Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NOTICIÁRIO AO VIVO

Globo, Record e Band investem em jornalismo; SBT e RedeTV! param no tempo

REPRODUÇÃO/TV GLOBO/BAND/REDETV!

Os âncoras Maju Coutinho (Globo), Rafael Colombo (Band) e Boris Casoy (RedeTV!)

Maju Coutinho (Globo), Rafael Colombo (Band) e Boris Casoy (RedeTV!); momentos diferentes nas emissoras

VINÍCIUS ANDRADE

Publicado em 12/9/2019 - 4h59

Enquanto Globo, Record e Band se mexem para conquistar um público interessado em informações ao vivo e reforçam seus telejornais, com mudanças em cenários e aposta em novos âncoras, SBT e RedeTV! dão sinais de que pararam no tempo e estão acomodadas com seus respectivos noticiários. A morosidade da emissora de Silvio Santos até tem motivo: satisfação.

O SBT Brasil é o telejornal "de bancada" (sem contar os policialescos) mais visto fora da Globo, com média de 7,6 pontos na última semana. A atração apresentada por Carlos Nascimento e Rachel Sheherazade estreou novo cenário e pacote gráfico há pouco tempo, em abril.

Além dos 45 minutos diários do SBT Brasil, outras seis horas e 30 minutos da programação são dedicadas ao noticiário ao vivo, com uma maratona de Primeiro Impacto, que começa às 4h e acaba só às 10h30. O policialesco dividido por Dudu Camargo e Marcão do Povo ficou mais longo em junho, quando Analice Nicolau e Karyn Bravo foram demitidas e o SBT Notícias foi encerrado.

Na RedeTV!, a situação é bem pior. O jornalismo da emissora só entra no ar pra valer às 19h25, quando começa o RedeTV! News; antes disso, há apenas o boletim 90 Segundos, às 9h30, e uma rápida inserção ao vivo dentro do A Tarde É Sua.

Em sua primeira meia hora, o telejornal ancorado por Boris Casoy e Amanda Klein sofre para vencer até mesmo o Jornal da Gazeta na Grande São Paulo. Dificilmente a média passa de 1 ponto. Apesar do desempenho ruim, não há mudanças significativas. O cenário é o mesmo desde 2009, apenas com a inserção de um telão e um letreiro de LED na Redação em 2016. O pacote gráfico foi alterado em 2018.

Fora o News, a RedeTV! tem mais meia hora de notícias ao vivo, com o Leitura Dinâmica no início da madrugada. E só.

Na contramão da concorrente, a Band tem apostado em jornalismo para reforçar a sua programação. Às 5h, vai ao ar o Café com Jornal, seguido pelo Bora SP (que estreou em agosto para a Grande São Paulo) e pelo Aqui na Band, um programa de variedades que também aposta em notícias ao vivo. O boletim #Informei entra na grade em edições pela manhã e à tarde.

Na faixa vespertina e noturna, além dos já consolidados Brasil Urgente, Jornal da Band e Jornal da Noite, a emissora estreou o Band Notícias na última segunda (9). Exibido das 22h às 22h45, o jornalístico comandado por Rafael Colombo e Cynthia Martins tem a missão de levantar o ibope da linha de shows pós-igreja.

No último mês, a Record fez movimentos para aumentar ainda mais a sua cobertura noticiosa, que já ocupa quase 14 horas da grade. Na tentativa de não perder tão feio para SBT e Globo, que começam seus noticiários às 4h, a TV de Edir Macedo passou a entrar ao vivo uma hora mais cedo desde agosto, quando o Balanço Geral Manhã mudou seu início das 6h para às 5h.

Nesta semana, também estreou o novo Jornal da Record, com um cenário completamente reformulado e aposta maior no ao vivo. A grade ainda foi reforçada com quatro edições do JR 24H, que são exibidas ao longo da programação com a apresentação de Janine Borba e Sérgio Aguiar, ex-Globo News.

No Jornalismo da Globo, as mudanças também são intensas. Mas, fora o novo cenário do Bom Dia Brasil, a maioria das alterações recentes aconteceram por motivos de força maior.

Foram os casos do pedido de demissão de Dony De Nuccio e a saída de Monalisa Perrone para a CNN Brasil. Sem seus âncoras titulares, a emissora promoveu Maju Coutinho para a bancada do Jornal Hoje, que ela ocupará sozinha a partir deste mês (Sandra Annenberg será deslocada para o Globo Repórter) e Roberto Kovalick já está no comando do Hora 1. O Jornal Hoje esá sendo reformulado.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.