(Rodrigo Simas)
José Venâncio (Rodrigo Simas) soube usar seus estudos para construir uma carreira bem longe das fazendas do pai, o bem-sucedido José Inocêncio (Marcos Palmeira). Publicitário e dono de uma agência de propaganda no Rio de Janeiro, o rapaz vê sua vida profissional ir de vento em popa.
No entanto, por trás do sucesso, Venâncio carrega as cicatrizes de uma infância marcada pela ausência de amor. José Inocêncio nunca se dedicou aos filhos, pois vivia amargurado e incapacitado pelo luto. A mulher dele, Maria Santa (Duda Santos), morreu no parto do caçula, João Pedro (Juan Paiva), e o patriarca foi tomado por uma fúria tão grande que mandou todos os filhos para longe.
Venâncio foi enviado para um colégio particular caríssimo no Rio. José Augusto (Renan Monteiro) e José Bento (Marcello Melo Jr), os irmãos mais velhos, foram mandados para São Paulo e Salvador, respectivamente. O único a ficar foi João Pedro, visto como a "causa" da morte da mãe. O caçula é tratado como um funcionário qualquer pelo pai revoltado.
Mesmo sendo o filho que tem maior independência do pai, Venâncio se torna um homem infeliz. A crise no casamento aparentemente perfeito com Eliana (Sophie Charlotte) intensifica o vazio de sua alma. A modelo, que largou tudo para viver um romance com o publicitário, torna-se ciumenta e insegura devido às sucessivas traições do marido.
Em meio a tantas turbulências, Venâncio encontra refúgio nos braços de Buba (Gabriela Medeiros), iniciando uma jornada de novos sentimentos e desafios.
Na versão original, o personagem foi interpretado por Taumaturgo Ferreira, que se afastou das gravações após desentendimentos com a produção da novela. Por causa disso, José Venâncio morreu no 3º mês da trama.