'RACISMO REVERSO'?
Reprodução/TV Globo
Carla Diaz e Lumena Aleluia discutem no BBB21; psicóloga criticou a atriz no reality
O deputado estadual Anderson Moraes (PSL-RJ) apresentou uma notícia-crime contra Lumena Aleluia na Delegacia de Combate a Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) na manhã desta terça-feira (9). A intenção do político foi sugerir a abertura de um inquérito para apurar a prática de racismo da psicóloga contra Carla Diaz no BBB21.
Aliado do presidente Jair Bolsonaro, Moraes publicou um vídeo do momento em que estava em frente à delegacia alegando que a baiana, que é negra, foi racista com a atriz, que é branca, no último sábado (6), após a ex-Chiquititas ganhar a prova do anjo.
"Um caso claro de racismo de duas jovens negras contra pessoas brancas.
Pedimos para a Decradi apurar os fatos e se manifestar pela expulsão dela do programa. Se fosse o contrário, o que seria igualmente crime, já teriam se mobilizado para combater o racismo", disse ele.
Na ocasião, a DJ chamou a artista de "sem melanina", "desbotada" e "olho de boneca assassina", durante conversa com Karol Conká, que também é negra.
O parlamentar considerou a fala pejorativa e uma ofensiva generalizada à raça branca. Ele ainda pediu a expulsão de Lumena do reality show da Globo.
Veja o vídeo abaixo:
Lumena critica tom da pele e olhos claros de Carla Diaz. "Sem melanina, desbotada" e "olhos estranhos, de boneca assassina". Isso pode, Brasil! pic.twitter.com/qyE54gXHnA
— diz aí, mermã (@marciagaby) February 7, 2021
Vale destacar que a atitude de Anderson Moraes confirma a suposição de uma parcela da população que acredita na existência de racismo reverso --quando negros praticam agressões ou ofensas a brancos por conta da cor da pele.
Apesar de a definição de racismo existir e se encaixar em diversas situações para todas as etnias, no Brasil, o termo ganha um contexto diferente devido ao período da escravidão (1550-1888).
A palavra "racismo" remete a uma parte da população que sofreu exploração de trabalho, moradia e perseguição cultural sob a justificativa da raça negra. Com isso, a definição do termo se torna uma agressão advinda de uma questão estrutural. A palavra "raça", aliás, começou a ser usada para justificar o domínio que já era imposto a outras populações de forma violenta.
Confira a publicação do deputado:
Ver essa foto no Instagram
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.