Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

TRAMA MAIS LEVE

Em Renascer, José Inocêncio confessa que inventou diabinho: 'É só um enfeite'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Em cena de Renascer, Marcos Palmeira está segurando uma garrafa com o diabinho

José Inocêncio (Marcos Palmeira) com o diabinho em Renascer: fazendeiro dirá que é só enfeite

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 23/4/2024 - 20h00

A abordagem sobre o diabinho de José Inocêncio (Marcos Palmeira) vai ganhar contornos cada vez mais leves no remake de Renascer. Nos próximos capítulos da novela das nove da Globo, o fazendeiro confessará que o cramulhãozinho é apenas um enfeite comprado em uma feira qualquer e que inventou a história contada a Tião (Irandhir Santos). Ele até deixará Teca (Lívia Silva) brincar com o bonequinho.

O tom mais ameno contrasta com a maneira como a história foi contada em 1993. Esta é mais uma mudança de Bruno Luperi, que decidiu dar sua cara à trama do avô após receber críticas por não ter mexido em Pantanal (2022).

Em cenas que estão previstas para irem ao ar em 3 de maio, o pastor Lívio (Breno da Matta) contará a José Inocêncio todos os problemas que Joana (Alice Carvalho) tem enfrentado com a teimosia do marido em chocar o ovo da galinha embaixo do braço para criar o seu diabinho.

José Inocêncio entregará a garrafinha com o cramulhão nas mãos do religioso, que a examinará diante de Augusto (Renan Monteiro) e José Bento (Marcello Melo Jr). Buba (Gabriela Medeiros) e Teca também estarão por ali.

"O pastor veja com seus próprios olhos... É só um enfeite! E pode tirá a rolha, que ele não escapa!", falará o fazendeiro. "Tá certo... Está se vendo que é só um enfeite, sêo José Inocêncio, mas a verdade é que aquele infeliz tem andado com aquela galinha embaixo do braço pra cima e pra baixo...", retrucará o personagem de Breno da Matta. Bento zombará: "É o que dá acreditar nos causos de painho".

O religioso falará que, se não fosse dona Patroa (Camila Morgado), Tião e a família já estariam no olho da rua, e Inocêncio explicará que não contou a história com essa intenção: "Aliás, a receita que dei pra ele seria pra desanimar qualquer um. O senhor imagine alguém pensar que será capaz de chocá um ovo debaixo do braço, por 21 dias e 21 noites! Com todo o respeito: só se for muito besta!".

Pastor Lívio dirá que Tião é muito inocente. "Ele está certo de que vai conseguir o diabinho dele!", completará. Augusto zombará do marido de Joana: "É só ele ir na feira onde painho comprou o dele...". O religioso chamará a atenção da família: "Vocês estão brincando com coisa séria!".

José Inocêncio argumentará que ex-catador de caranguejo logo desistirá, por causa de todas as dificuldades que ele inventou. "E tem mais: pra desanimar o infeliz eu inda disse que na hora que o diabinho nascê, se ele consegui chocá o tal ovo, ele vai perder algum ente querido dele... E aqui, pastor, nesta sala, ele me disse que a mulé dele, ele queria dexá fora do trato, mas que tava disposto a entregá um dos filho", contará. 

Buba ficará impressionada: "O senhor está brincando?". Inocêncio chegará a jurar por Deus. "Mas vocês entendem que eu só inventei essa barbaridade pra se ele desistia de querê um capetinha dele também... Mas o sujeito, pelo jeito, é tinhoso! Eu só inventei essa história pra ele desistir da ideia, pastor Lívio. Que dificuldade maior eu podia arranjá pr’aquele infiliz?", argumentará.

Pastor Lívio devolverá a garrafinha ao dono. "O senhor devia saber que não se deve fazer pouco da crendice desse povo nem por brincadeira", advertirá. Arrependido, José Inocêncio pedirá ao pastor que avise a Tião para que ele o procure para uma nova conversa.

"E painho dê a ele essa sua garrafinha, com seu capetinha... Quem sabe assim ele não sossega?", brincará Bento. José Inocêncio quase pulará de susto com a sugestão: "Mas isso eu num faço! Eu não sei se amanhã ou depois eu ainda posso ser vítima de alguma tocaia!".

Teca pedirá para ver o diabinho, e ele lhe entregará a garrafinha. A grávida achará graça, enquanto os demais assistirão à cena ressabiados. "Até que ele é bunitinho...", falará ela, enquanto girará o "brinquedo", divertida. "Mas não me tire a tampa, que vai feder enxofre pela casa toda!", brincará Inocêncio.

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 21/5 a 1º/6

Terça, 21/5 (Capítulo 104)
Dona Patroa demonstra arrependimento de ter voltado para casa. Joana pensa na proposta de indenização de Egídio a Tião. Buba e Augusto ficam juntos. Morena diz a Deocleciano que estranhou o fato de Teca querer morar ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.