Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

ENTREVISTA EXCLUSIVA

Parceira de Artur Xexéo há 4 anos no Oscar, Dira Paes chora por morte: 'Insubstituível'

CAMILA MAIA/TV GLOBO

De pé, vestindo uma camisa, Artur Xexéo; sentada, ao lado dele, de vestido preto, Maria Beltrão; e de pé, com a mão na cintura, a atriz Dira Paes

A trinca de apresentadores do Óscar 2021: Artur Xexéo, Maria Beltrão e Dira Paes

EDUARDO F. FILHO

eduardo@noticiasdatv.com

Publicado em 28/6/2021 - 18h40

A atriz Dira Paes não acreditou quando leu as notícias sobre a morte do amigo Artur Xexéo (1951-2021), seu parceiro há quatro anos de apresentação do Oscar na Globo. Apesar da amizade, o escritor não havia comentado sobre o linfoma que o fez se internar na última semana no Rio de Janeiro. "Ele sempre estará no Oscar, lembrado por mim ou por Maria [Beltrão]. Ele é insubstituível", emocionou-se a atriz.

Um dos maiores nomes do jornalismo cultural brasileiro, Artur Xexéo morreu na noite de domingo (27), aos 69 anos. Ele estava internado na Clínica São Vicente, na zona sul do Rio de Janeiro, depois de ser diagnosticado com um câncer do tipo linfoma não-Hodgkin.

Em entrevista exclusiva ao Notícias da TV, Dira revelou que quando se mudou para o Rio de Janeiro, na década de 1980, para estudar Filosofia e Artes Cênicas na Unirio, foram os textos críticos e seu "conhecimento em diferentes assuntos" que a fizeram se apaixonar e idolatrar Xexéo. 

Segundo a atriz, foi ele quem apresentou o Rio de Janeiro para a jovem paraense: "Mesmo quem tivesse uma opinião contrária a dele, queria lê-lo. Para quem é artista, Xexéo faz parte do cotidiano".

A idolatria acabou se tornando amizade em 2018, quando Dira foi convidada para ser uma das comentaristas do Oscar na Globo. Ela formou uma trinca de peso com Maria Beltrão e Artur Xexéo, que havia entrado para o time em 2015, no lugar de José Wilker (1944-2014).

Eu sinto orgulho de ter usufruído dessa presença e desse carinho do Xexéo, mesmo que durante um breve período de tempo. No aquecimento para o Oscar, era o momento que eu tinha ele perto de mim. Ali, nós víamos se nossos gostos pelas produções do cinema se afinavam. Na maioria das vezes, se afinavam de uma maneira surpreendente. Mas claro que, às vezes, havia títulos que um gostava e outro não.

A atriz afirma que Xexéo não comentou sobre o diagnóstico de câncer e que o escritor, nos últimos meses, estava sendo supercuidadoso contra a Covid-19, preferindo não sair de casa. Na última apresentação do Oscar, em abril, por exemplo, Dira e Maria estavam no estúdio, enquanto Xexéo apresentou o programa virtualmente.

A atriz de 52 anos ainda comparou Xexéo com Wilker e afirmou que ambos estão entre os orgulhos do país quando o assunto é cultura brasileira. E que, assim como Wilker, Xexéo sempre será lembrado nas apresentações do Oscar.

"Ele era sobretudo um homem contemporâneo, atemporal. Tinha uma antena parabólica na cabeça que captava todas as informações relevantes sobre cultura no país. Xexéo vai deixar uma lacuna muito grande na cultura brasileira. Muitas reverências e muitos aplausos para Xexéo", disse Dira, emocionada.

Maria Beltrão

A apresentadora da GloboNews Maria Beltrão, que dividia bancada no programa Estúdio I com Xexéo e apresentava o Oscar ao lado do amigo, também se emocionou nesta segunda-feira (28) ao fazer uma homenagem ao jornalista

"Peço licença para falar do Xexéo por uma perspectiva pessoal, até porque se há algo que me enche de orgulho, é saber que ganhei o direito de falar dele com alguma intimidade", afirmou a apresentadora.

Em seguida, a âncora destacou sua relação pessoal com o comentarista: "Xexéo era uma presença, me dava bronca quando estava doente e não procurava um médico, me consolava quando estava triste, estava sempre comigo, sempre lá. Por trás daquele jeitão ranzinza, que o consagrou, havia um coração gigante, generoso, amoroso".

Confira a homenagem de Maria Beltrão: 


Leia também

Web Stories

+
Quem é Alanis Guillen? Conheça a Juma Marruá do remake de PantanalHarmonização facial e lente nos dentes: Veja antes e depois dos peões de A Fazenda 13Ex de Anitta e rei da pegação: Gui Araujo é o primeiro fazendeiro de A Fazenda 13Elenco, estreia e bastidores: Saiba tudo sobre o reboot de Um Maluco no PedaçoAgressão e barraco em festa clandestina: Veja histórico dos peões de A Fazenda 13

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Mais lidas

Enquete

Você gostou do elenco de A Fazenda 13?