Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NOVO DR. MURPHY

Arma da Globo e do Sony, The Good Doctor (turco) vira trunfo da HBO Max

REPRODUÇÃO/GLOBOPLAY E REPRODUÇÃO/HBO MAX

Montagem com os atores Freddie Highmore e Taner Ölmez interpretando os protagonistas das versões norte-americana e turca da série The Good Doctor

Shaun (Freddie Highmore) e Ali (Taner Ölmez) nas versões norte-americana e turca da série The Good Doctor

Com uma mistura entre a jornada de um médico autista e clichês de dramas deste gênero, a série The Good Doctor tornou-se ao longo dos últimos anos um trunfo de audiência da Globo e do Sony Channel. De olho nesse sucesso, a HBO Max disponibilizou em seu catálogo o remake turco da história, que já conseguiu repetir uma parcela do êxito da versão norte-americana.

Um Milagre (2019-2021), nome que a adaptação recebeu no Brasil, conta a história de Ali Vefa (Taner Ölmez), um jovem médico autista que começa a trabalhar em um hospital em Istambul, na Turquia. Ele precisa superar os preconceitos dos pacientes e colegas para provar a todos que é um bom doutor.

A trama é exibida na TV por assinatura pela TNT Séries e, no meio digital, pela HBO Max. Na plataforma, estão disponíveis os 130 episódios da história, que apareceram no Top 10 do streaming nas últimas semanas. O público pode acompanhar os episódios dublados em português ou em espanhol.

No entanto, quem decidir maratonar O Milagre encontrará um verdadeiro copia e cola de The Good Doctor, com um pouco mais de enrolação, por causa do novo formato. Além dos mesmos personagens com novos nomes, alguns enredos foram reutilizados sem nenhuma vírgula de diferença, pois ambos bebem da mesma fonte: a série coreana Good Doctor (2013).

Nas duas adaptações, os doutores Shaun Murphy (Freddie Highmore) e Vefa salvam a vida de crianças atingidas por uma placa de vidro em um aeroporto. Quando chegam ao hospital, ambos são desacreditados pelas equipes médicas e acabam sendo expulsos. Porém, a repercussão positiva do resgate faz com que os diretores decidam dar uma voto de confiança aos jovens profissionais, ponto de partida para os próximos episódios das séries.

Enquanto a versão estrelada por Highmore, disponível no Globoplay, apresenta ao público o conflito descrito anteriormente em 45 minutos, a adaptação turca enrola o telespectador com a mesma história durante três episódios que, juntos, duram cerca de duas horas.

Para quem não é familiarizado com as tramas turcas, O Milagre pode parecer até uma novidade. Porém, a Turquia é uma grande produtora de remakes de produções do ocidente. Séries como Revenge (2011-2015), O.C.: Um Estranho no Paraíso (2003-2007) e Segurança em Jogo (2018) estão presentes na lista de enredos que já foram regravados no país euroasiático.

Confira o trailer de Um Milagre, disponível na HBO Max:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.