Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

'RACISMO REVERSO'?

Deputado estadual apresenta notícia-crime contra Lumena por racismo no BBB21

Reprodução/TV Globo

Carla Diaz (de costas) e Lumena Aleluia discutem na cozinha do BBB21

Carla Diaz e Lumena Aleluia discutem no BBB21; psicóloga criticou a atriz no reality

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 10/2/2021 - 11h29

O deputado estadual Anderson Moraes (PSL-RJ) apresentou uma notícia-crime contra Lumena Aleluia na Delegacia de Combate a Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) na manhã desta terça-feira (9). A intenção do político foi sugerir a abertura de um inquérito para apurar a prática de racismo da psicóloga contra Carla Diaz no BBB21.

Aliado do presidente Jair Bolsonaro, Moraes publicou um vídeo do momento em que estava em frente à delegacia alegando que a baiana, que é negra, foi racista com a atriz, que é branca, no último sábado (6), após a ex-Chiquititas ganhar a prova do anjo.

"Um caso claro de racismo de duas jovens negras contra pessoas brancas.
Pedimos para a Decradi apurar os fatos e se manifestar pela expulsão dela do programa. Se fosse o contrário, o que seria igualmente crime, já teriam se mobilizado para combater o racismo", disse ele.

Anderson Moraes em frente à delegacia (Reprodução/Instagram Stories)

Na ocasião, a DJ chamou a artista de "sem melanina", "desbotada" e "olho de boneca assassina", durante conversa com Karol Conká, que também é negra.

O parlamentar considerou a fala pejorativa e uma ofensiva generalizada à raça branca. Ele ainda pediu a expulsão de Lumena do reality show da Globo.

Veja o vídeo abaixo:

Racismo reverso?

Vale destacar que a atitude de Anderson Moraes confirma a suposição de uma parcela da população que acredita na existência de racismo reverso --quando negros praticam agressões ou ofensas a brancos por conta da cor da pele.

Apesar de a definição de racismo existir e se encaixar em diversas situações para todas as etnias, no Brasil, o termo ganha um contexto diferente devido ao período da escravidão (1550-1888).

A palavra "racismo" remete a uma parte da população que sofreu exploração de trabalho, moradia e perseguição cultural sob a justificativa da raça negra. Com isso, a definição do termo se torna uma agressão advinda de uma questão estrutural. A palavra "raça", aliás, começou a ser usada para justificar o domínio que já era imposto a outras populações de forma violenta.

Confira a publicação do deputado: 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.