Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NOVO HÁBITO

'Coisa de série', maratona de novelas conquista brasileiros nos streamings

REPRODUÇÃO/GLOBOPLAY

Imagem dos personagens de Agatha Moreira e Romulo Estrela em Verdades Secretas 2

Romulo Estrela e Agatha Moreira em Verdades Secretas 2; novela foi maratonada pelo público

ERICK MATHEUS NERY e MÁRCIA PEREIRA

erickmatheusnery.jor@gmail.com

Publicado em 20/12/2021 - 6h25

Verdades Secretas 2 chegou ao fim na última sexta (17) e comprovou a existência de um novo hábito entre os brasileiros: maratonar novelas. O que antes era visto como algo exclusivo dos fãs de séries se tornou recorrente na atual geração de noveleiros dos serviços de streaming.

"De alguma forma, o streaming está criando uma certa pedagogia do hábito de consumo das obras audiovisuais, o que está migrando para a televisão. Percebemos isso não apenas no consumo, como também nos movimentos de mercado que vimos nos últimos anos. Essas empresas acreditam que este hábito será consolidado e, por isso, estão investindo nessas produções", avalia Gabriela Almeida, professora do PPGCOM/ESPM-SP especializada em audiovisual.

Para o Notícias da TV, a profissional exemplifica estes investimentos com a aposta do Globoplay no folhetim de Walcyr Carrasco e as contratações de executivos e atores famosos pela HBO Max, que fechou os passes de Monica Albuquerque, Silvio de Abreu e Camila Pitanga.  

"Embora as novelas e séries tenham algumas aproximações, por serem narrativas seriadas, em termos de formatos elas são bem diferentes, inclusive na quantidade de capítulos. Todos esses investimentos anunciados vão neste caminho: 'Queremos produzir novelas, mas estamos considerando, em função dos hábitos de consumo, de maratonas e outras coisas, a produção de novelas com menos episódios, porque não faz sentido uma novela de 180 episódios no streaming'", pondera Gabriela.

A telenovela tinha um estereótipo associado a um público mais velho, e essa visão foi se consolidando ao longo dos tempos. A ideia era que jovens viam poucos conteúdos na TV e mais na internet, no streaming, enquanto o público mais conservador, no sentido do hábito de consumo, ficava na televisão.

"Quando uma empresa como a Globo decide lançar uma novela no streaming, fica uma pergunta: 'Se a novela tem esse rótulo de ser produto para o público mais velho, como ela chega no streaming mobilizando outros públicos, que talvez não sejam só os públicos tradicionais da televisão?'. Então, parece que tem um potencial de ampliação desse público, de levar a novela para públicos mais jovens. Inclusive, esse é o buzz que vemos nas redes sociais sobre Verdades Secretas 2", provoca a professora.

Mauro Alencar, doutor em teledramaturgia e uma das principais referências da área, explica que, com o avanço dos streamings, o público já começa a se desprender do "compromisso" de assistir a uma novela em um determinado horário, hábito que tinha sido incorporado pelos brasileiros ao longo das últimas décadas.

"Há várias possibilidades de assistirmos à novela ou a qualquer produto audiovisual. E acredito que dentro dessa Quarta Revolução Industrial em que vivemos, a tendência é só aumentar. Portanto, cada vez menos haverá o 'compromisso' com o horário das novelas. As novas mídias trouxeram a diversificação da audiência de massa", avalia.

Dados comprovam hábito

Verdades Secretas 2 foi a novela mais assistida do ano no Globoplay e, nas primeiras 24 horas após o seu lançamento, o folhetim registrou quase 2 milhões de horas de consumo.

Na Netflix, as tramas infantis do SBT são figurinhas constantes no Top 10 da plataforma e representam os principais hits do catálogo nacional da gigante do streaming. No exterior, um movimento similar ocorreu nas últimas semanas com a estreia da segunda temporada da novela La Reina Del Flow.

No período de 6 a 12 de dezembro, a nova leva de episódios da produção colombiana ficou no segundo lugar do ranking global dos conteúdos de TV mais vistos em idiomas que não sejam o inglês. Essa foi a quarta semana em que a trama esteve presente no ranking, e ela já acumula mais de 49 milhões de horas assistidas.

Esta estreia também puxou o primeiro ano da produção, disponível no catálogo da Netflix desde 2018, para o respectivo ranking. A primeira parte da vingança de Yeimy/Tamy (Carolina Ramírez) ocupa o sexto lugar da lista, com mais de 14 milhões de horas assistidas.

Na HBO Max, o movimento se repete com as novelas turcas. Na sexta-feira (17), a novela Um Milagre (remake da série The Good Doctor) liderava o ranking da plataforma. A Agência, nova estreia do streaming, também marcava presença na lista, na oitava posição.

Na Guigo TV, plataforma brasileira de televisão por assinatura via internet e que conta com um sistema de VoD exclusivo para novelas mexicanas --pioneiro no Brasil--, o hábito das maratonas surpreendeu até mesmo a equipe da empresa.

"A novela estreia na TLN [canal da Televisa com tramas dubladas] e, no dia seguinte, o capítulo entra no nosso VoD. A novela mais maratonada é Três Vezes Ana, que foi muito assistida no canal e no VoD. Em segundo lugar, aparece A Feia Mais Bela. Sobre comportamento, 28% do tempo total de exibição da plataforma corresponde ao VoD", explica Jessica Anjos, responsável pela Guigo Novelas.

"É uma surpresa, de certa forma, mas ficamos felizes com o resultado desse investimento [no VoD], pois sabíamos que era um nicho que tinha essa demanda, percebemos ela com os consumidores de novelas. A resposta positiva foi só uma confirmação de que ainda é necessário fazer esses investimentos", complementa.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.