Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

THERESA FONSECA

Globo bate o martelo e define atriz que fará Mariana no remake de Renascer

JOÃO COTTA/TV GLOBO

Theresa Fonseca posa com busa florida e cabelos soltos; figurino é de sua personagem em Mar do Sertão

Theresa Fonseca em Mar do Sertão: personagem ganhou destaque e atriz levou papel principal

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 7/9/2023 - 15h17

A busca pela atriz para interpretar a ambiciosa Mariana no remake de Renascer aparentemente chegou ao fim. Revelada em Mar do Sertão (2023), Theresa Fonseca foi a escolhida para dar vida à personagem que traumatizou Adriana Esteves em 1993. Depois de uma série de testes, a intérprete de Labibe na novela das seis parece ter levado a melhor.

Apesar de ter sido revelada para o grande público em Mar do Sertão, Theresa já tem mais de 15 anos de carreira. A atriz, que tem 25 anos, nasceu em São Paulo, onde se formou em Publicidade e Artes Cênicas. A informação é do jornal Extra.

As gravações da próxima novela das nove da Globo estão previstas para começarem no mês que vem na Bahia. A escalação, no entanto, está bastante atrasada. Nesta quarta-feira (6), atores ainda estavam sendo testados para diversos papeis na trama.

Encontrar uma Mariana não foi nada fácil para o autor Bruno Luperi e o diretor artístico Gustavo Fernandez. Afinal, a Globo não queria expor uma novata sem muita experiência para um papel não complexo.

Alice Wegmann recusou o convite alegando que não ia conseguir conciliar as gravações da novela com as da segunda e da terceira temporadas de Rensga Hits!.

Mel Maia foi convidada para interpretar Mariana e gostou da proposta, mas a escalação da atriz emperrou por causa da idade e da quantidade de cenas de sexo que a personagem tem com José Inocêncio --a ser interpretado por Marcos Palmeira.

Apesar de a jovem ser maior de idade, a cúpula da Globo avaliou que ela --que fez 19 anos em maio-- ainda é muito nova para interpretar sequências quentes com um ator de 60 anos.

A ideia da emissora era escalar uma atriz um pouco mais velha, mas que imprimisse ser nova. Um exemplo dado nos bastidores era o de Camila Queiroz em Verdades Secretas (2015). Na época da novela --recheada de cenas de sexo--, a atriz tinha 22 anos, mas passava tranquilamente por uma jovem de 17 anos.

Quem estava no páreo?

Clara Moneke, que tem 24 anos, entrou no radar de Luperi e Fernandez. Além de talentosa, Clara aumentaria a representatividade no remake. A direção e a produção de elenco foram orientadas pela Globo a escalar muitos atores pretos, já que a novela se passa em Ilhéus, na Bahia, e há uma preocupação enorme em não repetir o erro cometido em Segundo Sol (2018).

Por isso, havia uma corrente na Globo que defendia a escalação de Clara Moneke para o papel. Mas outra parte dos profissionais temia dar à quase novata uma personagem tão complexa como Mariana. Havia um zelo em não expor a atriz, como aconteceu com a própria Adriana Esteves na versão original.

Na primeira Renascer, as críticas foram tantas que a artista entrou em depressão e se recusou a fazer a novela Quatro por Quatro (1994) em seguida. "Essa personagem foi dificílima para mim. Tive que me dedicar muito para dar conta do enorme desafio. Aprendi muito com esse trabalho", admitiu Adriana em entrevista de 2021, quando a obra foi disponibilizada no Globoplay.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Terra e Paixão e outras novelas:


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 27/4 a 11/5

Sábado, 27/4 (Capítulo 84)
João Pedro deixa Eliana no meio da estrada depois que a moça o insulta. Morena nota que Lu esteja interessada em Bento. Eliana pede abrigo na casa de Sandra, e afirma à filha de Egídio que ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.