Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FRANCISCO ZEA

Datena mexicano entrega que jornalismo mundo cão o deixou esperto nas ruas

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Francisco Zea comanda o Flagrantes: Câmeras de Segurança, no A&E

Francisco Zea comanda o Flagrantes: Câmeras de Segurança; Datena mexicano chega à TV paga do Brasil

ELBA KRISS

elba@noticiasdatv.com

Publicado em 19/5/2021 - 6h55

"Me dê imagens, me dê imagens!" O mexicano Francisco Zea, apresentador de Flagrantes: Câmeras de Segurança, do A&E, bem que poderia usar o bordão de seu colega brasileiro, José Luiz Datena, em seu programa na TV paga. Na atração, o jornalista repercute o mundo cão das ruas com capturas surpreendentes de criminosos. A série original do canal está em sua segunda temporada e, após tanta violência, ele admite que aprendeu a ficar mais esperto nas ruas.

"Além de reconhecer suspeitos, quando estou em um lugar que não tenho muita confiança, começo a procurar as câmeras de segurança porque sei que se acontecer algo, estarei mais seguro e em uma situação mais fácil de resolver", admite o comunicador de 50 anos ao Notícias da TV.

Se Datena conta com um helicóptero para seu Brasil Urgente, Paco Zea, como é conhecido, tem a alta tecnologia do sistema de vigilância e segurança das autoridades mexicanas ao seu dispor 24 horas por dia. E, justamente, o que ele mais tem são imagens. Afinal, são milhares de câmeras espalhadas pelas ruas --sem contar os drones. Tudo para combater o crime.

Com essa parceria, o programa conseguiu reunir perseguições ousadas e extraordinárias registradas em áreas metropolitanas do México. As gravações aconteceram em 2020 durante a pandemia e se estenderam até o início deste ano em pontos como Guadalajara e Cidade do México.

Datena: apresentador e câmera debaixo de chuva no Brasil Urgente (Foto: Reprodução/Band)

Para Carmen Larios, vice-presidente sênior de conteúdo A&E & Lifetime, a produção foi aprovada pelo público porque a "audiência quer se sentir refletida" em casos como esses. Para Zea, a eterna luta do bem contra o mal é o mote de Flagrantes: Câmeras de Segurança.

"Afinal, são capturas bem-sucedidas. Não como uma vingança, mas é a satisfação do próprio cidadão quando vê a prisão de um delinquente, que está ali violando a lei impunemente", explica o apresentador.

"Esse formato é algo que não se viu ainda. É inovador, pois as autoridades nos deram acesso ao centro de monitoramento deles e aos vídeos que captam. Elas nos deram a possibilidade de estar em tempo real com os policiais. Acho que é a primeira forma de cooperação de um meio de comunicação com a polícia e com os centros de controle", completa ele.

Roubos a comércios, tentativas de furtos de automóveis, fugas a toda velocidade, acidentes de trânsito e o trabalho do serviço de emergência e da linha de denúncias anônimas forneceram histórias espetaculares para a série. Tudo isso traz um ensinamento pessoal para Zea, e ele espera que isso se estenda aos telespectadores do A&E.

"Vendo os vídeos, você se dá conta dos padrões de conduta dos bandidos. Você percebe quando um carro está estacionado em um lugar que não deveria estar. Percebe as pessoas também, como um indivíduo dando voltas e mais voltas no mesmo lugar. Então, nós nos tornamos mais conscientes desse tipo de coisa", analisa.

Criminosos de São Paulo na mira

No México, as autoridades possuem softwares de última geração que ajudam no reconhecimento de placas e de rostos ali no momento da ação. No programa da TV paga, sequências com desfechos positivos --ou seja, a detenção dos meliantes-- são o deleite da audiência. Mas o apresentador frisa que por trás disso há algo crucial.

"Queremos criar a consciência de que devemos denunciar. Como cidadãos, temos que fazer isso porque temos outras ferramentas. Quando você denuncia, a captura dos marginais pode ser exitosa", finaliza.

A boa repercussão da atração fez com que o A&E começasse a pensar em levar Flagrantes: Câmeras de Segurança para outros territórios. Buenos Aires, Bogotá e São Paulo estão na mira do canal. Juana Maria Torres, diretora de produção original do A&E América Latina, entrega que esse será o próximo passo.

"Estamos analisando vários países da América Latina para replicar esse formato. Ainda é uma surpresa, mas sim, estamos pensando em outros países", adianta.

A criminalidade que se cuide. Flagrantes: Câmeras de Segurança é exibido às quartas-feiras, no A&E, sempre a partir das 21h35.

Veja vídeos de Flagrantes: Câmeras de Segurança:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.