BUBA
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM E TV GLOBO
Gabriela Medeiros e Maria Luisa Mendonça: no remake de Renascer, Buba será transexual
Uma das personagens mais marcantes de Renascer foi modificada para o remake que vai ao ar a partir de janeiro no lugar de Terra e Paixão. A hermafrodita Buba, interpretada por Maria Luisa Mendonça em 1993, agora será transexual. Atualmente, aliás, a definição correta para a condição da Buba original seria a de pessoa intersexo, com variações no corpo que fogem do padrão binário.
Apesar de ter um papel secundário, Maria Luisa (que é uma atriz cisgênero) conseguiu transformar Buba em uma das personagens mais memoráveis da história de Benedito Ruy Barbosa --e das telenovelas de maneira geral.
Com a intenção de trazer mais representatividade para os personagens, a emissora escalou a atriz transexual Gabriela Medeiros para fazer sua estreia na televisão. A artista de 22 anos interpretará Buba.
Bruno Luperi mudou esta característica da personagem porque, na sociedade atual, as mulheres e homens trans têm visibilidade maior; assim, o público poderá discutir melhor o assunto. Além disso, o fato de a atriz ser uma mulher trans dá ainda mais credibilidade para essa alteração no perfil de Buba.
Em Renascer, Buba aparece na história após se envolver amorosamente com José Venâncio (Rodrigo Simas), um dos filhos de José Inocêncio (Marcos Palmeira). O jovem busca consolo com outra mulher durante uma crise em seu casamento com Eliana (Sophie Charlotte), e a personagem de Gabriela entra em cena.
Em 1993, na primeira noite em que ficaram juntos, Venâncio pensou que Buba era travesti e se afastou da moça. Entretanto, o playboy descobriu que ela era, na verdade, uma pessoa intersexo, que nasce com características sexuais do gênero oposto. Na novela, usava-se o termo "hermafrodita".
Pessoas intersexo nascem com características sexuais, incluindo genitais, padrões cromossômicos e glândulas, como testículos e ovários, que não se encaixam nas noções binárias típicas de corpos masculinos ou femininos.
Buba seguiu uma linha de mistério e também teve um passado difícil. Ela foi batizada com nome de homem por seu pai, que a expulsou de casa ao ver a feminilidade do "filho", porque não entendia a condição dela.
Na essência, o conflito de Buba não mudará, e a dificuldade de José Venâncio em entender a mulher será a mesma. Ela enfrentará o preconceito da sociedade e a dificuldade em ser mãe, já que não pode gerar filhos, exatamente como a Buba da primeira versão.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9
Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio.
João Pedro anuncia ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.