Personagem apagada
Raquel Cunha/TV Globo
Lívia (Grazi Massafera) e Renato (Rafael Cardoso) em cena que foi cortada da novela das nove
MÁRCIA PEREIRA
Publicado em 12/4/2018 - 6h19
Atualizado em 12/4/2018 - 17h52
Grazi Massafera abriu mão de férias após A Lei do Amor para ser a antagonista de O Outro Lado do Paraíso. Mas a promessa de interpretar uma "vilã como nunca tinha feito" não rolou. Lívia ficou de escanteio porque a atriz incomodou o autor Walcyr Carrasco com queixas sobre o vazamento de uma cena de sexo, em agosto do ano passado, antes da estreia da novela. O novelista, no entanto, nega. Afirma que a personagem passou por uma transformação e segue se redimindo de seus erros.
Grazi pediu à alta cúpula da Globo para que a sequência de sexo ao ar livre não fosse ao ar e conseguiu ser atendida. Oficialmente, a emissora afirmou que foi uma decisão artística. Mas os atos de vilania da personagem duraram apenas a primeira fase da novela, que já estava escrita e quase toda gravada quando a trama estreou.
Na segunda fase de O Outro Lado do Paraíso, a irmã de Gael (Sergio Guizé) se tornou uma personagem fraca, chorona, uma espécie de mocinha sofredora. Passou a ter poucas cenas e a servir de escada para outros personagens, como o garimpeiro Mariano (Juliano Cazarré).
Até a vingança de Clara (Bianca Bin) contra a personagem, uma das responsáveis por sua internação no hospício, foi deixada de lado. Lívia seguirá na "sofrência" até o final da trama.
A trajetória da ex-ninfomaníaca vai na contramão do que o próprio Carrasco divulgou quando ela foi escalada, em maio do ano passado. "Grazi Massafera fará um papel diferente em O Outro Lado do Paraíso, minha próxima novela. Vai surpreender com Lívia, fazendo uma vilã como nunca fez", escreveu ele em um post no Instagram.
reprodução/tv globo
Lívia seguirá na "sofrência"; nesta quinta-feira (12) chorará a suposta morte do namorado
O vazamento das imagens em que Grazi simulava sexo com Rafael Cadoso na carroceria de um automóvel deu o que falar dois meses depois após o post de Carrasco, quando a equipe da trama rodava as primeiras sequências no Tocantins.
Um paparazzo fez um flagra da gravação e divulgou as fotos nas redes sociais. Perguntas sobre o caso no lançamento da novela em outubro, aliás, foram ignoradas pela atriz.
O diretor artístico Mauro Mendonça Filho também evitou a polêmica. "Por esse assunto não vou enveredar, o assunto está numa esfera jurídica da empresa. Estou instruído juridicamente a não me pronunciar", disse ao Notícias da TV.
O burburinho na imprensa foi menor do que nos bastidores. Namorada do empresário Patrick Bulus e enfrentando problemas no relacionamento por causa das imagens vazadas, Grazi solicitou que o material gravado fosse jogado no lixo.
A primeira transa de Renato e Lívia havia sido escrita por Carrasco para acontecer no apartamento do médico, e foi assim que o público a viu.
joão miguel júnior/Tv Globo
Grazi com Bianca Bin, Sergio Guizé e Rafael Cardoso no lançamento na novela em outubro
A sequência de sexo ao ar livre no Tocantins foi uma liberdade tomada pela direção, com o aval do autor. Grazi também teve de encenar sexo casual com um frentista e um barman para mostrar que Lívia era uma ninfomaníaca.
Enquanto a "pegação" rolava solta na novela, o namoro de Grazi entrava em crise. Ela ficou do começo de novembro até a virada do ano solteira e só assumiu a reconciliação com Bulus em janeiro.
Em um evento em São Paulo no final de fevereiro, a ex-BBB foi questionada por jornalistas sobre ter não ter virado uma vilã de verdade. Tentou despistar, dizendo que o público não gostou de vê-la má. Mas foi corrigida por um repórter, que rebateu que seus fãs estavam amando odiá-la.
"É, gente, virei boazinha. Não me deixam ser escrota, eu queria muito ser a escrota da turma. Por que que tiraram a minha maldade, né? Não foi dessa vez", respondeu.
Diante da insistência para explicar a mudança, finalizou dizendo "tem que ver com o Walcyr". Com o final da novela no dia 11, Grazi quer ficar um ano sem trabalhar na TV. Está negociando uma participação em um filme, mas ainda não revela qual.
reprodução/tv globo
Personagem de Marina Ruy Barbosa morreu após atriz ter se recusado a raspar a cabeça
Castigadas
Carrasco nunca escondeu que não gosta de ator dando pitaco em suas tramas. Já falou abertamente sobre o castigo que deu à amiga Elizabeth Savalla em Chocolate com Pimenta (2003). A personagem da veterana ficou muda durante dez dias porque a atriz colocava "cacos" (falas improvisadas) nos diálogos de Jezebel.
Marina Ruy Barbosa sabe bem o que é ir contra a vontade do autor. A ruiva não quis ficar careca em Amor à Vida (2013) e virou fantasma.
A jovem já tinha até aceitado raspar a cabeça para que sua personagem, Nicole, sofresse com o drama do câncer e, depois, tivesse uma nova guinada. Mas Nicole acabou morrendo no altar e passando o resto da novela com aparições sem fala.
"Eu deixo de me interessar pelo personagem quando um ator não fala o texto que escrevo. Houve um caso em que parei de escrever para o ator, que virou quase um figurante", assumiu o novelista em entrevista ao jornal O Globo após o final de Amor à Vida, em fevereiro de 2014.
Parece até que essa é a resposta para o caso de Grazi Massafera, não é mesmo?
Resposta do autor
Procurado pelo Notícias da TV, o autor Walcyr Carrasco afirma que não castigou Grazi Massafera.
"Eu nunca ouvi nenhuma queixa de bastidor de Grazi. Não foi propriamente que tirei as maldades. Lívia e Gael são personagens complexos que passam por uma evolução ao longo da novela. Eles se transformam enquanto pessoas. Em conversa com a Grazi, inclusive, expliquei que eu sentia que o público gosta demais dela e prefere a redenção à vilã. Acho que é por isso que ela disse que era para perguntar para mim. Em toda novela minha, alguns personagens se redimem. É o caso de Lívia. Nos próximos capítulos, essa redenção será ainda maior", declara o novelista.
Confira cinco reportagens especiais sobre O Outro Lado do Paraíso:
De mimada a 'bicha pão com ovo': os sete mais odiados de O Outro Lado
Clara rejeitada e prisão de pedófilo levaram fãs da novela à loucura
De mocinha sem sexo a pacto com a morte: o fantástico mundo de Walcyr Carrasco
'A primeira tesourada é inesquecível', diz atriz que interpretou vilã da trama
Chega de achincalhar: cinco vezes em que O Outro Lado arrasou
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.