Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

TRAMA BÍBLICA

De dilúvio a torre de Babel, Gênesis acerta nos efeitos especiais? Vote na enquete

FOTOS: REPRODUÇÃO/RECORD

O ator Carlo Porto como Adão faz carinho em um leão gerado por computação gráfica em cena de Gênesis

Adão (Carlo Porto) interage com leão no Jardim do Éden; cenas de Gênesis receberam tratamento digital

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 27/1/2021 - 7h00

Os efeitos especiais se firmaram como um dos principais trunfos de Gênesis para incomodar a Globo no horário nobre. Com o jardim do Éden gerado por computação gráfica, e o fruto proibido criado artificialmente, a Record bateu de frente até com produtos tradicionais da concorrente, como o Jornal Nacional --e cenas como o dilúvio e a destruição da torre de Babel dão fôlego para a novela "atormentar" ainda mais.

O folhetim de Camilo Pellegrini, Stephanie Ribeiro e Raphaela Castro conseguiu aumentar a audiência na faixa, que já vinha embalada pela reta final de Amor Sem Igual (2019). Uma parte do público realmente colocou a mão no controle remoto e trocou as reprises de Haja Coração e A Força do Querer pela versão "pop" da criação do mundo na Bíblia.

As cores vivas e imagens saídas dos panfletos entregues por testemunhas de Jeová chamaram a atenção nas redes sociais, que também não deixaram os efeitos da primeira fase passarem ilesos. Um dos mais polêmicos foi a transformação da cobra que convenceu Eva (Juliana Boller) a desobedecer a Deus. O animal foi de uma iguana amarelada a um monstro rastejante.

Entre críticas e piadas, a estratégia de atiçar os telespectadores com uma parte visual mais caprichada não é necessariamente nova na Record. Os Dez Mandamentos (2015), por exemplo, conseguiu prender a atenção das pessoas com o burburinho em torno das dez pragas do Egito --um processo que levou semanas até ser concluído.

Por outro lado, Apocalipse (2017) também prometeu efeitos arrebatadores, com o perdão do trocadilho, mas não obteve o mesmo êxito do primeiro folhetim de Vivian de Oliveira. A novela enfrentou uma concorrência muito mais acirrada do que a antecessora ao enfrentar a virada de Clara (Bianca Bin) em O Outro Lado do Paraíso (2017).

Cobra antes de ser amaldiçoada em Gênesis

Gênesis, porém, encontra a mesma "tempestade perfeita" da história de Moisés (Guilherme Winter), que teve a vida facilitada por Babilônia (2015). Com o espectador cansado de reprises na Globo, a produção conseguiu manter os bons índices da estreia e atravancar o canal carioca até mesmo com um compacto de melhores momentos exibido no sábado.

Ao contrário de Os Dez Mandamentos, a novela atual não tem tantos grandes acontecimentos à sua espera ao longo dos oito meses no ar. Após a queda da torre de Babel na próxima semana, a Record só contará com mais um evento épico na destruição de Sodoma e Gomorra na sua quinta fase, a Jornada de Abraão --um hiato que pode dispersar o público.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Gênesis e outras novelas.

Enquete

A Record acertou a mão nos efeitos especiais de Gênesis?

Sim, os efeitos estão cada vez mais ungidos
0.00%
Sim, melhor do que assistir a outra reprise
0.00%
Não, parece a saga Os Mutantes na versão bíblica
0.00%
Não, ninguém engoliu aquele fruto proibido azul
0.00%


Resumos Semanais

Resumo da novela Gênesis: Capítulo de 22 de novembro

Segunda, 22/11 (Capítulo 220) 
Lúcifer é impedido de invadir festa de Israel. Herit anuncia gravidez a Shereder. Judá se redime por ter vendido José. Asenate chora de felicidade ao lado do governador-geral do Egito. Deus surge em discurso final. Abumani surpreende ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.