Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

INDIGNADO

Thammy Miranda denuncia Lumena ao MP por racismo: 'Me senti ofendido'

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM E GLOBOPLAY

Montagem de Thammy Miranda, de chapéu e sem camisa, e Lumena, de braços cruzados, no BBB21

Thammy Miranda e Lumena Aleluia; vereador denunciou psicóloga ao MP por comentário racista no BBB21

RICARDO MAGATTI

ricardo@noticiasdatv.com

Publicado em 18/2/2021 - 18h27

Incomodado com comentários de Lumena Aleluia sobre Carla Diaz no BBB21, Thammy Miranda enviou um ofício ao MP-RJ (Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro). O vereador de São Paulo pelo PL interpôs a representação contra a psicóloga por uma declaração a respeito da cor da atriz no confinamento, que ele considerou racista.

"Ontem mesmo [quarta-feira] já enviei um ofício ao MP. Não é só o Thammy político que adotou essa medida, e sim o cidadão. Mais do que ofendido, eu me senti no dever de chamar atenção pra isso. Se a Carla Dias tivesse falado 'negritude de merda', ela sairia presa do BBB21", explicou ele ao Notícias da TV.

"E a mesma responsabilidade que devemos ter com negros, devemos ter com brancos! Porque não é sobre cor, é sobre ser humano", completou o filho de Gretchen, que, mais cedo, disse nas redes sociais que estava cogitando processar a participante do reality, mas desistiu da ação.

A reportagem teve acesso à denúncia enviada ao MP-RJ. No documento, Thammy argumenta que não se trata de um caso de racismo reverso, mas de "perigoso incitamento a comportamentos agressivos e humilhantes em relação a pessoas de raças diferentes. De incitamento à prática de atos de convulsão social, pois aos racistas tal frase dá munição para se auto-justificarem".

O político também considera que Lumena trouxe "para o interior de um programa televisivo com repercussão nacional todo o desrespeito, desinformação e agressividade que têm sido objeto de preocupação nas redes sociais".

'Cagada na branquitude'

Nesta quinta (18), via ferramenta Stories do Instagram, o pai de Bento já havia disparado críticas ao comportamento de Lumena no reality da Globo ao lembrar uma fala da baiana em conversa recente com Karol Conká e Nego Di sobre a ex-Chiquititas.

"Ela [Lumena] falou 'essa branquitude de merda' [ao se referir à atriz], se fosse a Carla Diaz falando 'essa negritude de merda', ela sairia presa do BBB. A Lumena, não satisfeita em ter um ato de racismo, continuou fazendo pressão psicológica, ela pegou a menina para cristo", afirmou.

No bate-papo na casa, a sister disse também que a artista é "cagada na branquitude". Em outra conversa, ela chamou Carla Diaz de "sem melanina", "desbotada" e "olho de boneca assassina", o que motivou o deputado estadual Anderson Moraes (PSL-RJ) a apresentar uma notícia-crime na Delegacia de Combate a Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) na semana passada.

"Ela está utilizando as técnicas que aprendeu na faculdade dela de psicologia para desestabilizar outras pessoas. Ela é um lixo de ser humano, é surreal o que ela está fazendo. Eu nunca conheci na minha vida um ser humano tão podre. O que ela está fazendo com o próximo está me atingindo, e eu não vou ficar sem fazer nada", acrescentou Thammy.

Veja o vídeo gravado por Thammy Miranda:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.