Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

RETOMADA EM 2022?

Em crise, SBT se mexe para encostar na Record e fugir de briga contra a Band

DIVULGAÇÃO/SBT

Patricia Abravanel sorri enquanto observa Silvio Santos; os dois estão no centro do auditório do Programa Silvio Santos

Patricia Abravanel e Silvio Santos: SBT foi a emissora que mais perdeu força durante a pandemia

VINÍCIUS ANDRADE

vinicius@noticiasdatv.com

Publicado em 9/1/2022 - 7h00

O SBT tem missões difíceis em 2022: voltar a disputar com a Record a vice-liderança de forma competitiva ao longo do dia, algo que deixou de acontecer durante a pandemia, e afastar a chance de ser ameaçado pela Band no confronto pelo terceiro lugar. Para isso, a emissora de Silvio Santos tenta se mexer e lança uma grade reformulada nesta segunda-feira (10).

A principal novidade é o SBT Notícias, que será exibido das 12h às 14h15 na Grande São Paulo. O novo telejornal vai bater de frente contra o Balanço Geral e o horário de jornalísticos da Globo, além de ocupar a mesma faixa de programas esportivos da Band.

Sem a tradição de um noticioso na "hora do almoço", a emissora de Silvio Santos tende a sofrer para conquistar audiência nessa faixa. E a dúvida que sempre paira na empresa é: haverá paciência para fazer a atração jornalística vingar ou tudo pode ser desfeito ainda no primeiro mês?

No ano passado, o SBT colocou uma reprise vespertina do Primeiro Impacto, mas o ibope despencou, e a ideia rapidamente foi cancelada. O âncora oficial do SBT Notícias será Darlisson Dutra, que estava no matinal com Marcão do Povo e Dudu Camargo --no entanto, ele testou positivo para a Covid-19 e deve ser substituído já na estreia.

O Vem Pra Cá será o maior prejudicado, pois deixará de ir ao ar das 9h30 às 11h para ter apenas meia hora de duração: das 16h30 às 17h. O Bom Dia & Cia, que estreia um novo pacote de desenhos, conforme o Notícias da TV havia antecipado, passará a ser uma atração exclusivamente matinal em pleno mês de férias escolares e irá ao ar entre 9h30 e 12h.

A partir desta segunda, a atração infantil terá episódios de O Show de Tom & Jerry, Bakugan, Três Espiãs Demais (2001-2014), Os Jovens Titãs em Ação! e Velozes e Furiosos: Espiões do Asfalto (2019) como destaques.

Na nova programação, Casos de Família, Roda a Roda, Fofocalizando e as novelas da tarde vão continuar indo ao ar no mesmo horário. Veja abaixo como fica a grade:

  • 4h - Primeiro Impacto
  • 9h30 - Bom Dia & Cia
  • 12h - SBT Notícias
  • 14h15 - Casos de Família
  • 15h15 - Roda a Roda Jequiti
  • 15h45 - Fofocalizando
  • 16h30 - Vem Pra Cá
  • 17h - Novelas da Tarde

Crise de audiência

As mudanças começaram já no sábado (8), dia em que o SBT registra os seus piores índices de média-dia (das 7h à meia-noite). No ano passado, a emissora chegou a marcar apenas 3,1 pontos de ibope diário e era comum ter menos de 4,0 de média nesse dia da semana --como comparação, o pior desempenho da Record em 2021 foi de 4,1 pontos.

Ontem (8), o Sábado Animado mostrou Superbook, She-Ra, Rainbow High e teve exibição especial da animação Sing, Quem Canta Seus Males Espanta (2016) --a continuação do filme foi lançada nos cinemas na quinta-feira (6). Além disso, as séries vespertinas passaram a ser iCarly (2007-2012), Brilhante Victória (2010-2013) e Henry Danger (2014-2020).

O domingo, dia em que o SBT costuma registrar ibope diário na casa dos 6,0 pontos, permanecerá intacto. O Domingo Legal e Eliana, além de transformarem a Record em freguesa, ainda chegam a incomodar a Globo.

Nos dias úteis, sem grandes novidades na programação diária fora dos direitos esportivos nos últimos dois anos, a emissora de Silvio Santos viu a Record se afastar na guerra por audiência e perdeu o protagonismo em diferentes horários, inclusive o mais importante deles: o nobre.

Gênesis e A Fazenda 13 não deram chances para as reprises de novelas e o Programa do Ratinho, o que criou um abismo na disputa. Agora, com a Record sem trama inédita nem reality, o SBT voltou a crescer e a incomodar a rival. O desequilíbrio na média-dia ainda acontece, sobretudo, pela vantagem da emissora de Edir Macedo na faixa vespertina e de início de noite.

Nos seis primeiros dias de 2022, a empresa de Silvio Santos registrou 4,7 pontos de ibope diário, contra 5,6 da vice-líder. Primeira colocada, a Globo tem 12,9 de média-dia.

A partir do próximo dia 17, a Band passará a ter o programa de Fausto Silva para deixar a concorrência ainda acirrada. A guerra pela audiência promete.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.