem, de fazerem o bem para aqueles que praticaram o mal no passado, de perdoarem e até de pagarem por aquilo que cometeram de errado.

Danilo (Rafael Cardoso) recebe visita de Julia (Vitória Strada) em enfermaria nos anos 1930

Por isso, algumas situações são invertidas. Por exemplo, Dora (Alinne Moraes) foi desprezada por Gustavo Bruno (João Vicente de Castro) no passado. Já na vida atual, ele, como Alain, foi apaixonado por ela, que agora é Isabel, e traído. A vilã deu uma espécie de troco sem saber.

Os dois continuam repetindo erros e precisam se acertar, senão vão carregar isso para a próxima vida. E cada descoberta sobre o que os personagens aprontaram no passado pode explicar suas atitudes no presente.

Filme enche linguiça e satiriza artistas
Já o núcleo do filme e os personagens jovens da novela representam a cota de humor e futricos. A história de Julia não é afetada pelas confusões entre Solange (Luciana Vendramini) e Emiliano (Evandro Mesquita), casal de famosos que se separou e vivia às turras.

O mesmo acontece com os devaneios de Mariane (Kéfera Buchmann) e com a pegação que rola entre os integrantes da produção. Cada um tem uma historinha em andamento, mas se o telespectador não entendê-las, não faz muita diferença.

Irene Ravache contracena com Ana Lúcia Torre; personagens idosas têm história e funções

Jovens e idosos mostram a vida como ela é
Espelho da Vida promove um diálogo interessante ao colocar idosos e jovens atores com suas histórias secundárias independentes da principal. Todas têm função de gerar identificação do público com os personagens.

São senhoras que trabalham, cuidam da família e têm sonhos para realizar. Elas mostram a vida como ela é. E também têm as descobertas gostosas da adolescência, como o encantamento de um primeiro beijo e por aí vai.

Os jovens estão sempre falando de redes sociais, seguidores, viralização. Conectam a novela com a realidade das pessoas mais modernas. 

Pregação sem religião e o sobrenatural
A novela passa o tempo todo mensagens sobre a espiritualidade, mostrando que cada ato dos personagens vai refletir lá na frente. Se não tem consequência na vida atual, pode fazer diferença em sua próxima encarnação.

A autora faz isso sem levantar bandeira dessa ou daquela religião. Prega o amor romântico, o amor de mãe e filha etc. E Espelho da Vida flerta muito com o interesse do ser humano sobre se existe vida após a morte.

O sobrenatural, como espíritos obsessores e anjos soltos por Rosa Branca, é uma das ferramentas para intrigar o público.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos sobre sua novela preferida!

Resumos Semanais

Resumo da novela Espelho da Vida: Capítulos de 28 a 30/3

Quinta, 28/3 (Capítulo 157)
Danilo descobre que Eugênio sequestrou Cris/Julia e o bebê. Piedade se desespera ao ver o estado da filha. Dora e Gustavo planejam fazer Cris/Julia sofrer. Alain conversa com Dalton e assume que acredita que Cris seja ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.