Tapa na cara

Chega de achincalhar: cinco vezes que O Outro Lado do Paraíso arrasou

Fotos: Reprodução/TV Globo

Clara (Bianca Bin) em sua volta triunfal para Palmas após passagem de dez anos na novela das nove - Fotos: Reprodução/TV Globo

Clara (Bianca Bin) em sua volta triunfal para Palmas após passagem de dez anos na novela das nove

MÁRCIA PEREIRA - Publicado em 11/05/2018, às 04h50

O Outro Lado do Paraíso foi apedrejada desde os primeiros capítulos. Com cenas violentas e dramáticas, a novela teve queda de audiência durante a primeira fase e precisou antecipar a virada da história. Habilidoso para desatar nós, o autor Walcyr Carrasco reverteu o jogo, e sua trama chega ao fim como a maior ibope do horário nobre desde 2012.

Tem quem ame, tem quem odeie e tem quem nem assista, mas sabe tudo o que acontece no folhetim. Esse poder de mobilização faz da novela das nove um sucesso não só nos números de televisores sintonizados.

Já que nos últimos sete meses o que não faltou foram críticas, o Notícias da TV elege os cinco pontos altos de O Outro Lado do Paraíso. Confira:

A volta triunfal de Clara
A frase dita por Clara (Bianca Bin) ao voltar para Palmas para se vingar de Sophia (Marieta Severo) e seus aliados virou hit. "Vocês não imaginam o prazer que é estar de volta", disse a mocinha, no capítulo exibido em 14 de dezembro. Ela parou um baile beneficiente, chocou todos os outros personagens e arrepiou quem estava assistindo à trama em casa. Lavou a alma. Nascia ali uma vibração contagiante ao ver os vilões se dando mal, um verdadeiro engajamento nacional para acompanhar sua trajetória de vinganças.

Pedofilia leva às lágrimas
As primeiras pistas de que Laura (Bella Piero) era vítima de abuso sexual surgiram na primeira fase, ainda com a atuação da atriz mirim Luísa Bastos. A menina rejeitava o padrasto e tinha pavor de tartarugas. Só após a passagem de dez anos o caso foi abordado com pinceladas do trauma da garota e da perversão de Vinícius (Flávio Tolezani). Quando tudo veio à tona, o julgamento do delegado promoveu explosão de sentimentos e revolta, além do show dos atores envolvidos.

Perto dos 90 anos, Fernanda Montenegro e Lima Duarte brilharam em cenas de romance

Amor sem idade
Como não amar os personagens mais velhos da novela? A espevitada Caetana (Laura Cardoso) trouxe alegria, já Mercedes (Fernanda Montenegro) e Josafá (Lima Duarte) mostraram que o amor não tem idade. Uma das cenas mais belas do trio de veteranos foi a do casamento da vidente com o avô de Clara. A sabedoria de Beatriz (Nathalia Timberg) também foi essencial em uma fase em que o público se revoltava com todo o sofrimento da mocinha.

Máscara arrancada
Ver vilão na sarjeta é sempre bom. Teve Sophia comendo comida do chão, Gael (Sergio Guizé) com a cara desfigurada de tanta porrada que levou no presídio e Nádia (Eliane Giardini) desmaiando ao ver que sua ex-empregada, Raquel (Erika Januza), era a nova juíza da cidade. Isso sem falar nas gargalhadas gostosas da vingativa ao desmascarar Samuel (Eriberto Leão), Gustavo (Luis Melo) e Vinícius. Mas ver Clara abandonar Renato (Rafel Cardoso) no altar foi um momento apoteótico. Uma rasteira bem dada e ainda trouxe uma nova reviravolta. 

Boa de audiência
O Outro Lado do Paraíso tem a chance de ultrapassar a novela mais vista dos últimos anos, o fenômeno Avenida Brasil, que registrou 38,5 pontos no Ibope da Grande São Paulo em 2012. Ambas as novelas trouxeram a saga de mocinhas vingativas ao horário nobre da TV Globo. A história de Clara já empatou com a de Nina/Rita (Débora Falabella) na audiência, superando tramas bem-sucedidas como Império (2014) e A Força do Querer, sua antecessora. Confira os números na tabela abaixo:

AUDIÊNCIA DA NOVELA DAS NOVE ATÉ O CAPÍTULO 170

Novela Exibição Audiência Share
O Outro Lado do Paraíso 2017-2018 38,5 53,9
A Força do Querer 2017 35,9 50,0
A Lei do Amor 2016-2017 27,4 39,5
Velho Chico 2016 29,1 41,3
A Regra do Jogo 2015-2016 28,8 42,9
Babilônia 2015 25,5 38,9
Império 2014-2015 31,9 50,9
Em Família 2014 29,8 48,0
Amor à Vida 2013-2014 35,4 56,5
Salve Jorge 2012-2013 33,8 56,1
Avenida Brasil 2012 38,5 62,1
Fina Estampa 2011-2012 39,0 61,9

 Dados da Grande São Paulo. O capítulo 170 foi exibido na última terça (8)


Confira quatro reportagens especiais sobre O Outro Lado do Paraíso:

De mimada a 'bicha pão com ovo': os sete mais odiados de O Outro Lado
Clara rejeitada e prisão de pedófilo levaram fãs da novela à loucura
De mocinha sem sexo a pacto com a morte: o fantástico mundo de Walcyr Carrasco
'A primeira tesourada é inesquecível', diz atriz que interpretou vilã da trama

Últimas de O Outro Lado do Paraíso

Outras novelas

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

Enquete

O Vídeo Show tem salvação?
Sim, é um programa clássico, só precisa de pautas melhores.
24.20%
Talvez, se trocarem os apresentadores por nomes consagrados.
12.08%
Não, não tem mais relevância alguma.
49.81%
Só se contratarem Fabiola Reipert e chamarem de A Nova Hora da Venenosa.
13.91%

Últimas notícias

Notícias da TV
Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook