Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LAND VIEIRA

Ator abre mão da Globo para ser guru de estudantes que irão prestar o Enem

Rafael Lima/TV ESCOLA

Land Vieira na terceira temporada do programa Hora do Enem, exibido pela TV Escola - Rafael Lima/TV ESCOLA

Land Vieira na terceira temporada do programa Hora do Enem, exibido pela TV Escola

Após uma sequência de trabalhos na Globo, Land Vieira hoje prioriza a profissão de apresentador. Desde 2016 à frente do programa Hora do Enem, exibido diariamente na TV Escola, no qual atua como um tipo de guru dos estudantes, o ator vem recusando há quatro anos convites para participações em produções de sua antiga emissora. Tudo para não comprometer sua agenda de gravações no canal educativo.

"Já surgiram oportunidades de trabalho [em novelas]. Lá na TV Escola eles me deram a oportunidade de conjugar os dois, sempre foram muito gentis comigo. Mas o que pintou de trabalho era muito puxado, pedia seis dias por semana para gravar. E o nosso programa tem cinco edições por semana", explica.

Vieira foi revelado na TV em 2009 no concurso Príncipe, promovido pelo extinto TV Xuxa, e ficou em segundo lugar. A apresentadora Xuxa Meneghel buscava um jovem ator para formar par romântico com sua filha, Sasha, no filme Xuxa em O Mistério de Feiurinha (2009). O papel ficou com Bernardo Mesquita.

Como prêmio de consolação, ele foi escalado para a novela Cama de Gato (2010) e emplacou uma sequência de trabalhos na Globo. Atuou em Cordel Encantado (2011), Gabriela (2012), Gonzaga - De Pai pra Filho (filme adaptado em minissérie, 2012), Joia Rara (2013) e em Sexo e as Nega (2014).

Após o fim do seriado de Miguel Falabella, ele ficou um ano sem receber novos convites, até surgir o teste para apresentar o programa na TV Escola.

Ele foi para a audição acompanhado de sua irmã, a atriz Heslaine Vieira, uma das protagonistas de Malhação - Viva a Diferença, e tentou convencer os produtores a darem o emprego a ela.

"Fui para o teste pensando nela. Sou mais velho e sempre a incentivei a ser atriz. Quando entrei para a entrevista, comecei a falar dela e a elogiá-la. Depois de muito tempo, eles me disseram que o que me fez ser aprovado é que eu estava mais interessado em empregar a minha irmã, e não a mim. E o canal queria alguém que quisesse levar o conhecimento antes de pensar em si", lembra.

MARCIO DE SOUZA/TV GLOBO

Land Vieira interpretou Tarcísio em Cama de Gato (2010), sua primeira novela na Globo

Guru dos estudantes
No Hora do Enem, Land exerce a função de porta-voz dos estudantes. Diariamente, o programa exibe aulas de diferentes áreas que podem vir a ser tema de questões do Enem. E é ele quem faz as perguntas aos professores convidados e tenta explicar, com uma linguagem informal, dúvidas recorrentes da audiência.

O ator, que há dois anos cursa Administração em uma universidade particular do Rio de Janeiro, teve experiência no Enem de verdade. E foi graças ao seu desempenho na prova que ele conseguiu uma bolsa de estudos integral.

"Meu pai é zelador de uma igreja, e a minha mãe é dona de casa. Sou o primeiro da minha família a cursar uma faculdade", orgulha-se.

"Fiz o Enem em 2015, e todo mundo na minha família estava desempregado. Tive mais tempo para me preparar para a prova. Não tirei uma nota excepcional, que eu gostaria, mas foi bacana e me possibilitou a entrada na faculdade."

A terceira temporada de Hora do Enem estreou segunda-feira (9), e tem exibições diárias e inéditas às 7h, com reprises às 13h e às 18h.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.