DOR NAS COSTAS
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Manuela (Marjorie Estiano) e Júlia (Jesuela Moro) com uma máquina fotográfica analógica: fóssil tecnológico
Ainda que o público já tenha se cansado da maratona de reprises da Globo, A Vida da Gente conseguiu escapar da baixa audiência que assombra outras "edições especiais". O drama de Ana (Fernanda Vasconcellos) e Manuela (Marjorie Estiano) cativou o espectador e provou que "envelheceu" bem --ao contrário dos "cacarecos" tecnológicos que aparecem na novela das seis.
Exibido pela primeira vez em 2011, o folhetim de Lícia Manzo conseguiu fisgar as pessoas mais rápido do que a reapresentação de Flor do Caribe (2013), que só ultrapassou a casa dos 20 pontos médios de audiência a partir de sua quinta semana. A sucessora precisou de apenas três para atingir a meta --considerada satisfatória para a faixa.
Uma das "cartas na manga" foi o amor entre irmãos, um tema que a escritora já abordou em Sete Vidas (2015) e retomará novamente na inédita Um Lugar ao Sol, que estreará no segundo semestre se não houver mais interrupções por conta da pandemia da Covid-19.
Lícia acertou em cheio ao construir a narrativa em torno de um ponto de partida universal e atemporal, mas nem por isso a produção escapa de exibir alguns "fósseis" em um capítulo e outro. O laptop que Iná (Nicette Bruno) vai dar para Ana nos próximos capítulos, por exemplo, parece uma peça de museu perto dos modelos que estão hoje nas prateleiras.
As geringonças obviamente não atrapalham a história, mas dão a impressão de que se passou muito mais do que dez anos desde o "final feliz" de Júlia (Jesuela Moro) e suas duas mães. Às vezes, é difícil escapar da sensação que se está assistindo a uma "novela de época".
Veja três momentos em que A Vida da Gente saiu do "arco-da-velha":
Eva pede ao porteiro para chamar um táxi
Os táxis não entraram em extinção e continuam a rodar pelas ruas, mas quase ninguém mais efetivamente liga para solicitar uma corrida, como Eva (Ana Beatriz Nogueira) fez quando soube do acidente de Ana. O porteiro do prédio, aliás, precisou correr até um telefone fixo para atender o pedido da megera, incapaz de "discar" os números de tão nervosa.
Rodrigo (Rafael Cardoso) em A Vida da Gente
Rodrigo (Rafael Cardoso) não escondeu a timidez ao ver os inúmeros flashes que Manuela lançou com a sua máquina fotográfica analógica durante sua formatura. As versões digitais até existiam em 2011, mas ainda eram pouco acessíveis. Ainda era preciso ir até uma loja para "revelar" as imagens ou descobrir se o filme queimou.
Ana lê o blog que Manuela escreveu
Os blogs surgiram como uma espécie de diário virtual, em que Manuela passou a "anotar" cada um dos passos de Júlia para quando Ana acordasse do coma. Gebre há uma década, eles perderam espaço para as redes sociais, que se tornaram a maneira mais prática de registrar a passagem de um ser humano pela Terra --e o quanto ele reclamou da vida no Twitter.
A Globo adiou a estreia da inédita Nos Tempos do Imperador para o segundo semestre deste ano. A trama de época está prevista para entrar no ar em agosto. Além dos spoilers, o Notícias da TV publica diariamente o resumo da novela das seis que a emissora reprisa devido à pandemia da Covid-19.
Saiba tudo que vai rolar nos próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros
Ouça "#56 - Ana acorda em A Vida da Gente! E agora?" no Spreaker.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em A Vida da Gente e outras novelas.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo da novela A Vida da Gente: Capítulos de 6 a 7 de agosto
Sexta, 6/8 (Capítulo 137)
A cirurgia é um sucesso e todos comemoram. Rodrigo vai até o quarto de Manuela e chora, Gabriel observa a cena de longe. Rodrigo visita o rio onde ficou com Ana pela primeira vez. Passagem de ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.