Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MUDANÇA IMPORTANTE

Buba é trans em Renascer? Entenda diferença da moça no remake e em 1993

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Gabriela Medeiros em cena como Buba na novela Renascer

Buba (Gabriela Medeiros) em cena de Renascer; a psicóloga é uma mulher trans na novela

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 7/2/2024 - 21h20

Paixão de José Venâncio (Rodrigo Simas), Buba (Gabriela Medeiros) é uma mulher transexual em Renascer --assim como a atriz que a interpreta. O remake decidiu mudar a identidade de gênero da personagem, já que na primeira versão da trama ela era chamada de hermafrodita --termo pejorativo para designar pessoas intersexo, aquelas que nascem com características físicas, genéticas ou hormonais que não se enquadram nas definições biológicas binárias masculinas e femininas.

Buba aparecerá pela primeira vez na novela das nove da Globo no capítulo desta quarta (7), quando Venâncio a procurará para se declarar. Assim que o clima entre eles esquentar, a moça decidirá fazer uma revelação.

"Eu tenho que te contar uma coisa... Eu não sou a mulher que você está pensando", soltará a garota. "Você é muito mais do que eu poderia sonhar!", afirmará o publicitário, continuando as carícias. "Eu sou uma mulher trans!", contará ela.

A verdade cairá como uma bomba no colo do rapaz. "Quer dizer que você... Você não é mulher? Quero dizer... Não uma mulher de verdade?", indagará. "Sou mulher desde que me compreendo por gente!", retrucará a moça, irritada.

"E você pretendia me contar isso quando?", reclamará o irmão de João Pedro (Juan Paiva). "Isso o quê?", ironizará ela. "Como isso o quê? Isso, que você era homem", se indignará o preconceituoso. "Eu nasci em um corpo de homem", corrigirá a psicóloga.

O publicitário irá embora possesso depois da discussão, mas procurará a jovem depois de alguns dias e revelará que terá terminado o casamento com Eliana (Sophie Charlotte).

O público, então, verá desabrochar o romance entre os dois. Buba até se oferecerá para acompanhar o publicitário no casamento de José Inocêncio (Marcos Palmeira) e Mariana (Theresa Fonseca).

Num gesto bastante simbólico, Buba e Venâncio entrarão na fazenda de mãos dadas e surpreenderão a todos. O rapaz ainda tomará um susto quando a psicóloga sugerir contar a verdade sobre ela para o patriarca da família.

A situação ficará mais delicada no capítulo do próximo dia 15, quando o produtor de cacau afirmará pressentir que Buba lhe dará o neto que Eliana sempre negou ter.

Marco Ricca olha para Maria Luisa Mendonça em cena da novela

Marco Ricca e Maria Luisa Mendonça

Quem era Buba na 1ª versão de Renascer

A atriz Maria Luisa Mendonça foi responsável por interpretar Buba na novela originalmente exibida em 1993. Por meio da personagem, a história discutiu o preconceito e o hermafroditismo.

A moça começou a se envolver com José Venâncio (Taumaturgo Ferreira) sem revelar que era hermafrodita. O engenheiro teve de superar os próprios preconceitos para assumiu a paixão e se separar de Eliana (Patricia Pillar).

Buba tinha o sonho de formar uma família com o rapaz --e cogitou até adotar uma criança. Tal desejo ficou ainda mais intenso após conhecer Teca (Paloma Duarte), uma menina de rua grávida. Ela levou a jovem para casa com o objetivo de adotar o bebê dela.

A vida de Buba virou de ponta-cabeça quando Venâncio foi assassinado em uma tocaia que deveria atingir José Inocêncio (Antonio Fagundes).

Depois de um tempo da tragédia, Buba se envolveu com José Augusto (Marco Ricca). O médico, aliás, a incentivou a fazer uma cirurgia para deixar de ser hermafrodita.

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre no último dia 22. O remake ficará no ar até setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas.


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 29/4 a 11/5

Segunda, 29/4 (Capítulo 85)
Morena demonstra a Deocleciano seu encantamento por Teca. Bento se prontifica a convencer o pai a abrir uma sala de aula para adultos, como deseja Lu. Sandra confessa a Eliana que alugou a casa de Jacutinga ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.