Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FESTA DO CINEMA

Oscar 2022 anuncia data da cerimônia e retorno de regra pré-Covid-19

Divulgação/AMPAS

Foto com as famosas estatuetas do Oscar

As famosas estatuetas do Oscar; entrega do prêmio para a temporada 2022 teve sua data definida pela Academia

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 27/5/2021 - 14h35

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS, no original) definiu a data de realização da cerimônia do Oscar 2022. A maior festa da indústria está marcada para 27 de março. Tradicionalmente, a entrega dos prêmios ocorre em fevereiro, mas a entidade adiou para o mês seguinte.

A AMPAS também anunciou o retorno de uma regra tradicional que foi alterada neste ano por conta da pandemia de Covid-19. Os filmes elegíveis para o Oscar 2022 deverão estrear até 31 de dezembro, caso contrário, não poderão ser inscritos para concorrer. Em 2021, por conta dos vários adiamentos, a janela foi estendida para 28 de fevereiro, totalizando 14 meses.

O retorno da regra tradicional já era esperado. Desde 1934, os filmes elegíveis para o Oscar contam com 12 meses para marcar suas datas de lançamento --sempre visando a cerimônia realizada no ano seguinte. Dessa vez, os títulos que tentarão concorrer ao prêmio em 2022 terão apenas 10 meses de janela (1 de março a 31 de dezembro).

A Academia também declarou que para o próximo Oscar, que ainda sofre com o impacto da pandemia, os requisitos de elegibilidade para a 94ª cerimônia serão consistentes com os adendos feitos para a temporada deste ano, que permitia que filmes destinados para os cinemas poderiam ser inscritos mesmo se o lançamento ocorre via streaming.

Para que isso seja válido, todos os títulos precisarão ser disponibilizados na plataforma do Oscar até 60 dias depois da estreia nos streamings originais, além de estarem elegíveis pelas regras tradicionais impostas pela Academia.

Para os filmes que serão distribuídos apenas nos cinemas, as regras permanecem as mesmas:

  • Que o filme complete um período de pelo menos sete dias consecutivos exibido no mesmo local comercial, durante o qual as exibições devem ocorrer pelo menos três vezes ao dia, com uma sessão começando entre 18h00 e 22:00 diariamente;
  • Que atenda a todos os outros requisitos de elegibilidade;
  • As seis cidades dos EUA qualificadas incluem: Condado de Los Angeles; Cidade de Nova York; Bay Area [condados de San Francisco, Marin, Alameda, San Mateo e Contra Costa]; Chicago [Condado de Cook, Illinois]; Miami [Condado de Miami-Dade, Flórida]; e Atlanta [Condado de Fulton Geórgia]. Cinemas drive-in estão inclusos como um espaço comercial qualificado nas cidades acima (obrigatória a exibição por sete dias consecutivos com pelo menos uma sessão diária);
  • A exibição na sala de projeção da Academia seria opcional;

A lista completa de regras para a 94ª cerimônia do Oscar serão divulgadas até junho deste ano. Segundo o site Deadline, as qualificações informadas deverão ser estendidas para o prêmio de 2023.

Os nomeados ao Oscar 2022 serão revelados em 8 de fevereiro. O tradicional Almoço dos Indicados, cancelado neste ano por conta da crise sanitária, será retomado e teve a data marcada para 7 de março.

Com a data para o maior prêmio da indústria definida, outras entidades como Bafta, SAG, e outros sindicatos poderão formalizar as datas de suas cerimônias. Tradicionalmente, elas aguardam a definição da Academia para definir o calendário. Apenas o Critics Choice Awards havia confirmado o seu dia (9 de janeiro).

Ainda de acordo com o Deadline, a Academia já sabia há algum tempo, com pandemia ou não, que o prêmio de 2022 teria que ser marcado para o final de março devido à colisão com o Super Bowl, que será realizado em Los Angeles em 6 de fevereiro, e os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, na China, marcado para o período entre 4 a 20 de fevereiro.

Fontes ouvidas pela publicação afirmam que, logisticamente, era impossível, sem o tempo adequado entre as indicações em 8 de fevereiro e a data antiga (27 de fevereiro), realizar a premiação. Cerca de três a quatro semanas são necessárias para a preparação, sem falar na exploração dessas indicações para exibição nos cinemas, algo que os donos das salas e exibidoras sempre pressionam para ocorrer --especialmente com a competição com os serviços de streaming.

O Oscar 2022 está marcada para 27 de março, mais uma vez no Dolby Theatre, em Los Angeles. A transmissão ocorrerá em mais de 200 países, com a rede ABC comandando a exibição nos EUA.

TUDO SOBRE

ABC

Oscar


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.