Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DISCÍPULOS DA COZINHA

Morta há 20 anos, Ofélia abriu a TV para culinaristas: vovó, galã e natureba

Fotos: Divulgação

Bela Gil, Dalton Rangel e Palmirinha Onofre, discípulos de Ofélia Anunciato na televisão - Fotos: Divulgação

Bela Gil, Dalton Rangel e Palmirinha Onofre, discípulos de Ofélia Anunciato na televisão

REDAÇÃO

Publicado em 26/10/2018 - 6h16

Pioneira da comida na TV brasileira, a culinarista Ofélia Anunciato morreu há exatos 20 anos. No mesmo dia, a Band exibia pela última vez a sua clássica Cozinha Maravilhosa. A veterana abriu portas para que outros culinaristas invadissem a televisão, com os mais diversos estilos: da fofura da vovó Palmirinha Onofre à mesa natureba de Bela Gil, passando pelo galã Dalton Rangel e pelo sotaque francês de Claude Troisgros.

Ofélia (1924-1998) foi tão inovadora ao levar receitas para a TV que fez sua estreia antes mesmo de o primeiro programa feminino ir ao ar: ela começou a cozinhar na TV Santos, subestação da TV Paulista (atual Globo), em fevereiro de 1958. Só seis meses depois foi para a Tupi para comandar um quadro no Revista Feminina (1958-1982), pioneiro do gênero, apresentado por Maria Teresa Gregori (1926-2013).

A cozinheira Ofélia Anunciato, pioneira da culinária na televisão (Reprodução/Band)

Ela deixou a Tupi em 1968 e no mesmo ano passou a apresentar Cozinha Maravilhosa da Ofélia, na Band, onde ficou durante os últimos 30 anos de sua vida. Na atração, recebeu diversos chefs de restaurantes famosos e criou o hábito no telespectador de acompanhar receitas pela televisão.

Essa abertura proporcionada pela saudosa Ofélia gerou dezenas de culinaristas televisivos, que se espalharam ainda por reality de competição culinárias.

Confira sete discípulos de Ofélia Anunciato com estilos curiosos: 

reprodução/gnt

Com sotaque carregado e jeito brincalhão, Claude Troisgros faz sucesso no canal pago GNT

Claude Troisgros, o francês divertido
Um dos responsáveis por trazer elementos da Nouvelle Cuisine francesa ao Brasil, Claude Troisgros faz sucesso no GNT com pratos nos quais mistura ingredientes de seu país de origem com outros tipicamente brasileiros, como a feijoada vegetariana. O sotaque do chef é tão carregado que virou até brincadeira no canal pago _afinal, a atração que ele comanda leva o nome Que Marravilha!

reprodução/fica vai ter bolo

Palmirinha Onofre conquistou uma nova geração de fãs após suas gafes pararem no CQC

Palmirinha Onofre, a vovó fofa
Depois de um passado dramático, em que sofreu agressões do marido durante 20 anos, Palmirinha deu a volta por cima ao conseguir espaço na TV. Dona de um estilo simples, com pratos típicos de vovó, e um linguajar cheio de erros, ela conquistou o público jovem ao virar chacota no CQC (2008-2015), que sempre exibia suas gafes no Top Five. No ano que vem, ela estreará no Grupo Globo com um reality no GNT.

divulgação/record

Lançado na TV paga no Homens Gourmet, Dalton Rangel agora esbanja charme na Record

Dalton Rangel, o chef gato
Lançado em 2008 no Super Chef, competição do Mais Você, Dalton Rangel chamou a atenção de Ana Maria Braga por causa de sua beleza. Depois, dividiu a apresentação do Homens Gourmet, no Fox Life, com mais três amigos de boa aparência. Agora, ele é o responsável pela culinária do matinal Hoje em Dia, da Record, ocupando um espaço que já foi de Edu Guedes _outro chef da televisão com jeito de galã.

divulgação/gnt

Filha de Gilberto Gil chama a atenção com receitas bizarras, como o churrasco de melancia

Bela Gil, a natureba
Responsável por receitas pouco apetitosas, como almôndega de casca de banana e o infame churrasco de melancia, Bela Gil leva a sério seu estilo de vida saudável. E ela divide seus pratos naturebas no Bela Cozinha, do GNT. A filha de Gilberto Gil jura que, depois de um início conturbado na TV paga, hoje tem até uma fila de convidados famosos que querem estar em seu programa.

reprodução/gazeta

Vencedor do primeiro Cozinha Sob Pressão, do SBT, Arthur Sauer hoje bate ponto na Gazeta

Arthur Sauer, o nerd de carteirinha
O ruivo ganhou destaque na primeira temporada do Cozinha Sob Pressão, do SBT, em 2014. Depois, virou culinarista da Gazeta, com participações em programas como Mulheres e Todo Seu. Mas o chef também é nerd de carteirinha: ele coleciona brinquedos e histórias em quadrinhos, e levou esses elementos da cultura pop para uma hamburgueria de São Paulo com temática geek e cujo menu ele assina.

divulgação/gnt

A nutricionista Gabriela Kapim ajuda crianças a mudarem seus hábitos alimentares na TV

Gabriela Kapim, a mãezona saudável
Mudar hábitos alimentares de um adulto pode ser uma tarefa difícil. Mas a nutricionista Gabriela Kapim aproveita seu espaço na TV para cortar o mal pela raiz: ela "ataca" diretamente no cardápio das crianças, ensinando receitas saudáveis (e gostosas) nos programas Socorro! Meu Filho Come Mal e Cozinha Colorida da Kapim. É a mãezona que todo pequeno gostaria de ter!

divulgação/gnt

Depois de fazer mágica na cozinha no Fantástico, Felipe Bronze comandará reality na Record

Felipe Bronze, o ilusionista
Contratado pela Record para apresentar a versão brasileira do reality Top Chef, Felipe Bronze chamou a atenção na TV no quadro O Mago da Cozinha, do Fantástico (Globo). Na atração dominical, ele fazia verdadeiros truques de ilusionismo com a comida, usando conceitos da culinária molecular para criar pratos com um diferencial mágico, como brigadeiros que explodem na boca. Um show de chef!

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.