Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

REPRESÁLIA

Silvio Santos castiga Sheherazade após confusão com carcereiros

REPRODUÇÃO/SBT

Rachel Sheherazade nessa quarta (7) no SBT Brasil; jornalista foi suspensa e ficará fora das edições de sexta - REPRODUÇÃO/SBT

Rachel Sheherazade nessa quarta (7) no SBT Brasil; jornalista foi suspensa e ficará fora das edições de sexta

DANIEL CASTRO e GABRIEL PERLINE

Publicado em 9/8/2019 - 0h01
Atualizado em 9/8/2019 - 19h45

Rachel Sheherazade tomou um castigo de Silvio Santos. Ela deixará de apresentar as edições de sexta-feira do SBT Brasil. Hoje (9), o telejornal foi comandado por Solange Boulos. A punição de Rachel foi motivada pelas reclamações que o dono da emissora tem recebido sobre as opiniões políticas que a jornalista emite nas redes sociais, sobretudo em seu canal do YouTube, onde faz críticas ao presidente Jair Bolsonaro.

Na segunda-feira (5), representantes do Sifuspesp (Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo) estiveram no SBT para reclamar de um vídeo intitulado Monstros contra Monstros, no qual Rachel falou sobre o massacre no presídio de Altamira, no interior do Pará, que resultou em 57 mortos, 16 por decapitação. Ela chamou os carcereiros de "monstros".

Irritados com o discurso da jornalista em seu canal no YouTube, eles exigiram que a emissora emitisse um comunicado oficial dizendo que não compactua com as opiniões expressadas por Sheherazade. O pedido de posicionamento não foi atendido, mas Silvio Santos assistiu ao tal vídeo e decidiu castigar a jornalista.

Na carta, o Sifuspesp diz que a jornalista "perdeu completamente a linha e a razão ao atacar os agentes penitenciários" e informou que acionou seu departamento jurídico para abrir uma ação contra a jornalista.

"Primeiro por desrespeitar os agentes penitenciários do Estado de São Paulo e de todo o país ao generalizar a atuação de alguns como se representassem o todo", diz a carta.

"Em segundo lugar, ao generalizar o caso para desferir críticas aos agentes penitenciários, a jornalista Rachel Sheherazade deixou de lado tanto o respeito à categoria, como esqueceu o profissionalismo e um dever básico de todo jornalista: a checagem de informação."

A causa da discórdia

No vídeo publicado em 30 de julho, Sheherazade fez duras críticas ao presidente Jair Bolsonaro e, principalmente, ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, a quem atribuiu a responsabilidade pelo massacre em Altamira. A jornalista diz que o magistrado estava mais preocupado com o caso do vazamento de suas mensagens em aplicativos do que com a segurança dos que estão sob sua tutela.

"O Estado brasileiro também é culpado quando deixa de intervir na criminalidade que acontece dentro dos presídios. Todo mundo sabe. Armas e drogas circulam livremente nas cadeias sob o nariz, sob o olhar do Estado. E com a conivência dos agentes prisionais. As rebeliões, elas são sequer investigadas. Os agentes públicos sequer são punidos. Todo mundo sabe. Cadeias são um antro de criminosos, e criminosos dos dois lados das celas, se é que vocês me entendem", disse ela.

A ida dos sindicalistas ao SBT irritou profundamente Silvio Santos, que tem se mostrado favorável à gestão de Jair Bolsonaro e vem recebendo tanto o presidente quanto seus filhos em seus programas. Ele mandou avisar a jornalista de sua suspensão e o motivo de perder espaço no principal telejornal da casa.

Chateada, Rachel Sheherazade optou por desativar seu perfil no Twitter e trancar seu Instagram. O canal no YouTube, no entanto, segue ativo. "Caros amigos, por motivo de força maior, desativei, temporariamente, a minha conta no Twitter. Muito amor a todos vocês", avisou ela no Facebook.

A reportagem procurou a jornalista para comentar sua suspensão, mas ela não atendeu às tentativas de contato. O SBT confirmou a ausência de Sheherazade nas edições de sexta-feira e disse que a decisão se deu "por questões estratégicas".

Assista ao vídeo que motivou a suspensão de Rachel Sheherazade do SBT Brasil:

Mais problemas

Rachel Sheherazade foi alvo de ataques do empresário Luciano Hang, patrocinador de diversos programas do SBT, que pediu para Silvio Santos demitir a jornalista por se posicionar contra o governo de Bolsonaro. Na ocasião, ele comemorou a demissão das jornalistas Karyn Bravo e Analice Nicolau, e disse que o dono da emissora deveria promover outros cortes.

"O jornalismo da grande mídia esta todo contaminado com ideologias comunistas que destróem o nosso Brasil. Parabéns Silvio Santos. Somos fruto do que plantamos no passado. O povo quer mudanças. Ainda falta mais gente para você demetir [sic]. Raquel [sic] é uma delas", escreveu o empresário no Twitter.

A apresentadora do SBT Brasil recebeu o apoio de Silvio Santos e prometeu processar Hang por tentar chantagear seu patrão.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.