Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MOCINHA SOFREDORA

De humilhada a exaltada: Por que Lia é a protagonista que Gênesis pediu a Deus?

FOTOS: BLAD MENEGHEL/RECORD

A atriz Michelle Batista caracterizada como Lia em cena de Gênesis

Michelle Batista interpreta Lia em Gênesis; nobre já teve a sua história contada em série da Record

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 5/7/2021 - 6h45

Gênesis enfrentará mais um momento delicado a partir desta terça (6), quando avançará para a sexta e penúltima fase, que levará o nome de Jacó (Enzo Barone/Miguel Coelho). O filho de Rebeca (Barbara França/Martha Mellinger), entretanto, está longe de ser o principal personagem da história --afinal, Lia (Bruna Perdigão/Michelle Batista) é a protagonista que a Record pediu a Deus.

A produção já havia passado por maus bocados ao trocar os efeitos especiais das três primeiras fases para ganhar um tom mais folhetinesco em Ur dos Caldeus. O público não comprou o triângulo amoroso de Terá (Ângelo Paes Leme), Nadi (Camila Rodrigues) e Amat (Branca Messina), e a emissora viu parte da audiência fugir durante os seus 36 capítulos.

Abraão (Zécarlos Machado), porém, mostrou que era realmente o escolhido de Deus ao se tornar o protagonista da produção e reverter a tendência de queda. O profeta caiu no gosto popular e, também por problemas nos bastidores e atrasos nas gravações, a rede de Edir Macedo não poupou esforços para espichar a quinta fase.

A Record, aliás, está longe de ter uma dor de cabeça com a morte do patriarca no folhetim de Camilo Pellegrini, Stephanie Ribeiro e Raphaela Castro. As fases finais já foram previamente testadas nas minisséries José do Egito (2013) e Lia (2018), ambas com boa repercussão e retorno no ibope.

A personagem de Michelle Batista, sem dúvida, é uma das principais cartas na manga da emissora para voltar a crescer em cima do Jornal Nacional e da malfadada "edição especial" de Império. A filha de Labão (Brenno Leone/Maurício Mattar) é uma representação perfeita daquela mocinha que come o pão que o diabo amassou e dá a volta por cima.

Doses homeopáticas

Lia já começou a atravessar uma via-crúcis ao ser desprezada pelo pai, que não tem coragem sequer de olhá-la na cara por conta da semelhança física com a mãe, Adinah (Michelle Batista). Ela também é menosprezada pelos irmãos, principalmente Amir (Luigi Matheus/Paulo Gabriel), que a culpa pela morte prematura da matriarca.

A jovem também foi assediada pelo avô Betuel (Roberto Bomfim) e se tornou uma das principais suspeitas de seu assassinato à sangue-frio. O sofrimento não deve acabar tão cedo, já que ela também será chamada de "feia", "doente" e "raquítica" ao ser oferecida em casamento a um amigo da família nas cenas que serão exibidas a partir de sexta (9).

Ela ainda despertará o interesse de Jacó, que se refugiará em Harã depois de ser ameaçado de morte por Esaú (Breno Morais/Cirillo Luna), mas o rapaz rapidamente se engraçará para o lado de Raquel (Allana Lopes/Thaís Melchior) --sua irmã e principal rival na narrativa.

O telespectador, diga-se de passagem, não deverá se assustar por sentir um déjà vu ao ver Lia ser apedrejada por todos. Tão velha quanto o Velho Testamento, a sua história serviu de inspiração para boa parte das mocinhas "vingativas", como a Clara (Bianca Bin) de O Outro Lado do Paraíso (2018).

O folhetim de Walcyr Carrasco até tropeçou na primeira fase, mas deu a volta por cima e virou um fenômeno a partir do momento em que a jovem escapou do manicômio e voltou a Palmas para dar o troco em seus algozes.

A principal questão para a Record é aprender com os erros da concorrência, dosar o sofrimento de Lia e não cair na tentação de picotar ainda mais os capítulos para espichar Gênesis. Quem sabe, assim, a novela não volta a repetir os bons números que foram inflados pelos efeitos especiais nos primeiros meses de exibição?


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Gênesis e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo da novela Gênesis: Capítulo de 22 de novembro

Segunda, 22/11 (Capítulo 220) 
Lúcifer é impedido de invadir festa de Israel. Herit anuncia gravidez a Shereder. Judá se redime por ter vendido José. Asenate chora de felicidade ao lado do governador-geral do Egito. Deus surge em discurso final. Abumani surpreende ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.