Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Tapa na cara

Chega de achincalhar: cinco vezes que O Outro Lado do Paraíso arrasou

Fotos: Reprodução/TV Globo

Clara (Bianca Bin) em sua volta triunfal para Palmas após passagem de dez anos na novela das nove - Fotos: Reprodução/TV Globo

Clara (Bianca Bin) em sua volta triunfal para Palmas após passagem de dez anos na novela das nove

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 11/5/2018 - 4h50

O Outro Lado do Paraíso foi apedrejada desde os primeiros capítulos. Com cenas violentas e dramáticas, a novela teve queda de audiência durante a primeira fase e precisou antecipar a virada da história. Habilidoso para desatar nós, o autor Walcyr Carrasco reverteu o jogo, e sua trama chega ao fim como a maior ibope do horário nobre desde 2012.

Tem quem ame, tem quem odeie e tem quem nem assista, mas sabe tudo o que acontece no folhetim. Esse poder de mobilização faz da novela das nove um sucesso não só nos números de televisores sintonizados.

Já que nos últimos sete meses o que não faltou foram críticas, o Notícias da TV elege os cinco pontos altos de O Outro Lado do Paraíso. Confira:

A volta triunfal de Clara
A frase dita por Clara (Bianca Bin) ao voltar para Palmas para se vingar de Sophia (Marieta Severo) e seus aliados virou hit. "Vocês não imaginam o prazer que é estar de volta", disse a mocinha, no capítulo exibido em 14 de dezembro. Ela parou um baile beneficiente, chocou todos os outros personagens e arrepiou quem estava assistindo à trama em casa. Lavou a alma. Nascia ali uma vibração contagiante ao ver os vilões se dando mal, um verdadeiro engajamento nacional para acompanhar sua trajetória de vinganças.

Pedofilia leva às lágrimas
As primeiras pistas de que Laura (Bella Piero) era vítima de abuso sexual surgiram na primeira fase, ainda com a atuação da atriz mirim Luísa Bastos. A menina rejeitava o padrasto e tinha pavor de tartarugas. Só após a passagem de dez anos o caso foi abordado com pinceladas do trauma da garota e da perversão de Vinícius (Flávio Tolezani). Quando tudo veio à tona, o julgamento do delegado promoveu explosão de sentimentos e revolta, além do show dos atores envolvidos.

Perto dos 90 anos, Fernanda Montenegro e Lima Duarte brilharam em cenas de romance

Amor sem idade
Como não amar os personagens mais velhos da novela? A espevitada Caetana (Laura Cardoso) trouxe alegria, já Mercedes (Fernanda Montenegro) e Josafá (Lima Duarte) mostraram que o amor não tem idade. Uma das cenas mais belas do trio de veteranos foi a do casamento da vidente com o avô de Clara. A sabedoria de Beatriz (Nathalia Timberg) também foi essencial em uma fase em que o público se revoltava com todo o sofrimento da mocinha.

Máscara arrancada
Ver vilão na sarjeta é sempre bom. Teve Sophia comendo comida do chão, Gael (Sergio Guizé) com a cara desfigurada de tanta porrada que levou no presídio e Nádia (Eliane Giardini) desmaiando ao ver que sua ex-empregada, Raquel (Erika Januza), era a nova juíza da cidade. Isso sem falar nas gargalhadas gostosas da vingativa ao desmascarar Samuel (Eriberto Leão), Gustavo (Luis Melo) e Vinícius. Mas ver Clara abandonar Renato (Rafel Cardoso) no altar foi um momento apoteótico. Uma rasteira bem dada e ainda trouxe uma nova reviravolta. 

Boa de audiência
O Outro Lado do Paraíso tem a chance de ultrapassar a novela mais vista dos últimos anos, o fenômeno Avenida Brasil, que registrou 38,5 pontos no Ibope da Grande São Paulo em 2012. Ambas as novelas trouxeram a saga de mocinhas vingativas ao horário nobre da TV Globo. A história de Clara já empatou com a de Nina/Rita (Débora Falabella) na audiência, superando tramas bem-sucedidas como Império (2014) e A Força do Querer, sua antecessora. Confira os números na tabela abaixo:

AUDIÊNCIA DA NOVELA DAS NOVE ATÉ O CAPÍTULO 170

NovelaExibiçãoAudiênciaShare
O Outro Lado do Paraíso2017-201838,553,9
A Força do Querer201735,950,0
A Lei do Amor2016-201727,439,5
Velho Chico201629,141,3
A Regra do Jogo2015-201628,842,9
Babilônia201525,538,9
Império2014-201531,950,9
Em Família201429,848,0
Amor à Vida2013-201435,456,5
Salve Jorge2012-201333,856,1
Avenida Brasil201238,562,1
Fina Estampa2011-201239,061,9

Dados da Grande São Paulo. O capítulo 170 foi exibido na última terça (8)


Confira quatro reportagens especiais sobre O Outro Lado do Paraíso:

De mimada a 'bicha pão com ovo': os sete mais odiados de O Outro Lado
Clara rejeitada e prisão de pedófilo levaram fãs da novela à loucura
De mocinha sem sexo a pacto com a morte: o fantástico mundo de Walcyr Carrasco
'A primeira tesourada é inesquecível', diz atriz que interpretou vilã da trama

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.